N

Neste blog por vezes escreve-se segundo a nova ortografia, outras vezes nem por isso.


quarta-feira, 26 de agosto de 2015

DO CHONINHAS AO GUERRA


Ponto prévio sobre Pedro Guerra: não aprecio particularmente o estilo.
Do que vou vendo na Benfica TV, cansa-me o registo “picareta falante” e o tom norte-coreano com que amiúde fala do presidente e da sua (inequívoca) obra.
O tom demasiado apologético torna-se por vezes, ridículo mas admito que seja uma questão de estilo.

Durante anos a fio, as estações de televisão têm alimentado a chafurdice do futebol falado, ou antes palrado, ou melhor ainda, vomitado.
O esquema é quase sempre o mesmo, com um comentador ou paineleiro supostamente afecto a cada um dos chamados três grandes.

A coisa tem servido quase invariavelmente como pasto do anti-benfiquismo mais radical, cego, abjecto, primário.
Deficientes mentais como Barroso, Andrade ou Serrão, manhosos natos como Guedes ou Aguiar, têm feito destes programas autênticas tribunas de anti-benfiquismo.
Sem oposição nem contraditório por ali vão descarregando o ódio e o despeito mas também a mentira, a insinuação, a calúnia, a manipulação pura.

Uma mentira muitas vezes repetida torna-se uma verdade e estes reles candidatos a Goebbels, sabem-no bem, martelando inverdades a um povo que se aparvalha perante um ecrã de televisão.

Perante esta corja de autênticos talibãs do anti-benfiquismo, temos respondido quase invariavelmente com pólvora seca: ou a inteligência de João Gobern e Machado Vaz, demasiado soft, porém, uma vez que estamos a falar de verdadeiros gentlemen ou, pior do que tudo, a inofensiva e ridícula pose de um choninhas chamado Fernando Seara.
 Durante anos a fio, Seara foi motivo de chacota para Poncio Monteiro (que a terra lhe seja pesada!); nos últimos tempos Seara era completamente abafado por um anormal chamado Eduardo Barroso o que, convenhamos, é obra.
Entregar a defesa do Benfica a Seara num qualquer painel de comentadores é a mesma coisa  que pôr o inigualável Bossio a jogar uma final da Champions contra o Barcelona

E é aqui que entra Pedro Guerra.

De há umas semanas para cá, a TVI substituiu o choninhas Seara por Pedro Guerra.
Nada a dizer: até o Pato Donald defenderia melhor o Benfica do que o “mãozinhas” (Pinto da Costa dixit).

Um destes dias acidentalmente por zapping, deparei com um Eduardo Barroso completamente exasperado perante a metralha verbal que Guerra disparava.
Por um dia, por uma vez, alguém tivera a coragem de finalmente calar umas das mais asquerosas  personagens que o futebol falado pariu.
E a partir daí Guerra ganhou o meu respeito.

Não deixo por isso de me espantar com os violentíssimos ataques de que Guerra tem sido alvo por parte de algum benfiquismo (chamemos-lhe assim…).
Há pelos vistos, benfiquistas altamente melindrados, incomodados, ofendidos mesmo com a forma como Guerra fala com Serrão ou com o Barroso, como se pudéssemos continuar a encher de flores quem nos atira com esterco.

Os ataques a Guerra partem dos sectores do costume;os do anti-vieirismo cego, crónico e oportunista. Valem, pois, o que valem.

O que talvez nos deva preocupar a todos e muito, é o manifesto deserto em que se tornou a defesa pública do Benfica, deixando-nos nas mãos de um qualquer Pedro Guerra.

É esse o drama do Benfica.


RC

33 comentários:

