N

Neste blog por vezes escreve-se segundo a nova ortografia, outras vezes nem por isso.


terça-feira, 28 de outubro de 2014

A REALIDADE PARALELA DA SEGUNDA CIRCULAR



Vem na democrática wikipédia: Realidade (do latim realitas isto é, "coisa") significa em uso comum "tudo o que existe". O termo inclui tudo o que é, seja ou não percetível, acessível ou entendido pela ciência, filosofia ou qualquer outro sistema de análise. 

Entendidos relativamente ao conceito, vamos aos factos: Esta época a única equipa que venceu um troféu foi o Benfica. Sei bem que é o mais reles de todos: a supertaça, mas entre este e nenhum, escolhemos o caneco. Até ao final teremos esta pequena vantagem. 

Na Liga dos Campeões o Benfica tem exatamente os mesmos pontos que o Sporting. Sendo que estes últimos têm um grupo infinitamente inferior ao do Glorioso. Já ambos jogaram com todas as equipas e igualmente dois jogos fora e um em casa. Ao nível de resultados, sendo medíocre, é no mínimo idêntico aos que moram no Lumiar.    

No campeonato o Benfica segue em primeiro. Os lagartos em quarto. O líder tem o melhor ataque e o mesmo número de golos sofridos que o Sporting. Como eles, continua na Taça de Portugal. Estamos em vantagem. 

Lendo os jornais, ouvido a rádio, assistindo aos paineleiros na TV, parece que a realidade é outra.
Como aquela anunciada pelo jornal A bola de hoje. O Benfica de jesus perdeu 50% dos jogos fora contra as equipas “grandes”. Isso quer dizer que essas equipas (Sporting e Porto), em casa apenas conseguem ganhar metade das vezes ao Benfica de Jesus. 

Todavia, isto da estatística e de agrupar resultados de várias equipas tem o seu quê enviesamento analítico. Por exemplo, o Sporting em casa, durante o reinado Jesus, só ganhou uma vez ao Benfica. Foi por 1-0, com um penalti duvidoso. Penso não ser sequer necessário olhar para os resultados na Luz. Será bloqueio? 

Com estes factos apenas podemos chegar a uma de duas conclusões. Ou o Sporting desistiu do seu anseio de grandeza, talvez cansado de mais de um seculo de frustrações, ou esta campanha delirante (cujo o expoente máximo é o jornal record) tem como objetivo oxigenar alguma instituição em dificuldades, usando uma eventual crise no Benfica. 

JL

3 comentários:

  1. " Como eles, continua na Taça de Portugal. Estamos em vantagem." - não esquecer que nós eliminámos o Covilhã por 3-2, enquanto os lagartos foram ao dragão eliminar o porto. Parecendo que não, faz diferença.

    "Por exemplo, o Sporting em casa, durante o reinado Jesus, só ganhou uma vez ao Benfica. Foi por 1-0, com um penalti duvidoso. Penso não ser sequer necessário olhar para os resultados na Luz. Será bloqueio?" - claro que é bloqueio. O sporting bloqueia contra o Benfica, e nós bloqueamos contra o porto, isso parecem-me coisas óbvias.
    Outra coisa óbvia é que Jesus bloqueia nos jogos grandes/complicados; sempre foi assim e sempre será. Só para dar o exeplo deste ano: 5 jogos de dificuldade média/alta, 2 empates e 3 derrotas. Acreditem que a estatística nos anteriores 5 anos de Jesus não é muito melhor.

    ResponderEliminar
  2. È o Jesus que bloqueia ou o Benfica?

    ResponderEliminar