N

Neste blog por vezes escreve-se segundo a nova ortografia, outras vezes nem por isso.


quinta-feira, 6 de agosto de 2015

FINALMENTE, ACABOU A PRÉ-ÉPOCA!



É oficial: a pré-época chegou ao fim.
Do pouco que vi, não deixa saudades. Do que fui lendo e ouvido, ainda menos.
Nada de novo, no entanto: cada vez mais a pré-época, qualquer pré-época não passa de uma aperitivo pobre, sem graça e completamente desenxabido, quer goleemos o simpático Carouge ou fiquemos em penúltimo na International Champions Cup.
Ou também que sejamos humilhados e goleados pelo Arsenal.
Pois é, a memória por vezes para além de curta, é selectiva.
…//…
Era demasiado evidente que o pós-Jorge Judas não seria fácil qualquer que fosse o treinador.
Foram 6 anos de Benfica, 6 anos de grandes sucessos e algumas derrotas estrondosas.
Seis anos em que Judas e uma organização (é proibido agora dizer estrutura, algumas almas sensíveis incomodam-se…) cada vez mais profissionalizada, devolveram o Benfica ao Benfica.
Seis anos de inequívoca e frequente nota artística mas também de derrotas dramáticas e dolorosas de uma equipa que por vezes parecia ter pavor de ganhar.
Seis anos de uma liderança forte. Para o bem e para o mal.
…//…
Rui Vitória não é obviamente Jorge Judas.
Outro perfil, outro discurso; menos empirismo e intuição, mais preparação académica.
Depois de seis anos de “JJ style”, os benfiquistas sentem-se perdidos e renegam qualquer diferença; uma digressão sem brilho nem vitórias fazem o resto.
Vitória é já abertamente criticado porque a equipa não pressiona, afunila o jogo, joga sem extremos e comete erros defensivos em série.
Mas também porque mete as mãos nos bolsos, não masca pastilha, não exige reforços nem grita com os jogadores.
Pelo meio, arrasa-se o presidente, a gestão, os reforços que chegaram e os que nem por isso, a digressão nas Américas (como se os maiores clubes da Europa não as fizessem…) e o sacrilégio de jogar a Eusébio Cup fora da Luz, esquecendo que nas duas últimas edições, a Luz nem meia casa registou.
…//…
Enfim, nada disto é novo no Benfica, mas por vezes cansa.
 Da euforia desbragada à depressão, ao desânimo e à maledicência pura e dura é apenas um pequeno passo, quaisquer 30 dias de uma pré-época desenxabida.

Felizmente acabou, pelo que deixemo-nos de ladainhas e vamos lá ganhar a Supertaça à equipa do Cérebro.


RC

1 comentário:

  1. Certissimo na sua analise. Além de mà pré-época que foi igual à do ultimo anao, (fomos campeos). JJ jà foi é assim, tinha as suas virtudes e os seus defeitos mas o problema é que JJ comecou a achar q era mais importante que o BENFICA e ai o LFViera, disse jà chega! R.Vitoria é uma incognita assim como foi o JJ quando chegou à Luz, mas JJ esqueceu q sem o SLB ele era um desconhecido,embora tenha correspondido e feito grandes épocas, mas tb falhou em jogos muito importantes onde foi incapaz de lidar com essa pressao. Além dos 2 campeonatos perdidos no final assim como 2 Tacas de Portugal. Pra terminar acho que ele se sente ainda aziado de nao ter continuado na Luz ( sempre a falar do SLB e da "sua equipa"

    ResponderEliminar