  1. Fernando Santos aka Pedro Guerra és tu que escreveste isto?????

    ResponderEliminar
  2. alcoentre capital da grelha26 de agosto de 2015 às 01:03

    Por acaso, também concordo. E melhor a picareta que o choninhas

    ResponderEliminar
  3. ...pois é......escreves bem, mas a questão vai muito para alem do simples(que já não é pouco ) anti - VIEIRISMO......é que PEDRO GUERRA não só ACABOU com o enxovalho a que o BENFICA estava sujeito, por um PORCO, que nas horas vagas é CHULO EMPRESÁRIO DE MODA...e por um LABREGO, que faz umas operações aos fígados, mas só corre bem quando tem no bucho uns CONHAQUES....Mas PEDRO GUERRA, vai mais alem...PEDRO GUERRA está a dar cabo dos planos dos filhos da puta que se dizem BENFIQUISTAS, mas que vão preparando terreno para tentarem desacreditar FILIPE VIEIRA, agora que estamos a um ano de eleições.... dou dois exemplos de dois CABRÕES, que já fazem o "trabalho"....UM CABRÃO DE UM TAL REDMON do blogue nova geração....e um CABRÃO DE UM RUI PEDRO BRAZ da tvi24 (mais transferências)....mas muitos mais vão aparecer....E,PEDRO GUERRA NÃO ESTAVA NOS PLANOS DESSA ESCUMALHADA.....abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem dúvida! Só quem é parvo é que nunca viu isso!

      Eliminar
  4. "deparei com um Eduardo Barroso completamente exasperado perante a metralha verbal que Guerra disparava."
    ahahahahahahah! É isso mesmo. O médico verde estava completamente alucinado! Só isso valeu a pena ver alguns minutos do programa.
    O homem faz jus ao nome Guerra pois colocou os outros 3 estarolas em pé de guerra! Nem sabiam para onde se virar! LOL!

    Calculo que para o próximo programa irão levar capacetes militares! LOL!

    "como se pudéssemos continuar a encher de flores quem nos atira com esterco."
    Completamente de acordo! Algo terá de ser feito!
    Mas imagino que a propaganda anti-Benfica pelos 3 estarolas naquele programa irá baixar para níveis nunca vistos.

    ResponderEliminar
  5. Até que enfim!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  6. E bom ver que os benfiquistas continuam a pensar por si.

    ResponderEliminar
  7. TODA A RAZÃO.
    Aliás fiquei deveras indignado com o que escreve este blogue dito benfiquista. Se há benfiquistas destes muito me espanta. MAS AFINAL QUEM É ESTA GENTE QUE ESCREVE COISAS DESTAS E ESTÃO NA REALIDADE AO SERVIÇO DE QUEM? VER AQUI: http://geracaobenfica.blogspot.pt/2015/08/taberneiro-de-primeira-linha.html

    ResponderEliminar
  8. Acho perfeitamente ignóbil um Blog dito benfiquista como o "Novo Geração Benfica", assim como muitos comentários que estão lá, criticar desta maneira um comentador afecto ao clube! E porquê este incómodo? Será o mesmo incómodo "inconveniente" -inconveniente foi um termo curiosamente hoje utilizado por Rui Santos a propósito de Pedro Guerra (olhem que pena com que eu fiquei)? - Será que os adversários do Benfica e os "abutres" gostariam de ter no seu lugar um "sabonete" chamado Fernando Seara que se deixava interromper quando demorava uma eternidade para concluir sequer uma certeza que seria incómoda para os outros? Será que gostariam mais de ouvir brilhar as diatribes trauliteiras e abrutalhadas de um Manuel Serrão ou as ressabiadas e patéticas certezas de um Eduardo Barroso, ou mesmo as peixeiradas de um Dias Ferreira que nunca disfarçou o seu ódio atroz ao Benfica! Era isso que gostavam? Mas agora querem o quê? Comentadores afectos ao Benfica que alinhem nas campanhas anti-Benfica tipo "colinho" ou (a nova) "Luisão está velho" tal como no ano passado era a mesma coisa com a campanha do "compraram um Julio César arrumado para o futebol", esta última que Pedro Guerra bem a destruiu perante um tal Amaral afecto ao FCP? Ou outras que vão aparecer? Será que o espírito oposicionista a LFV vos cega as mentes ao ponto de atacarem os próprios comentadores afectos ao Benfica só porque os acham alinhados ou não gostam do estilo? Mas não entendem que, tal como noutros anos, as campanhas estarão montadas e que esta época serão continuadas e que isso sempre fez parte das estratégias para destruir o Benfica. Será que já se esqueceram do que disse há uns anos António Pedro Vasconcelos sobre essa vertente?

    ResponderEliminar
  9. É isso mesmo passam anos a falar mal de searas por ser mole, pomos lá uma picareta que cala o anti benfiquismo de dois idiotas e andam os benfiquistas a bater no homem? Já estava na hora de combater merda com merda e ter alguém que não se cala perante mentiras.

    ResponderEliminar
  10. Enormérrimo RC, Companheiro,

    Parabéns pelo excelente texto! Parabéns e Obrigado!

