N

Neste blog por vezes escreve-se segundo a nova ortografia, outras vezes nem por isso.


terça-feira, 29 de outubro de 2013

O MELHOR DO MUNDO…DELE



Não existe sustentação racional para que a nacionalidade seja um atributo. Nem tão pouco emocional. Pode até ser natural sentirmos mais familiaridade com um compatriota do que com um esquimó. Todavia, nesta fase de desenvolvimento da humanidade estes acessos cegos de patriotismo são no mínimo desajustados. 

Andar a defender o menino Ronaldo apenas porque é português é algo que me tira do sério. O Jogador do Real Madrid teve o mérito de se tornar um fenómeno mediático. De resto, nunca o vi como adversário à altura de um Messi, mesmo em épocas de grande forma. E compará-lo com outros nomes míticos da história do futebol só se compreende à luz da bebedeira patrioteira que caracteriza a comunicação social portuguesa.   

Comparem a estrutura física de Ronaldo com a de Messi. Aquele meio tostão de gente consegue coisas que o matulão do Ronaldo nem sonha fazer. Digam um jogo que o menino Cristiano tenha resolvido sozinho. A selecção do Bento espera milagrosamente por esse momento. 

Compreendo a aversão de muita gente de dentro do mundo do futebol a este tipo de jogador-estrela. O Mourinho, que quase sempre acerta no que diz, sabe porque afirmou que o verdadeiro Ronaldo é o do Brasil. Em contraste, este Ronaldo não disfarça a obsessão em relação ao Messi. É um eterno infeliz, que fica desorientado se alguém lhe grita ao ouvido “Messi”. 

Olho para este Ronaldo e para o seu mundo cor-de-rosa, de festas foleiras, carros desportivos e irmãs gordas e recordo, por exemplo, o grandíssimo Eusébio da Silva Ferreira, que só no joelho esquerdo, foi operado seis vezes ao menisco. No futebol, como na vida, não há comparação possível. 

JL

2 comentários:

  1. NEM MAIS!!! Subscrevo a 100%. E fica sempre bem recordar o momento da foto - não que eu precise, porque estava lá e lembro-me bem. è por essas e outras que para mim, também, ronaldo é o do Brasil....

    ResponderEliminar
  2. O Ronaldo pode ter tido essa atitude, como a foto mostra, mas o blatter teve mal, ou não?
    O Messi deve ao fisco e é o maior. O Ronaldo é sempre o pior. Quando o Figo não ganhou a bola de ouro em 2000, defenderam-no, mas o massi ganha 4 seguidas, é patrocinado pela a Adidas, não há problema. O que fez em 2010, por exemplo, para ganhar a bola de ouro? Os colegas Iniesta e Xavi mereciam mais, já que ganharam o mesmo que ele no barcelona, e ainda foram campeões mundiais, tal como no ano passado, campeões da Europa!
    O Ronaldo é o melhor, e sou contra ele ter mandado todos para aquele sitio, e doi a muitos esse facto.
    Deixem-se de mesquenhices!

    Obrigado e Saudações!

    Michael Krueger

    ResponderEliminar