N

Neste blog por vezes escreve-se segundo a nova ortografia, outras vezes nem por isso.


sexta-feira, 14 de agosto de 2015

O MAIOR CLUBE DO MUNDO


Até os números, como tudo na vida, podem ser sujeitos a análises subjetivas. A título de exemplo vejam um estudo apresentado hoje pelo IPAM e divulgado assim na TSF: “Quase metade dos entrevistados acredita que o nível de desemprego vai manter-se. A outra metade divide-se entre um aumento ou uma descida.” Com estes dados podemos dizer que cerca de três quartos dos entrevistados não acredita que o desemprego vá subir, o que é significativo. Contudo, também podemos afirmar, sem ser uma falsidade, que três quartos admitem que o desempregado não vai descer, o que é igualmente importante.

Em abril de 2005, quando houve a anterior renumeração de sócios do Sport Lisboa e Benfica, chegou-se ao número de 94.700 sócios. Agora, passados sensivelmente dez anos, chegamos a um número superior a 156 mil. Não são só sessenta mil novos sócios, estes foram muitos mais. Muitos foram entretanto saindo. É sim, um crescimento da massa associativa, de sessenta mil. A meu ver, muito significativo. Nomeadamente, porque a recontagem é feita após quatro anos de profunda crise financeira e com a emigração a níveis superiores aos dos anos sessenta.

Mais significativo ainda é o facto de terem ficado de fora da recontagem, todos os associados com mais de um ano de quotas em atraso. Do outro lado da segunda circular, também fizeram uma nova recontagem, penso que em junho, tenho conhecimento que houve gente com, pelo menos, três anos de quotas em atraso a quem foi dado um novo número. Assim, os números são mais simpáticos.

O Bayern anunciou em abril de 2014 ter chegado aos 251.315 associados e que tinha ultrapassado o Benfica naquele momento como maior clube do mundo. Não duvido. Contudo, há dois dados a ter em conta, a ultima vez que o clube alemão fez a recontagem e os custos que implica ser associado do Bayern. E estou apenas a falar em termos absolutos, não fazendo qualquer comparação com o nível de vida.

Podemos fazer diversas análises a estes números. Podemos ter perdido o título de maior clube do mundo. Podemos até concluir que foi a um insucesso o projeto do presidente em chegar aos 300 mil sócios.  Mas há algo que é indiscutível, o Sport Lisboa e Benfica é cada vez maior.


JL

2 comentários:

  1. Obrigado, finalmente uma análise fria dos numeros e não um bater em dirigentes ou solicitar a sua demissão, preocupa-me muito esta descido e o que ela acarreta, mas também sei que aquilo que não sabia era a cena do 1 ano, um ano é muito curto e quem perdeu o numero devido a esse 1 anos de cotas em atraso, estes numeros percebem-se melhor.
    outra coisa para todos aqueles que já vi pela internet a solicitar a demissão no nosso presidente,
    se o sr luis filipe vieira fosse um intrujão, não teria feito esta recontagem pelo menos não com estas regras, e assim estaria-mos agora todos contentes nos 250mil mas isso seria enganar as pessoas e é isso que a maioria não vê!

    ResponderEliminar
  2. ....JÁ AGORA DESAFIO OS CORRUPTOS DE CONTUMIL E PRINCIPALMENTE OS OSGAS DO LUMIAR A FAZEREM A ATUALIZAÇÃO DE SÓCIOS,E APOSTO QUE OS OSGA NÃO TÊEM 70 MIL SÓCIOS....NEM MESMO A CINO EUROS A QUOTA....

    ResponderEliminar