N

Neste blog por vezes escreve-se segundo a nova ortografia, outras vezes nem por isso.


quinta-feira, 15 de setembro de 2016

PARA GONÇALO GUEDES E CELIS

Resquícios certamente dos tempos da Inquisição, poucas coisas excitam mais um tuga do que um bom e útil culpado.
O culpado é uma coisa óptima e prática, dando um jeitão que haja pelo menos um sempre disponível para ser imolado ou fustigado no pelourinho da praça ou no Santo Ofício da opinião pública.

Após o golo de Talisca aos 93 minutos, afadigamo-nos todos em descobrir um culpado: alguém que pudéssemos fustigar com escassa piedade, aliviando-nos a tensão daqueles últimos minutos e a frustração pelo improvável e injusto empate.

Dois nomes saltaram de imediato para a mesa do tribunal: Gonçalo Guedes e Celis.

Algures pela blogoesfera benfiquista, um iluminado inquisidor sugeriu mesmo a Celis o regresso imediato à Colômbia, com indicação precisa de horários e voos de ligação.
Enfim, um fartote.

Mais a sério: inacreditável como não temos a menor contemplação em destruir aquilo que mais deveríamos proteger, ou seja, a nossa equipa, os nossos jogadores. O Benfica.
Gonçalo Guedes não podia ter falhado aquele golo aos 85 minutos ?
Pois, estou plenamente convencido que o Gonçalo Guedes com a frescura de 5, 10,15, 20 ou 30 minutos não o falharia mas após 80 minutos de um jogo enorme de luta e entrega em termos físicos e tácticos, tudo se torna mais difícil.

Celis deveria ter sido mais prudente e menos impetuoso ?
De acordo, mas um jogo de Champions aos 93 minutos não é propriamente um ambiente esterilizado e intocado de um laboratório (leia-se treino), ainda para mais para um jogador que entra a frio num jogo, estreando-se também na competição.

Gonçalo Guedes embora jovem, já tem uma vida de Benfica e provas dadas do seu potencial e das suas capacidades.
Celis é um jovem jogador que acabou de chegar e que ao estar ali mereceu, seguramente, a confiança do treinador e do clube.
Tentar destruí-los parece-me no mínimo um exercício de uma enorme estupidez.

Numa equipa mas sobretudo num clube com a história e a tradição do Benfica, sucessos e insucessos são de todos.
Bem recentes são os tempos em que tínhamos por ali alguém para ganaciosamente arrecadar os sucessos e para, de forma pronta e altruísta endossar as derrotas.

No Benfica actual não me parece que seja esse o espirito.

Quanto a Guedes e a Celis, continuam a contar com a nossa confiança e em breve se redimirão, contribuindo para novos sucessos e outras conquistas.

RC


12 comentários:

  1. percebo argumento que utilizar pelo guedes mas por isso mesmo não percebo o utilizado perante o celis é que ele estava fresco.
    covem é perceber porque é que o guedes ainda estava em campo depois de tanto desgaste, ele e outros nas mesmas condições, com ainda duas substituições por fazer e porque é que o celis foi inscrito em vez do danilo, atendendo aquilo que vimos deste nos dois anteriores clubes e ás burrices que o celis ja fez em tão pouco tempo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ou porque em vez de Celis não entrou o André Almeida.

      Eliminar
    2. Será que o Celis entrou, porque é um gajo com intensidade e agressividade para atacar uma linha média adversária onde tinham 2 gajos fortes fisicamente mais o Talisca que estavam a "rasgar" completamente a nossa estrutura central da equipa....


      Pessoal sejam inteligentes o Vitória fez o que tinha de fazer teve azar apenas....em jogos passados foram com substituições destas que ganhamos ou aguentamos resultados, na 4ª tivemos azar......

      MAs vamos fazer um ponto de situação em menos de 1 dezena de jogos oficiais esta época, temos já um 11 definido, temos a ceteza de quem é opção e para onde é opção, temos recursos vários para qualquer posição que nos asseguram consistência e qualidade de jogo, temos um maranhal de putos que estão a aparecer a quem, como já se viu, serão dadas oportunidades para singrar com tempo e com calma evitando assim a perda de jovens valores, em 10 jogos oficiais com a equipa em constante rotação (devido a lesões) ainda não sentiu o sabor da derrota e só por 2 vezes perdeu pontos (na Liga Portuguesa e na Champions).

