N

Neste blog por vezes escreve-se segundo a nova ortografia, outras vezes nem por isso.


segunda-feira, 21 de abril de 2014

ESTAR CAMPEÃO



A festa faz-se na rua. A glória do Benfica não sucedeu de visitas a hotéis ao calor da noite, nem de jantares entre privilegiados da vida. O Benfica é de todas as ruas do mundo. 

Depois dos abraços, dos gritos, da euforia, do contemplar sorridente do festejo, sentamo-nos em frente às teclas e já mais serenos pensamos o que isto tudo significa. Significa que o clube campeão está campeão. E reforço o verbo estar em detrimento do ser. Campeões sempre fomos. É da nossa natureza. Todavia, por vezes, ultimamente demasiadas vezes, não estamos. Mas agora estamos e para nos mantermos temos que ter sempre presente a permanente possibilidade da situação se inverter. Para época seguinte vamos ter de voltar a conseguir estar. 

O Benfica já o devia estar há três anos. Apesar de melhores nas épocas anteriores, o triunfo só chegou quando fomos muito melhores. Destacadamente melhores. No futebol português o Benfica tem de ser muito melhor. Sempre. Ao menor equilíbrio, mesmo momentâneo, as nossas vitórias são logo postas em causa. A mentira, o revisionismo, a imbecilidade e a parvoíce pura são armas para as quais nem sempre temos escudo. Estar campeão é ter sido muito melhor que os outros. 

Por último, mais uma vez o Benfica é campeão lutando até perto do fim contra um adversário que não o FCP. Foi assim no do Trappatoni, os andrades só ultrapassaram os lagartos na última jornada, foi assim no primeiro do Jesus, que gramámos o Braga e agora este, em que levámos com a lagartagem. Estar campeão é também ultrapassar os nossos fantasmas. 

JL  

1 comentário:

  1. BENFICA CAMPEÃO! Nada mais do quase perfeito. Em sintonia com a grandeza e o profissionalismo exercido por esta equipa. São dignos de vestir o manto sagrado e representar as cores e o emblema do nosso clube. Depois do jogo vitorioso para concluir a pontuação suficiente no sentido de se sagrar campeão, da festa com estádio cheio, vibrante e a saltitar como papoilas loucas por um triunfo, da caminhada gloriosa e triunfante entre a nossa catedral e o centro do nosso país, de ver o meu filho a cantar (e a vibrar) em pleno metro o hino de homenagem ao grande Cosme Damião no meio de inesquecíveis representantes dos NN, da compra de cachecóis e T-shirt's, só faltou um registo, um simples registo para este dia ser perfeito: uma foto com Shéu Han e Minervino Pietra, ilustres ex-jogadores do Glorioso e agora com novas funções no clube, em homenagem ao meu Pai, que já cá não está para saborear este título, que tantas vezes me transportou ao Estádio da Luz e me ensinou, acima de tudo, o que é sentir o Benfica e a sua mística, através de jogadores como Humberto Coelho, Shéu, Pietra, Bento, Bastos Lopes, Néné, etc,....

    ResponderEliminar