N

Neste blog por vezes escreve-se segundo a nova ortografia, outras vezes nem por isso.


sábado, 26 de julho de 2014

O NOSSO MUSEU



O Museu do Benfica faz hoje um ano. Tem os seus defeitos e exageros, mas no conjunto é um excelente museu. Requer tempo e disponibilidade. E se para um apaixonado pelo Benfica chega a ser deslumbrante, para quem pouco se interessa pelo fenómeno do glorioso, o Museu não é de todo desprovido de interesse e vale bem a visita. 

Por estas razões, pela força do clube, pelos milhões de adeptos que o seguem, por Lisboa ser uma das cidades mais visitadas da Europa, é incompreensível que apenas 60 mil almas se tenham disposto a mergulhar em tão impar património, que representa a história da maior criação do seculo XX português. E não só. O Museu ultrapassa em muito o fenómeno Benfica. 

Talvez os bilhetes sejam demasiado caros para os nossos hábitos. No entanto, estão em linha com o que se pratica por essa Europa fora e, por aquilo que proporcionam, são valores mais que justos. O português não se importa em gastar dez ou quinze euros numas imperais ou num gin tónico num bar da moda, mas para passar uma tarde a enriquecer-se com a história do maior clube do Mundo já acha caro. 

Talvez a promoção tenham sido mal feita. O Benfica e as suas actividades surgem a maior parte das vezes entrincheiradas na BTV. O Benfica tem de dominar outros meios. Aparecer. Promover reportagens junto dos diários desportivos, sempre ávidos de assuntos do Benfica. Os festivais de música são caríssimos e estão sempre esgotados. O departamento de marketing do Benfica alterna o brilhantismo com a ineficácia. 

Um conselho. Guardem umas horas. Pelo menos três. Levem a família e amigos. Visitem o Museu do Benfica. Não se vão arrepender. 



JL

1 comentário:

  1. Essa é também a minha opinião... Opinei sobre o tema num outro espaço e caíu-me logo a carneirada em cima!
    Há gente que está contente com tudo! Basta ser "obra" do Rei Sol e logo a canzoada se atiça!
    Acho poucas visitas, atendendo que o clube tem 200.000 sócios que justificariam maior mobilização. Não é mau, mas entende que poderia ser melhor!
    É certo que a média é superior aos museus de Lisboa e do país. Mas não podemos comparar um museu cultural que infelizmente só interessam a alguns, com um museu clubistico que aparentemente interessa aos seus adeptos.

    ResponderEliminar