N

Neste blog por vezes escreve-se segundo a nova ortografia, outras vezes nem por isso.


domingo, 24 de março de 2013

SUPERGA E A HOMENAGEM POR FAZER


Se outros méritos não tivesse (o que na minha modesta opinião de leigo, nem é verdade), o documentário Benfica-4, Torino-3 exibido esta tarde no S. Jorge no âmbito da Festa do Cinema Italiano, teria sempre a virtude de devolver à memória colectiva do Benfiquismo, um assunto que dela não deveria nunca ter saído: falo, evidentemente, da tragédia de Superga, que vitimou toda a famosa equipa do Torino.

Evidentemente que a história do Benfica é riquíssima e felizmente para nós, plena de grandes vitórias, tardes de glória e momentos épicos.
Há, porém, momentos menos felizes que fazem parte da nossa história colectiva e que inexplicavelmente têm sido quase ignorados nas últimas décadas.
A tragédia de Superga é um desses casos: uma pecha grave e que urge reparar urgentemente.
Por respeito à nossa história, ao nosso passado, mas sobretudo pelo dever de honrarmos a memória e o exemplo de um grupo de magníficos campeões que perdeu a vida, na sequência de uma grande tarde de futebol em Lisboa e da fraterna festa de homenagem  que quiseram proporcionar ao grande Francisco Ferreira.

O Benfica tem uma enorme divida de gratidão para com o Torino e para com a memória dos amigos italianos do nosso Chico Ferreira.
Quem acompanha o futebol italiano sabe perfeitamente que o Torino é um dos clubes mais respeitados do calcio.
No dia em que o Benfica se deslocar a Turim para fazer um jogo e homenagear institucionalmente as vitimas da tragédia de Superga, ganhará definitivamente o respeito e o coração de milhares de italianos, aumentando o seu prestigio e reforçando a sua imagem como um dos clubes míticos do futebol europeu.

No entanto, mais importante que tudo, pagará uma divida que se tem arrastado há tempo de mais, honrando definitivamente a memória, o exemplo e a amizade que os campeões granata deixaram em Lisboa, antes de ingloriamente voarem para a morte.   



 RC

3 comentários:

  1. Contado hoje à porta do cinema: A seguir à tragédia o Torino jogou um período com as reservas. Os outros clubes, por respeito, retribuíam. Excepto quando lhes calhou em sorte, num torneio europeu, os nossos vizinhos do Lumiar. Um Clube diferente apresentou a primeira equipa, mas perdeu. Elucidativo.

    ResponderEliminar
  2. Isso é verdade, anónimo?
    Eu sei que o Toro passou a jogar com as reservas e as restantes equipas italianas por respeito fizeram o mesmo.

    Agora essa dos sapos nunca tinha ouvido falar. A ser verdade é mais uma boa história para contar do grande sportém...

    ResponderEliminar
  3. É verdade. Foi na Taça Latina, disputada em Madrid, salvo erro.

    ResponderEliminar