    Todos sabemos que o Nosso Clube tem (de) tudo, só não tem comparação: o Companheiro Pedro Guerra também não tem comparação (ahahah) e eu não conheço melhor "procurador" para colocar em frente de dois acidentes da humanidade como aquela osga e aquele andrupto.

    E o Benfica não se fica por aqui no que toca a mistérios, ou o "seu" blogue mais frequentado não seria aquele que mais ataca o Companheiro Pedro Guerra: eu compreendo que aquilo seja visitado por osgalhada e andruptos, até posso compreender que aquilo seja visitado por outras subespécies de anti (Taliban incluídos), mas ... todos esses não conseguiriam tantos milhões de "cliques".

    O Benfica tem tudo, só não tem comparação.

    Viva o Benfica!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Surpreende-me e de que maneira a forma como defende o Pedro Guerra (que fique claro que também defendo) porque não tenho memória curta.
      Se bem interpreto os comentários que Pedro Guerra faz a JJ são idênticos aos que eu fiz há uns anos atrás quando no blog O Belo Voar da Águia o Sr. Albuquerque me acusou de desonestidade intelectual por ter opinado que JJ não tinha classe para ser treinador do Benfica.
      A minha surpresa é a sua incoerência para o não adjectivar de desonestidade intectual como o Senhor fez então. Tanto eu como o Pedro Guerra referíamo-nos à mesma pessoa mais ou menos nos mesmos moldes.
      Somos todos Benfiquistas, erro craço é quando pensamos que somos mais Benfiquistas que os outros.

      Eliminar
    2. Enorme Atlas, Companheiro,

      Ahahahaha, mas que bela memória tu tens, embora me pareça que a estás a usar muito mal: comparar opiniões sobre o Nosso Técnico (qualquer que ele seja) com a que podemos ter sobre um antigo técnico (especialmente quando, como é o caso, ele hostiliza diretamente o Nosso Clube) é um erro ... crasso.

      E mais, Companheiro, olha que eu só defendo o Pedro Guerra (que não conheço) porque me dizem que ele anda pelas tv's a tentar defender o Clube que eu Amo e imagino que tu também.

      Se (ainda) me permites mais um conselho, não te ofendas tanto, não ligues "benficómetros" e não exercites a tua memória de modo seletivo. Neste último aspeto, vai lá a OBELOVOAR ler o que eu escrevi sobre o visconde novo antes de ele entrar no Glorioso e vais ver que é o mesmíssimo que escrevo agora, seis anos depois.

      O que acontece, Companheiro, é que eu defendo a estabilidade em toda a Gestão (fora situações de calamidade), nomeadamente a Técnica e, por isso, eu desafio-te a encontrar uma linha por mim escrita em que eu "ataque" (o exercício da crítica não é isso) um Técnico Nosso (ou um qualquer dos Nossos).

      Espero que tenhas percebido e que não esperes mais nenhuma resposta.

      Viva o Benfica!

      Eliminar
    3. A última frase descreve na perfeição a opinião que formulei a seu respeito (espero que consiga notar que sempre o tratei respeitosamente a começar pela forma de tratamento) e ao mesmo tempo deu para entender que nem percebeu a opinião que formulei sobre JJ e que está a provar ter sido correcta, daí o insulto que na altura me proferiu.
      Pode continuar a distribuir os seus ansolicitados conselhos, e se lhe faltar tema tente aconselhar as pessoas que considerarem terem sido insultadas por desconhecidos.
      Como remate (mesmo final) achei imensa piada ao apoio que dá ao PG por ter ouvido dizer que diz umas coisas giras em defesa do nosso Glorioso. Se soubesse que partilha a minha opinião sobre JJ, porventura não só não o apoiaria como talvez o adjectivasse como o fez a mim.
      Para sermos respeitados primeiro temos de respeitar os outros!

