N

Neste blog por vezes escreve-se segundo a nova ortografia, outras vezes nem por isso.


domingo, 3 de agosto de 2014

POUCAS E SOLTAS À VOLTA DO EMIRATES


Os jogos de pré-época valem o que valem e seguramente menos pelos resultados em si do que pelas indicações que vão deixando.
Pessoalmente prefiro defrontar boas equipas, mesmo que em estádios mais adiantados de preparação: nunca consegui perceber qual a utilidade de andar a distribuir goleadas a equipas semi-profissionais ou mesmo amadoras.

A pré-época terminou e não deixa saudades.
Deixa, porém, muitas questões e motivos para reflexão.
Algo bem diferente, todavia, do enterro antecipado que algumas carpideiras dentro e fora do universo benfiquista se apressam a fazer a este Benfica versão 2014-2015.
É assim o oito-oitentismo da nação benfiquista: bem mais lesto a encher o Marquês na hora da glória do que a saber esperar e apoiar a equipa quando tudo parece correr mal.

Correu particularmente mal este Torneio Emirates.
Acima de tudo, considero lamentável que um clube como o Benfica desbarate o seu prestígio internacional, não preparando convenientemente a presença num torneio tão importante e com tanta visibilidade global.
O prestigio europeu do Benfica foi construído e alicerçado durante décadas; não é exagero semântico dizer que custou sangue, suor e lágrimas a muitas gerações de heróis de camisola vermelha.
Desbaratá-lo por simples incúria, desleixo ou falta de profissionalismo é lamentável e não falo, obviamente, de Jorge Jesus nem dos jogadores.
Jesus assumiu o seu papel, carregando a sua cruz e dando a cara, mal ou bem.
Quanto aos jogadores deram o que foi possível mas claramente uns não puderam mais e outros não sabem mais.

Artur tornou-se um problema irresolúvel.
Os dois frangos são apenas a evidência que Artur não tem já condições para ser guarda-redes do Benfica e ponto final parágrafo.
A julgar pelo que vamos lendo é problema para estar resolvido lá para o início da época de 2018-2019.

Há por aí uns líricos que atingidos por um síndroma de lagartice aguda, acham que a formação é a solução miraculosa de todos os problemas do futebol do Benfica.
A estes respondo: João Cancelo.
Se tivesse 2 neurónios talvez pudesse tornar-se um bom lateral direitoões de hercustou a muitas geraçasi construnum tornio tio internacional, nalodos os ; assim não passa de um equívoco que frequentemente põe a equipa em sarilhos.
Ou por correrias e incursões ofensivas sem pés nem cabeça ou por fazer bonitos em zonas defensivas e invariavelmente perder a bola.
Uma barata tonta, em suma, que prova que por ali, pode Maxi Pereira estar tranquilo.

Djavan e Luís Filipe: quem explica estes negócios e o porquê destas contratações?

Nelson Oliveira: uma vez mais, parece carta fora do baralho.
Para alguns indignados será um crime de lesa futebol.
Para mim é tão-somente um caso de ego inflacionado, não deixando, porém de ser uma pena.
E um desperdício.

Jara: Jesus pode trabalha-lo técnica e tacticamente, é verdade, mas não pode dar-lhe um bem precioso: a inteligência.
Custou 5 milhões e não se vislumbra retorno. Desportivo ou financeiro.


Enfim, daqui a uma semana começa a época oficial.
Temos, portanto, uma semana para assegurar a continuidade de Enzo e Gaitán, encontrar um guarda-redes que dê tranquilidade e confiança à equipa e comprar 2 ou 3 jogadores de classe e potencial indiscutíveis.
Vieira vai tranquilizar a nação benfiquista e vamos começar a nova época como terminamos a última: a ganhar.
Será demasiado complicado?

RC 


6 comentários:

  1. Mas não seria tudo isto evitável?
    Podemos até vir a ganhar tudo mas isto não pode passar em claro..fica uma sensação de amadorismo total na nossa estrutura de futebol.. Entre contratações falhadas,contratações desnecessárias..e ausência de valores indiscutíveis fica a sensação que andamos a brincar aos treinos de captações.
    25 mil na Eusebio Cup já foi um sinal.
    Benfica Sempre

    ResponderEliminar
  2. Percebo perfeitamente a tua critica e descontentamento, mas vou dar o beneficio da duvida a toda a estrutura de futebol do clube, são os jogos oficiais que contam e veremos se esta pré-época vai trazer resultados positivos ou não.

    Acredito que Enzo e Gaitan estão garantidos esta época, o empréstimo do Fariña, a camisola 10 para o Gaitan, a saída do Cardozo e as palavras de hoje do JJ perecem indicar que os dois argentinos vão mesmo ficar... esperemos que sim.

    Temos também os lesionados, Luisão, Jardel, Lisandro, Sulejmani e Pizzi fazem muita falta e acrescentam muita qualidade.

    A história da formação vale o que vale, os mesmos que queriam à força os miudos da formação a jogar são os mesmos que agora criticam a equipa por falta de qualidade.

    Estarei em Aveiro a apoiar o Benfica, esta será uma semana importante para o clube, espero que o guarda-redes chegue o mais rápido possível.

    Saudações.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não fosses tu um pedaço de cherco comandado por O GRANDE LÍDER luis vigarista vieira!

      Oh moço ganha vergonha na cara!! Qual benefício da dúvida qual quê! Andam a roubar o Benfica e tu e muitos tristes andam impávidos e serenos a defender o que já não tem justificação!!!

      Eliminar
  3. Até já foi escrito aqui. O que é que se treina quando a equipa passa os jogos a cheirar a bola ou ir buscá-la ao fundo das redes? Quando os jogadores andam estafados com 4 jogos em 5 dias? Os outros andam todos errados? Todas equipas começam com jogos mais acessíveis para treinar automatismos e depois deve ir em crescendo. A pré-época foi mal preparada e vamos lá ver se isto não vai ter reflexos mais para a frente.

    ResponderEliminar
  4. Calma lá, Alenquerboy: jogos competitivos são úteis e fazem parte da filosofia de JJ.
    Agora, jogos competitivos encavalitados uns nos outros é disparate puro.
    O que se treina contra amadores do Luxemburgo ? Situações de jogo que nunca serão possíveis em ambiente de competição a sério ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Atlético Bilbau, Valência, Ajax, Arsenal, Marselha, e até Sporting por ser um dérbi. Parece que estamos a treinar mais para liga dos campeões do que para o campeonato. Não defendo uma pré-época só contra amadores, mas talvez com os amadores encontremos o grosso dos mecanismos de jogo que vamos encontrar no nosso campeonato. Temos a curto prazo dois jogos importantes jogos, um com o Rio –Ave e com paços em casa. De todos os jogos que fizemos, talvez apenas com o Sion se aproximou de um jogo deste tipo.

      Eliminar