N

Neste blog por vezes escreve-se segundo a nova ortografia, outras vezes nem por isso.


quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

HÁ ISENÇÕES E ISENÇÕES, HÁ DEMAGOGIA E ALDRABÕES


Sobre benefícios camarários a clubes desportivos a capital está a anos-luz de autarquias mais a norte, nomeadamente duas, separadas entre elas pelo Rio Douro. Foram anos de favores, cuja denominação de benefício é extremamente redutora. Do estádio ao Centro de estágio, a negociação de terrenos efetuou-se com sucessivos atropelos graves à lei, autênticos casos de polícia. 

O Sport Lisboa e Benfica durante os últimos 100 anos elevou o nome de Portugal e de Lisboa aos quatro cantos no mundo, como nenhuma outra instituição nacional. Diria mesmo que o Benfica, por ser do mundo, é o maior património da cidade. Nas instalações do Sport Lisboa e Benfica, em Lisboa, praticam desporto mais de cinco mil atletas, a sua esmagadora maioria jovens. 

Ao longo da história o Sport Lisboa e Benfica sacrificou-se diversas vezes em benefício da cidade, sem nunca ter sido devidamente compensado. Um exemplo foi o abandono do campo das Amoreiras para a construção da autoestrada Lisboa-Jamor.
O Sport Lisboa e Benfica está longe de ser o clube mais beneficiado da cidade pela autarquia. Mesmo em valores absolutos. O Sporting e o Belenenses têm conseguido fazer sucessivas alterações de PDM em volta das suas instalações desportivas. 

Nos terrenos onde o Benfica agora reclama a isenção de taxas foi construído um complexo de piscinas, dois pavilhões desportivos, um museu impar na cidade e de extrema qualidade, que até ganhou o prémio de melhor museu nacional do ano. Uma obra, na sua totalidade, ao serviço da cidade e dos seus cidadãos. 

O orçamento anual da Câmara Municipal de Lisboa é de mais de 700 milhões, este alegado benefício não chega a 0,5% do mesmo. Até mesmo em relação ao Benfica, que no exercício consolidado teve cerca de 200 milhões de receitas, estes 1,5 milhões, significam uns meros 1%.   

O curioso é que este ataque moralista e demagogo a “benefícios a clubes de futebol” não vai beneficiar ninguém, especialmente a cidade e a sua população. Contudo, vai prejudicar essencialmente e num futuro próximo o clube que pertente construir um pavilhão. Se é que algum dia vai chegar a ser construído. Houve alguém que disse que um estúpido é aquele que prejudica os outros sem tirar daí qualquer benefício para si próprio. E quando vai mais longe e até se prejudica a si próprio? 

JL

1 comentário:

  1. Muito boa resposta do Clube!
    http://www.slbenfica.pt/noticias/detalhedenoticia/tabid/2788/ArticleId/40829/language/pt-PT/.aspx

    ResponderEliminar