      Eliminar
  11. Eu até compreendo o teor do post, mas disseste alhos quando o assunto são bogalhos.
    O que alguns Benfiquistas criticam sobre o Pedro Guerra, é a subserviência e o endeusamento exasperado que é feito em torno de LFV, levando-o até em pleno canal do clube (ou de Vieira?!) a mentir aos Benfiquistas com falsos relatos e hipocrisias (dou-te aqui dezenas de situações, se for preciso), já para não falar daquele celebre telefonema... Se acham isso normal, eu não. Quem se presta a isto, presta-se a muito mais!
    Agora, quanto à presença dele nesses programas televisivos, sinceramente, nem me pronuncio, nem sequer se tem ou não qualidade para lá estar. Primeiro, porque não gosto dessas merdas de programas e, como tal, não vejo, pois são redutores daquilo que é a verdadeira essência do futebol, o espectáculo e os adeptos. Aliás, só rebaixam o desporto em si, quando indivíduos destes têm a importância e o tempo de antena que têm. Uma vergonha; Segundo, por não ligar nenhuma a estes programas, aquilo que me interessa mesmo é as vitórias do Benfica em campo. E aí é que eu fico satisfeito por ver o Benfica ganhar, e não se um caralho qualquer consegue responder à letra à corja do futebol. É vencer aquilo que me interessa, nada mais. Fala-se muito e dá-se muita importância a quem não a merece. E este tipo de figuras/marionetas, têm de sair de uma vez por todas do futebol, pois só contribuiu negativamente. Pensem se calhar em ex-jogadores para os substituir...

    E pronto, queria somente dar a minha opinião.

    Saudações e Viva o Benfica!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A ti o que te interessa são as vitórias do Benfica mas não te interessa nem queres perceber que para ganhar por vezes temos de ter estratégia que terão de ser feitas para anular as estratégias adversárias. Para isso temos de descer ao nível dos nossos inimigos. Porque sem isso as vitórias que tu tanto gostas e queres não acontecem.

      Mas estar aqui a explicar-te isso é pura perda de tempo, é demasiada areia para a tua camioneta porque nunca foste conhecido por teres uma mente brilhante.
      O que tu queres e outros como tu sei eu, já que tens um blogue que é uma vergonha! Repito, uma vergonha, porque é feito por alguém que é uma total abécula, repito, UM TOTAL ACÉFALO!

      Eliminar
  12. Na mouche. Em qualquer programa onde se denigra a instituição Gloriosa é preciso alguém à altura para o efeito. Para o programa em causa, quem melhor que Pedro Guerra para fazer o trabalho sujo de respirar o mesmo ar que aqueles três personagens anti-benfiquistas. Pedro Guerra funcionará não como picareta, mas como Martelo. Prenderá as três bestas na sua bigorna e martelará incansavelmente até que a "voz lhe doa".
    Os "benfiquistas" que atacam PG vivem no seu mundinho cor-de-rosa, fofinho, protegidos numa redoma de cristal do mundo real, tão seco, tão bruto, tão cheio de defeitos. Ou então são apenas mais uns lorpas. Dou-lhes um conselho, vão ver o "Bambi", o "Dumbo", ou melhor, o canal Panda. Este país não é para medricas.
    Pedro Guerra tem muitos defeitos? Tem. É a pessoa mais indicada para defender o Benfica naquele programa? Sim.

    ResponderEliminar
  13. Finalmente alguém a pensar como eu. Fossem todos GUERRAS e o nosso BENFICA nunca era enxovalhado.

    ResponderEliminar
  14. Para o Pedro Guerra, se ele tiver pachorra:

    Nunca pus em causa o seu benfiquismo nem o seu desígnio de defender o nosso clube nas suas intervenções, amigo Pedro. Mas também eu já não gosto tanto de o ouvir como gostei quando você dissecou, uma a uma, as escutas do Apito Dourado - que grande trabalho aquele!
    Talvez esteja cansado do seu estilo de pegar na bola e não deixar os outros jogarem, o que se nota sempre, sempre que aparece na BTV. Cansa o telespetador, e você, como homem da comunicação, tem de saber o que isso é.
    Talvez porque, também a mim, que não sou vieirista nem outra coisa qualquer além de benfiquista desde que me entendo por gente, já não me soa bem o nome de LFV tantas vezes pronunciado pela sua boca. É que cansa, Pedro. E, como diz o outro, não há necessidade.
    Os seus parceiros de painel, a gente conhece-os de ginjeira (oh, se conhece!) merecem serem confrontados como você os confronta. Quando é necessário (e só quando necessário), ali, de peito aberto, bem documentado e preparado, nada de engonhos no discurso, e tomem lá para aprenderem! Aliás, quando o vi ao lado deles (eu que perco, quando perco, pouco tempo com programas do género), no lugar do outro senhor que não fazia lá nada, disse cá para mim: «Agora é que vocês vão ver, seus achincalhadores do meu Benfica!...).
    Mas o Pedro, que é um homem inteligente, sabe que há muitas maneiras de matar pulgas e outros insetos. Se me permite um reparo, tenha mais calma, não interrompa tanto os três adversários/inimigos do nosso clube (sim, a gente sabe, o moderador também ajuda à festa) que tem à sua frente, deixe-os ladrar, nunca permitido que lhe calem a resposta, e depois dê-lhes. Ah, e não leve mais imagens estáticas, socorra-se da repetição de imagens. Você poderá defender o Benfica e pô-los em sentido com outro estilo. Verá que mais benfiquistas passarão a respeitá-lo.

