N

Neste blog por vezes escreve-se segundo a nova ortografia, outras vezes nem por isso.


sábado, 18 de maio de 2013

AS NOSSAS MODALIDADES

Mais uma derrota no Ladrão, mais uma derrota com os andrades, mais um campeonato perdido. Desta vez no andebol. É psicológico? O ambiente é um inferno insuperável? Falta-nos convicção? Tudo verdade, mas não só.
Começa com o facto de chegarmos ao Ladrão quase sempre em inferioridade pontual e este facto faz uma enorme diferença. Seja no futebol, no andebol ou no hóquei, as nossas equipas conseguem a proeza de perder o pouco avanço conseguido antes de lá chegar. No caso particular do andebol a seguir a uma difícil, sofrida mas entusiasmante vitoria sobre o Porto em casa, fomos perder com o Aguas-santas e com os lagartos em dois jogos que tivemos praticamente na mão. Foi aqui que o campeonato foi perdido.
Num campeonato que se joga taco a taco a permanente concentração é fundamental. Não deve a haver lugar a descompressões, descontrolos ou brincadeiras. A entrada alucinada do Carlos Martins aos pés do jogador do Estoril, os remates desvairados para a bancada do Cláudio Pedroso, os livres falhados do Cláudio Lopez são a consequência de uma forma de estar colectiva.
Não sei se culpa é da estrutura, da forma aberta como se prepara as competições ou da falta de exigência do corpo directivo para com os profissionais principescamente pagos. Sei que temos jogadores e treinadores que são idolatrados pela Benfica TV sem conseguirem ganhar um único campeonato em várias épocas e isso no Benfica não deve ser aceite.
Obviamente que o ambiente conta e que o nosso pavilhão a maior parte dos jogos parece uma sala de cinema. Mas o que esperar quando os nossos responsáveis têm um politica de horários que é no mínimo incompetente e desleixada? Quando os nossos adeptos sentem-se como num campo de concentração, na sua própria casa, rodeados de seguranças e policia?
Soluções? Fechar modalidades? Voltar para a indigência competitiva do final do século passado? Claro que não. Mas colocar dinheiro em cima dos problemas também não resolve nada.
Para começar as modalidades devem ter um responsável focado na gestão das 5 modalidades de pavilhão, sem distracções. Não um director-geral que ao mesmo tempo é treinador da equipa profissional de basquetebol e nem um vice-presidente que acumula a função com a gestão das casas do Benfica.
Sinceramente acho difícil o Carlos Lisboa, por mais competente que seja, conseguir preparar uma equipa profissional que joga geralmente duas vezes por semana e ao mesmo tempo gerir as outras quatro modalidades, nomeadamente no que diz respeito à relação com os poderes instituídos, ou seja, federações e arbitragem, fundamentais no sucesso final. O mesmo se aplica ao Vice-presidente, não é possível seguir o excelente e importante projecto de expansão das casas e ao mesmo tempo acompanhar cinco equipas profissionais, as da formação e mais as outras duas dezenas de modalidades do clube.
Depois tem de haver um responsável competente pela organização os jogos no pavilhão. Que não encavalite os horários, que os consiga colocar junto aos jogos do futebol e não a acabarem uma ou duas horas antes e que torne agradável uma ida ao pavilhão, transmitindo aos segurança que aquele espaço é dos sócios e que por isso devem ser tratados como VIP que realmente são.
Por fim, não acabando com nenhuma das modalidades de pavilhão, apostar fortemente em apenas três. Perceber que há modalidades que por mais investimento que se faça não se consegue, devido a factores externos ao jogo, o justo retorno em relação ao investimento efectuado. E tenho para mim que o andebol seria uma delas. Talvez durante uns anos apostar apenas na formação.   
Talvez assim se consiga libertar alguns recursos para fazer finalmente o ténis de mesa subir de divisão ou ajudar o râguebi a sair do buraco em que está metido.      
JL

3 comentários:

  1. Concordo em geral com o que dizes.....para se ganhar aos corruptos tem que se ganhar os jogos todos, e não estar dependente da ida ao dragão. Eles em futebol não perdem, em andebol perdem connosco e com scp e no hóquei perderam, mas nós empatamos.Já melhoramos mas temos que ser melhores. Eles metem a parada muito alta.
    Temos que abrir os olhos.
    Acredito que temos condições para o ano sermos melhores. o que eu ouço é que eles têm ordenados em atraso,até fecham secções.

    ResponderEliminar
  2. OS CORRUPTOS INFLISMENTE PARA MIM QUE SOU BENFIQUISTA ELES SÃO MAIS UNIDOS, TEM UMA CLAQUE FORTE E ORGANIZADA QUE CONTA COM APOIS DA DIRECÇÃO CORRUPTA, A CLAQUE CORRUPTA CONSEGUE CRIAR UMA AMBIENTE INFERNAL NO SEU PAVILHÃO COMO SE VIU HOJE, É UM AMBIENTE ASSUTADOR QUE INTIMIDA OS ADVERSÁRIOS MAS ELES SÃO ASSIM NO FUTEBOL E NAS MODALIDADES, NOS BENFICA SO NO FUTEBOL É QUE CRIAMOS UM AMBIENTE ASSUSTADOR AS EQUIPAS ADVERSÁRIAS PORQUE NAS MODALIDADES ETAMOS LONGE DO AMBIENTE DOS CORRUPTOS, OS CORRUPTOS ALEM DE CONSEGUEM ALIAR DOIS PONTOS EM TODAS A MODALIDADES BOAS EQUIPAS E AMBIENTE INFERNAL PRINCIPALMENTE CONTRA O BENFICA SEJA NO FUTEBOL, BASQUETE, HOQUEI E ANDEBOL, OS PAVILHÕES DO BENFICA TEM DE ENCHER E APOIAR AS SUAS MODALIDADES, TEMOS DE CRIAR UM AMBIENTE FORTE DE APOIO AS NOSSAS MODALIDADES E DE ASSUSTADOR AOS NOSSOS ADVERSÁRIOS, A DIRECÇÃO TEM OU DEVIA DE REPENSAR MEDIDAS DE ATRAIR MALTA EM PESO PARA OS PAVILHÕES DO BENFICA PARA APOIAR DA MESMA MANEIRA COMO FAZEM OS CORRUPTOS E NESSE PAPEL AS CLAQUE DO BENFICA DIABOS VERMELHOS E NO NAME BOYS TAMBEM TERIAM UM PAPEL IMPORTANTE, PORQUE O PAVILHÃO DOS CORRUPTOS CONTRA O BENFICA É UM AMBIENTE SUPER INFERNAL.

    ResponderEliminar
  3. É simples: profissionalismo, só para quem merece e justifica o investimento com resultados.
    A equipa de andebol é uma vergonha e não é de agora.
    Olho da rua para a maior parte daquela corja!

    ResponderEliminar