      Agora a resposta a João Carlos..

      Celis foi inscrito em vez de Danilo porque, o Danilo em Espanha se fez 20 jogos numa época é muito, Já o Celis fez os mesmos 20 nos ultimos 5 meses, a rotação e o estado de forma de um e de outro é muito diferente, mais o Celis está com a equipa desde finais de Julho já o Danilo está na equipa há menos de 1 mês; falando das burrices de Celis..teve 2, 1 contra o Lyon, à mais de um mês e outra contra o Besiktas....durante este hiato de tempo quantas paragens cerebrais teve o Nelson Semedo e o próprio Pizzi........


      O Benfica tem a pior massa critica do mundo, porque facilmente se eleva um gajo ao trono de Deus como de faz baixar outro às profundezas do inferno, o que fez esta época de jeito o Semedo que mereça continuar no 11....nada, continua apenas porque o Almeida esteve lesionado, mas no entanto o desgraço do Celis que em 2 meses fez 3 ou 4 jogos com a camisola do Benfica e que nesses 3 ou 4 jogos mostrou sempre ser um gajo agressivo intenso mas competente taticamente (o inverso do Semedo) é rebaixado ao nivel de um cão, porque teve 2 abordagens más a jogadas que facilmente poderiam ser resolvidas, mas toda a gente se esquece que Semedo esta época contando com jogos da pré época já vai para ai em 12 jogos, e melhorias não se vê, já o Celis em menos de 300 minutos (pouco mais de 3 jogos completos) já tem que saber tudo, ser competente em tudo e estar plenamente adaptado à realidade europeia coisa que ele à 3 meses apenas conhecia da teve....

      Com todo o respeito .....Fodasse tenham juizo, e apoiem a equipa....deixem as criticas para o final de época....

      Eliminar
    3. @pedro
      danilo fez 33 jogos o ano passado, numero bem simpático, e fez mais de 2000 minutos, numero também muito simpático.
      relembro que foram os números de lindelof, lisandro, fejsa, e não foi por isso que ficaram de fora.

      de salientar que o fez a jogar numa equipa europeia de um campeonato de topo jogando inclusive na liga dos campeões não num clube de terceira, num campeonato de quarta sul americano.

      ainda assim jogou 17 jogos nos últimos 5 meses por isso nem vejo a diferença.

      o amigo quando vier falar de coisas convém falar com valores exacto celis apesar de contratado mais cedo cegou mais tarde a meio de julho por causa da copa america danilo chegou apenas 15 dias depois e já vai com mes e meio.

      por essa ordem de ideia rafa nunca teria sido inscrito porque tinha muito menos entrosamento que qualquer outro jogador na sua posição.

      celis pelo que demonstrou até aqui é o tipo de jogador agressivo mas sem sentido já que bate em todo o que mexe não tem critério na agressividade.

      quanto à burrice dos outros, que podemos discutir noutra ocasião, não justifica a burrice de ninguém.

      la esta mais me ajuda então o gajo tem que se adaptar à realidade europeia e é preferido a um jogador, que na minha opinião pelo que vi dos dois é melhor, que já esta adaptado a essa realidade e até as competições europeia e não acha isso estranho.

      apoiar a equipa não tem nada a ver com ter opinião, por acaso desfavorável, sobre determinado jogador é apenas uma opinião mas o caro de certeza que também o ano passado dizia o mesmo do taarabt.

      Eliminar
    4. @João Carlos

      Poupe-me o discurso, sabe que o Danilo a grande maioria dos jogos que fez foram durante a 1ª volta do campeonato espanhol e esteve ainda algum tempo lesionado e oscilou quase sempre entre o Banco e a bancada....
      O Danilo fez na liga Espanhola exactamente 19 jogos com um total de 1366 minutos em campo, o que dá uma média ESPANTOSA de 15" minutos em campo....tipo é competição para caraças mesmo...
      Fez ainda 3 jogos na Champions pelo Valencia....num total de 77minutos..........uff cansativo
      Apenas completou 4 jogos pelo Valencia durante 90m na Champions...
      Fez ainda um jogo nas qualificações para a Champions .... .............com um total de 13 minutos em campo.
      Mais 6 jogos na Copa do Rey......num total de 65 minutos em campo ....Marvellous


      Efectivamente o Danilo esteve em 34 jogos pelo Valência...mas se formos a fundo analisar os numeros nos 34 jogos em campo, que nunca ou quase nunca foram seguidos Danilo esteve uma média de 65minutos a jogar a bola efectivamente............Realmente é muita fruta....
      Aliás se nos lembrar-mos ainda que Danilo acaba a época lesionado ou recuperado a muito pocuo tempo de lesão isso então ainda lhe dá mais pendor competitivo...

