N

Neste blog por vezes escreve-se segundo a nova ortografia, outras vezes nem por isso.


quinta-feira, 6 de novembro de 2014

HÉLDER COSTA



Hélder Costa é um produto puro da formação do Benfica. Acompanho-o desde há muito e com mais intensidade desde os juvenis. Era um jogador que não me agradava de todo. Ter talento a rodos parecia contribuir para uma excessiva soberba. Era uma espécie de Gaitan dos pequeninos. Apesar da técnica e da rapidez de execução, só surgia no jogo quando lhe apetecia. Eram poucas as vezes que ele fazia a diferença. 

Todavia, esta época, algo mudou. Já havia algumas pistas no ano passado. Hélder Costa está tornar-se um jogador diferente. Mantendo o talento e a velocidade, está evoluir no posicionamento, na garra, no remate, na forma como analisa o jogo em cada momento. De um quase caso perdido tornou-se, juntamente com o Gonçalo Guedes, um dos mais promissores jogadores na equipa B. Ontem jogou uma monstruosidade. A forma como surgiu na área para marcar os três golos não é de um jogador qualquer. Aos 20 anos finalmente temos promessa.   

JL

3 comentários:

  1. Mais uma vez, a equipa B do Benfica brindou os seus adeptos com um excelente resultado e uma boa exibição. É uma equipa que ao longo dos últimos três anos, principalmente, tem apresentado um bom trabalho numa competição altamente competitiva e muito equilibrada ao nível das equipas que nela participam, facto que se comprova nas pequenas diferenças pontuais da sua classificação geral. Esta equipa B do Benfica tem demonstrado o bom trabalho que tem sido desenvolvido na formação do nosso clube, com destaque para jogadores como Miguel Rosa ou David Simão, nos primeiros tempos deste projecto, seguindo-se mais recentemente, André Almeida e André Gomes, altamente aproveitados na equipa principal. Infelizmente, o mesmo não se pode dizer, em relação a jogadores como Bernardo Silva, Ivan Cavaleiro, Mika, João Cancelo, Nélson Oliveira e Urreta, visto que foram completamente desaproveitados numa altura crucial para o Benfica tentar lançar estes jovens jogadores com a saída, em massa, de inúmeros elementos importantes da época passada. Teimosia do treinador? Questões financeiras ou empresariais de gestão do próprio clube? Má gestão do plantel? Opções erradas do treinador e insistência em jogadores não-portugueses? Jorge Jesus, com todo o mérito que se lhe reconhece, com o todo trabalho que tem desenvolvido em prol da equipa profissional de futebol do Benfica, com tudo aquilo que tem feito para o Benfica voltar nos últimos anos a ser um clube respeitado no mundo do futebol, é um treinador que não dá continuidade ao trabalho da formação do clube, não dá valor a jogadores jovens e de qualidade que poderiam ser importantes para o plantel principal, jogadores como Hélder Costa, Rúben Pinto, Bernardo Silva, Ivan Cavaleiro, João Teixeira, Urreta, Gonçalo Guedes, Nélson Oliveira, entre outros, não podem ser tratados desta forma por Jorge Jesus. É bom relembrar a aposta insistente que o mestre da tática fez em Roderick, esse esteio da defesa encarnada...mas para estes jogadores, de bom nível e com provas dadas em competição, não servem para este senhor. Devemos questionar esta situação, principalmente, numa fase complicada em termos financeiros que o clube está a viver e fragilizado em relação à saída de jogadores importantes. Janeiro será mais um mês terrível!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho 72 anos.
      Tornei-me benfiquista no tempo em que o futebol era dominado pelos lagartos do Góis Mota, mas, se ouso pôr em causa as asneiradas do JJ, sou apelidado de anti-benfiquista.
      Este senhor, teve a felicidade de ter ao seu dispor, uma capacidade financeira, que nenhum treinador teve nas últimas três décadas, e, mesmo assim em cinco anos, só conseguiu ganhar um campeonato ao Braga e outro aos lagartos.
      Quanto a Taças de Portugal, prova que nos é querida, nos mesmos 5 anos ganhou uma final ao Rio Ave e perdeu outra com o Guimarães.
      Merece o ordenado que ganha??
      Na minha opinião, não.
      Merece ser criticado???
      Na minha opinião, sim???
      O que fez antes de chegar ao SLB???
      Na minha opinião, muito pouco.
      Benfica sempre

      Eliminar