    ResponderEliminar
  15. Até que enfim!!!!!!!!!!
    Perante o alarve Manuel Serrão, e o gaitinhas(a voz tem som de gaita) Eduardo Barroso, o nosso Pedro Guerra, é um Senhor.
    Só para ver o desespero e a raiva, daqueles que antes pareciam, uns intelectuais, aprumadinhos e bem educados, vale a pena ver o programa.
    O moderador que até há bem pouco tempo, acompanhava os ataques que os dois paineleiros
    faziam ao Glorioso, com sorrisos e esgares de gozo, agora, fica muito interventivo e colérico para tentar controlar o Pedro Guerra.
    O Pedro Guerra defende LFV??????????
    Então devia defender quem????????
    O "corrupto" ou "o gordo bronco"???
    LFV será "julgado" em tempo oportuno e em local próprio, até lá, é o Presidente do SLB eleito pelos sócios.
    Benfica Sempre

    ResponderEliminar
  16. Quanto ao Pedro Guerra, sempre que o vejo na BTV mudo de canal, pois não aguento a bajulação ao presidente por tudo e por nada. Agora o que me impressiona de facto é todos os Benfiquistas que falam de PG nos programas das TV's como se fosse um talibã e que durante anos e anos numca abriram a boca quando o Benfica era achincalhado constantemente pelos Pedros Guerras da concorrência! Na BTV não o aprecio pelo que referi acima, mas nestes programas de destruição do desporto e achincalhamento do SLB acho bem. Alguem preferir o seara como já vi por aí diz muito sobre essas pessoas!
    CARREGA BENFICA

    ResponderEliminar
  17. http://aspapoilasdobiscaia.blogspot.pt/2013/12/pedro-fernando-santos-alves-guerra-sem.html

    Pedro Guerra envergonha os benfiquistas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O PG só envergonha os benfiquistas que não são benfiquistas. Basta ler o que dizem os talibans, os jihadistas sociais que atacam o Benfica por toda a blogosfera. O discurso é igual.
      Para sacana, sacana e meio, isto se quisermos anular a estratégia que está montada este ano e que muitos lerdos ainda não perceberam.

      Eliminar
  18. Ja o disse noutros sitios e digo-o aqui: o Benfica precisava de alguém capaz de fazer face a toda esta cambada de ainti benfiquistas prim+arios que usam de tudo para apouca o Benfica. inclusive falam por cim, interrompem, defendem os seus presidentes cegamente, mentem, manipulam e berram. Ora o pedro Guerra faz isso tudo? faz. Custa muito? Temos pena.

    ResponderEliminar
  19. lá porque os outros são grunhos...

    ResponderEliminar
  20. Caros benfiquistas. Dei uma "voltinha" a esse blogue e principalmente a esse tópico asqueroso que se chama "Novo Geração Benfica". Já lá comentei e curiosamente quem me respondeu foi um gajo do Sporting. Devido a isso fiz depois uma pesquisa ao perfil (facebook) de vários comentadores que corroboram a tese contra Pedro Guerra e verifiquei que a maioria é do Sporting. Ora isto não é sintomático do que essa gente é? Completamente execrável! VER AQUI: http://geracaobenfica.blogspot.pt/2015/08/taberneiro-de-primeira-linha.html

    ResponderEliminar
  21. Para "Nova Geração Benfica", não está mal, não senhor. Se calhar é a mesma rapaziada que lançou a confusão no Marquês...

    ResponderEliminar
  22. Entre outras, uma das razões que me levaram a deixar de ver programas do estilo, foi a total imcompetencia para defender o Benfica por parte dos "nossos" supostos representantes.
    Até pareciam escolhidos a dedo. Coninhas!
    Pelo que dizem, precisávamos era de um PG em cada uma daquelas coisas que os Portugueses confundem com programas desportivos.
    Mesmo assim dificilmente os voltaria a ver. A bem da sanidade!

    ResponderEliminar