      João Carlos, não passe um atestado de incompetência às pessoas sem saber bem do que fala, Danilo é um excelente jogador mas sem ritmo algum competitivo nos ultimos tempo....Já o Celis de Janeiro de 2015 até à data de assinatura do vinculo com o Benfica (Porque como sabe na colombia as eqpocas desportivas são diferentes da Europa) fez mais de 60 jogos só pela sua equipa não contando com os jogos que fez pela seleção Colombiana.....


      Se viu o jogo contra o Lyon tb deve ter reparado que minutos antes da entrada de Celis houve um jogador que lhe fez uma entrada por trás ao pé de apoio.....
      Celis é um jogador ainda estranho ao ritmo europeu e ao estilo de jogo na europa, mas acho prematura dizer que o jogador isto ou aquilo quando este ainda nem tempo suficente tem em campo para se tirar qualquer ilação, ou está esquecido que Lisandro quando apareceu no Benfica os seus primeiros jogos foram amarelos em catadupa...aliás contra o Mónaco até expulso foi....


      Reafirmo o que disse....criticas para o fim....agora apoiem

      Eliminar
    5. Por lapso coloquei "Apenas completou 4 jogos pelo Valencia durante 90m na Champions..." quando queria colocar "Apenas completou 4 jogos pelo Valencia durante 90m na Liga Europa"...

      Eliminar
    6. 19 jogos e 1366, como gritou eu faço-lo mesmo, NÃO DÁ UMA MEDIA DE 15 MINUTOS.
      da uma media de 72 minutos tomara muitos e na liga espanhola tomara muitos.
      todos os números que apresentou nas competições europeias, mais eventualmente os no braga, são a mais que o celis.
      desde Janeiro danilo fez 17 dos 34 jogos do valência por isso não vejo a diferença.

      "Danilo esteve uma média de 65minutos a jogar a bola efectivamente............Realmente é muita fruta...."
      leu bem o que escreveu 65 de media é muito bom. jogadores como samaris, fejsa, pizzi e mitroglou só tem mais 5 minutos de media e jimenez tem muito menos.

      desde janeiro 60 jogos, ai esta o problema o homem devia era de estar de feria ate janeiro, espete barretes mas nem tanto.
      depois como disse 60 jogos numa equipa de terceira num campeonato de quarta na america do sul não se compara isto para não falar na qualidade dos dois.

      se não percebeu eu repito isso do melhor ritmo só conta para as escolhas no imediato quando se escolhe para 4 meses escolhe-se qualidade a não ser que o jogador tenha lesão grave.

      Eliminar
  2. Excelente comentário, concordo em absoluto. Apenas acrescentar que jogadores e equipa técnica em conjunto devem analisar o que se passou e corrigir o que há a corrigir.

    ResponderEliminar
  3. Isto com Jardel, Jonas, Mitroglou, Rafa e Jimenez (são 5!) seria outra loiça.
    Ainda bem que o Gonçalo ficou em campo pois foi ele que, com a sua disponibilidade física e argúcia, roubou a bola a um adversário e possibilitou ao Benfica ter outra oportunidade de golo. Convém referir que o guarda-redes foi muito competente. O Gonçalo só falhou por ter decidido rematar em vez de passar ao lado, ao Horta que ficaria isolado. Tendo optado por rematar, havia uma grande probabilidade de não marcar golo. Mesmo o Jonas talvez não marcasse 5 em 10 daquelas, após 80 minutos de jogo.

    Sérgio.

    ResponderEliminar
  4. O Guedes para mim faz um jogão, muito bem mesmo. Óbvio que aquele lance a bola tem que entrar, haja cansaço ou não. Mas não entrou e não se ganhou, não só devido a isso mas também devido a isso.

    Melhor que o Guedes só o inevitável Fejsa. Mais valia ter entrado o André por ser um jogador MUITO mais calejado. Se é que o Fejsa pediu mesmo para sair.

    Foi no banco que se perdeu a oportunidade de vencer este jogo. Entrada do Samaris, ok. De resto, péssimo.

    ResponderEliminar