N

Neste blog por vezes escreve-se segundo a nova ortografia, outras vezes nem por isso.


terça-feira, 14 de agosto de 2012

QUEM TEM MEDO DA INFORMAÇÃO?

Sou do tempo em que os relatórios e contas do Sport Lisboa e Benfica, antes da parte sobre as contas propriamente ditas, traziam um resumo extensivo da actividade do clube. Antes da internet, esse resumo era de uma utilidade extrema.   
Escolhendo aleatoriamente um relatório do início dos anos 90, o que vemos? Iniciam com uma descrição pormenorizada das Instalações do clube – Estádio, balneários, departamento médico, instalações das comissões (secções), instalações administrativas, pavilhões, ginásios, etc. São três páginas cheias. Sem fotos.

A seguir a lista de filiações do clube (em Associações e Federações), as Filiais, Delegações e Casas do Benfica, lista das entidades e sócios galardoados (águias de ouro, prata e bronze, sócios beneméritos, honorários e de mérito, sócios distinguidos com anel de platina, emblema de ouro e emblema de prata), a lista dos órgãos sociais, a actividade interna (reuniões de AG, plenários dos órgãos sociais e reuniões de direcção), comissões especiais e constituição dos departamentos do clube. E assim se foram as primeiras 21 páginas.

Na página 22 temos a honra de conhecer os sócios do clube investidos em cargos de organismos nacionais da hierarquia desportiva (Associações e Federações). Vejam bem a utilidade desta informação. Nas páginas seguintes vemos o movimento associativo (número de sócios activos por categoria) e muito importante, a lista dos principais eventos do ano apresentados de forma cronológica, dia a dia, mês a mês. Assim termina a primeira parte.

Na 2ª parte é apresentado um relatório da direcção sobre toda a actividade do clube – administrativa, social, desportiva e cultural. A financeira fica de fora porque vem só na 7ª parte.

Na 3ª parte temos tudo que diz respeito ao futebol - quadro de jogadores, técnicos, médicos, pessoal de apoio, actividades das equipas (seniores e de formação), todos os resultados, jogadores campeões, jogadores seleccionados, etc.   

A 4ª parte é dedicada às modalidades, com o mesmo pormenor que a 3ª em relação ao futebol. A 5ª parte é dedicada ao departamento médico e a 6ª à secretaria. São um total de 67 páginas antes da parte financeira.

Obviamente que quase 20 anos depois a estrutura de tinha de ser diferente. Mas com a tecnologia que temos ao nosso serviço ao nível da informação é assim um investimento tão grande apresentar um documento anual desta envergadura?

Pensei nisto depois de andar à procura de uma lista dos títulos e troféus colectivos que o Benfica ganhou esta época. Uma coisa que me parecia simples de encontrar.

E onde encontrei? No site do clube? No relatório e contas? No 345º livro do João Malheiro sobre jogadores do Benfica? Não. No oficioso fórum benfiquista.  

Aqui está ela. Não sei se está completa. Mas é a que existe. Com TV, revista, site e jornal e cada vez mais longe da informação que interessa. E isto não está pior porque temos o Alberto Migueis.

Futebol
Taça da Liga
Campeonato Nacional - Iniciados
Basquetebol
Campeonato Nacional
Trofeu António Pratas
Campeonato Sub-20
Campeonato Sub-18
Campeonato Sub-16
Hoquei em Patins
Campeonato Nacional
Taça Continental europeia
Campeonato - Juniores
Futsal
Campeonato Nacional - masc.
Taça de Portugal - masc.
Supertaça - masc.
Supertaça - fem.
Taça APL - fem.
Voleibol
Supertaça
Taça de Portugal
Atletismo
Campeonato pista coberta - Masculino
Campeonato ar livre - Masculino
Campeonato Sub-23-Pista coberta - Masc.
Campeonato Sub-23-Pista coberta - Fem.
Campeonato Sub-23 - Ar livre -Masc.
Campeonato Juniores - Pista coberta -Masc.
Campeonato Juniores - Pista coberta -Fem.
Campeonato Corta Mato Longo-Juniores masc.
Campeonato Corta Mato Longo-Juvenis masc.
Campeonato Europa C.Mato Longo - Jun.Masc.
Campeonato ar livre fem. Juniores
Campeonato ar livre masc. Juniores
Campeonato ar livre masc. Juvenis
Campeonato ar livre fem. Juvenis
Bilhar
Campeões Nacionais de Pool 1.ª Divisão (femininos)
Campeões Nacionais de Snooker 1.ª Divisão (masculinos)
Campeões Nacionais de Pool Português 2.ª Divisão (masculinos)
Campeões Nacionais de American Pool 1.ª Divisão (masculinos)
Vencedores da Taça de Portugal de Pool (masculinos)
Vencedores da Taça de Portugal de Pool (femininos)
Vencedores da Taça de Portugal de American Pool (masculinos)
Vencedores da Supertaça de Pool (masculinos)
Vencedores da Supertaça de American Pool (masculinos)
Rugby
Taça Portugal Feminina
Supertaça Feminina
JL

Sem comentários:

Enviar um comentário