N

Neste blog por vezes escreve-se segundo a nova ortografia, outras vezes nem por isso.


quarta-feira, 15 de julho de 2015

O ÓTIMO E O BOM


Este post não vai ser do agrado da maioria dos benfiquistas. Contudo, tenho de enquadrá-lo num outro, aqui escrito, há mais de dois anos. O casaco de cabedal.
 
Presumo que não sabemos nem um quarto das negociações que se passam no defeso. Os jornalistas também não. Mas inventam três vezes mais do que realmente se passa. Entre o que não se sabe e o que se inventa, a distância com a realidade é por vezes colossal. De qualquer modo, o que ninguém, ou muito poucos, sabe, deixa de ser verdade e o que se inventa, de tanto repetir, passa a ser realidade à força. Quando escrevemos sobre futebol e mais particularmente sobre o Benfica, só o podemos escrever sobre os dados que temos, que passam a ser factos e destes factos partem os argumentos.

Vamos então assumir como verdade que o Manchester ofereceu 30 milhões pelo Nico Gaitan, ou até mesmo os 30 milhões mais dois jogadores do plantel. Vamos assumir igualmente que Luis Filipe Vieira, feroz negociador, recusou. Que faz finca-pé nos 35 milhões da cláusula de rescisão. 35 Milhões seriam perfeitos. É consensual que é preferível dinheiro que jogadores. Por vezes. Matic soube-nos a pato.

Tenho para mim que se Nico Gaitan tivesse mais um ou dois neurónios para acompanhar aquele que isoladamente existe no seu cérebro seria um dos melhores jogadores do mundo. A sua qualidade técnica é inigualável e muito superior a todos os colegas de equipa. Com bola tem momentos fenomenais.  E deve ser bom rapaz. Jesus adorava-o.

Mas nestes anos de Gaitam no Benfica não me recordo de um jogo em que foi decisivo. Sei que os houve, mas de repente não consigo lembrar-me. Falha minha certamente. Lembro-me de grandes golos (com o Sporting), grandes jogadas (muitas), assistências às dezenas. Mas decisivo…daqueles jogos que levou o Benfica a uma vitória…não me recordo. Não precisava de um exemplo como o 3-6 do João Pinto. Mas um jogo como o Talisca no Estoril, do Lima no Dragão ou dos vários que o Jonas nos presenteou. Isto só no ano passado. Com pena minha recordo alguns falhanços, decisivos. Como em Turim.

Fosse eu responsável por estas coisas no Benfica e oferecessem os tais 30 milhões, já o tinha levado ao aeroporto com um sorriso nos lábios. Sei que 35 milhões são ótimos, mas 30 milhões são muito bons.

Cheira-me que quando fechar o mercado vamos voltar a ter o Gaitan no plantel. Pela sua qualidade não é de todo uma má noticia. Eu prometo que volto a publicar este post.

JL

6 comentários:

  1. Senão fossem todos os "ses" do pressuposto, seria um bom post.
    Senão fosse o senão um "se" também e aplaudiriamos!

    ResponderEliminar
  2. Acho que tens de mudar de oculos, porque o Gaitan eh simplesmente o melhor jogador a jogar em Portugal, nao percebo porque eh que o benfiquistas o quetem ver de costas, enfim.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O futebol e um desporto d paixoes, mas temos k mudar d mentalidade, e e ja.

      Eliminar
  3. Desde o grande post que foi o "casaco de cabedal", do qual me lembro bem pois até comentei que maior problema do casaco era nem ser um grande agasalho, não posso deixar de referir que o "casaco gaitan" melhorou muito de lá para cá. Continuo a achá-lo um casaco sobrevalorizado, mas já não tanto como outrora.
    Ainda assim, já vendemos casacos bem melhores e mais baratos com o inverno à porta...

    ResponderEliminar