N

Neste blog por vezes escreve-se segundo a nova ortografia, outras vezes nem por isso.


quarta-feira, 21 de maio de 2014

“TRIPLETE”, MODO DE USAR


O Benfica é o primeiro clube a vencer três títulos nacionais numa época. O chamado “triplete”. Neste caso inédito porque só com títulos nacionais. O FCPorto já o tinha conseguido duas vezes, mas contando com um título europeu. Em 2002/03 conquistou o Campeonato, a Taça de Portugal e a Taça UEFA, na final de Sevilha. Em 2010/11, para além da dobradinha nacional, ganhou a Liga Europa. Nesse ano juntou ainda a Supertaça, mas esta não entra nas contas, pois não se trata de um título, mas de um troféu. Como é óbvio, também não entram nas contas troféus e títulos de carácter regional, como a Taça de Honra ou a Taça AFL.

O curioso é que o primeiro clube que poderia ter feito um “triplete” foi precisamente o Benfica no distante ano de 1961. Em 31 de maio desse ano, pela primeira vez uma equipa portuguesa chegava a uma final da UEFA. Não era a primeira final europeia de equipas lusas, pois Benfica e Sporting já tinham estado em finais da Taça Latina, tendo apenas o Benfica brilhantemente vencido uma delas frente ao Bordéus, em 1950.
Voltando a 1961, nessa final, como é sabido, o Benfica acabaria por vencer o Barcelona e tornar-se campeão europeu, título que revalidaria no ano seguinte. 

Tendo vencido também o campeonato, bastaria então vencer a Taça de Portugal para estarmos perante um “triplete”. O Benfica começa a caminhada eliminando o Salgueiros (3-2 e 7-1) e a seguir o Olhanense (8-1 e 4-0). Nos quartos-de-final calha-nos o Vitória de Setúbal, o qual vencemos na primeira mão por 3-1.  

Todavia, o Benfica nunca foi propriamente bem aceite pelo antigo regime. Longa é a lista de malfeitorias que sofreu naquelas épocas, apesar de já ser o clube mais popular. Ao contrário de outros, que até eram alcunhados de ministério dos desportos, tal era número de dirigentes do regime que albergavam nos seus corpos dirigentes. 

Assim, e não obstante os protestos dos dirigentes do Benfica, a segunda mão é marcada para o dia 1 de junho, menos de 24 horas depois da final de Berna. Ou seja, ao mesmo tempo que Mário Coluna, José Águas, Mário João, Germano e outros eram recebidos por milhares de portugueses em festa no aeroporto de Lisboa, uma segunda equipa jogava em Setúbal a passagem às meias-finais da Taça de Portugal. Obviamente o Benfica foi eliminado. 

Por curiosidade, essa edição da Taça acabaria por ser ganha pelo Leixões, que venceu na final o FCPorto por 2-0. Para a história fica o dia em que o Vitória de Setúbal eliminou o campeão europeu. 

JL

2 comentários:

  1. Jorge Jesus: um assunto que é um não-assunto!
    Já vem sendo habitual, a nossa comunicação social transformar não-assuntos em assuntos só porque dizem respeito ao Benfica e, principalmente, quando no seio do tema está a figura do nosso treinador. São sempre não-assuntos que garantem vendas de exemplares jornalísticos e permitem que as capas dos mesmos não exijam muita imaginação nem criatividade. É o costume da nossa praça jornalística. Com a agravante dos dados reais que caraterizam a ligação do treinador ao Benfica são esclarecedores e não oferecem dúvidas: Jorge Jesus tem contrato profissional com o Benfica até ao final da época de 2014/15. É um treinador que cumpriu na presente época com tudo aquilo que lhe foi exigido e ainda superou os objetivos traçados. Foi um excelente gestor do grupo de trabalho, soube valorizar e rentabilizar os recursos de que disponha, ganhou quase todos os jogos em que a equipa profissional de futebol participou, coloco a equipa a praticar um futebol digno de registo e agradável de se assistir. A equipa do Benfica realizou jogos memoráveis, de muita raça, de muita luta, de muito crer, sempre a acreditar na vitória e a saber sentir no corpo o “manto sagrado” vestido. Ganhou três títulos e foi impedido pelos “Platinis” corruptos do mundo do futebol de ganhar mais um. Mas mesmo assim descobrem-se não-assuntos para se tornarem em assuntos, isto é, quem pode considerar que um treinador, um funcionário de um clube com as responsabilidades do Sport Lisboa e Benfica e com as conquistas na época que agora terminou, está na iminência de sair, só os jornaleiros amestrados e amordaçados pelo polvo do nosso futebol que prima pela pequenez e pelo provincianismo mesquinho. Vejam lá se noticiam o novo protocolo entre a Câmara Municipal de Gaia e os Andrades Corruptos, em que mais uma vez o Pai das Bufas vai usufruir de financiamento e infraestruturas públicos para benefício próprio. Um dia isto tem de acabar…

    ResponderEliminar
  2. Fernando Seara: o “suposto” candidato apoiado pelo Benfica

    Felizmente, vivemos num País livre. As instituições funcionam, bem ou mal, mas funcionam dentro do sistema livre e, supostamente, democrático que impera na nossa sociedade A Liga Profissional de Futebol é mais uma dessas instituições. Tem regras próprias e responsabilidades sobre um dos eventos mais importantes, ou pelo menos, mais exposto e com mais impacto que se realiza no nosso País. O desenvolvimento da sua atividade movimenta dinheiro e interesses, muitos interesses, e permite o exercício de muitas influências, nem sempre, com bons propósitos. Parece que esta instituição tem passado por maus momentos na sua gestão. Vão ser realizadas eleições. O Sr. Fernando Seara aparece agora como candidato à presidência da LPF nessas mesmas eleições. Está no seu direito. O que não dá direito é transformar este candidato e o projeto da sua candidatura numa candidatura do Benfica ou com o apoio do Benfica. Desconheço a posição da SAD do Benfica, como desconheço outros dados, mas conheço o trabalho que o Sr. Fernando Seara tem realizado em representação do Benfica, nomeadamente, nos debates televisivos, independentemente, da importância (ou não) que estes debates possuem, que considero miserável, sendo ainda mais miserável que um benfiquista digno da grandeza do nosso clube, possa alguma vez jantar ou confraternizar com o Pai das Bufas e o Oliveirinha. Jamais! Que fique bem claro, este Senhor tem o propósito, legítimo, de reforçar e remodelar a centralização das transmissões dos jogos da LPF, isto é, a Benfica TV é um alvo a abater num dos seus produtos, a transmissão dos jogos no Estádio da Luz! Felizmente, que a grandeza do nosso clube e a força gloriosa que impera no nosso universo benfiquista, será sempre muito maior que os “searas” deste mundo…

    ResponderEliminar