N

Neste blog por vezes escreve-se segundo a nova ortografia, outras vezes nem por isso.


sexta-feira, 29 de julho de 2016

MILHÕES, KLOPP E RUI VITÓRIA

O futebol está a tornar-se um mundo insano.

Esboroam-se milhões por jogadores banais cuja notoriedade maior é o penteado estrambólico ou o emaranhado de tatuagens.
Pogba, um bom jogador, mas nada mais que isso, parece estar a caminho do Manchester United por obscenos 110 milhões; Higuaín acaba de trair a paixão de milhares de napolitanos e ruma à Juventus por 90 milhões de euros.

A unidade de contagem já não é sequer o milhão mas sim a dezena: qualquer perna de pau vale 30, 40, 50 milhões, sobretudo se as transferências envolverem os mercados espanhol e inglês.

Vale a pena por isso, atentarmos nas palavras de Jurgen Klopp, um treinador, de facto, diferente, que acredita mais nas virtudes do trabalho do que no mérito do milhão.

No futebol, o dinheiro esbanjado a rodos não significa necessariamente sucesso, conquistas, títulos.
Apesar dos milhões que hoje o envolvem de forma ilógica e obscena, o futebol continua a ser um jogo e portanto com uma forte componente aleatória.

Mas não só: no futebol poderá vencer também quem for mais competente, metódico, organizado, perspicaz, inteligente, resiliente, trabalhador.

Eis, pois, o que me parece evidente para o nosso clube.

Deveremos nós partir antecipadamente derrotados para uma grande competição como a Champions ?
Deveremos nós abdicar, desistir, resignarmo-nos à disputa de competições menores, como, aliás, o fizemos em tempos bem recentes ?

Nada disso e não só por sermos Benfica.

Muito para além dos milhões esbanjados em estrelas ou candidatos a tal, no futebol poderá ganhar também quem for, de facto, melhor e mais forte: não no orçamento mas sim na capacidade de trabalho, na competência, na organização, na ambição, na capacidade de sonhar, até.


É este o alcance das palavras de Klopp e foi esta a lição de Rui Vitória quando em Abril último fez tremer o todo-poderoso Bayern, perdendo a qualificação por uma unha negra, mas acima de tudo, lutando até ao fim e em cada palmo de terreno.


RC

2 comentários:

  1. o que aconteceu é que os valores dos jogadores de topo inflacionaram, e muito, e a diferença para os jogadores que estão no patamar imediatamente abaixo passou a der enorme no aspecto financeiro mas no aspecto futebolístico essa diferença continua igual ao que era até à pouco tempo e não é assim tão grande e muito menos corresponde à diferença financeira.

    ResponderEliminar
  2. tantos milhoes estragados e mt milhoes a passar fome em todo mundo ,da ke pensar!!!???

    ResponderEliminar