N

Neste blog por vezes escreve-se segundo a nova ortografia, outras vezes nem por isso.


quinta-feira, 2 de abril de 2015

AS “VERDADES INCONTESTÁVEIS” DO FUTEBOL PORTUGUÊS


Para os entendidos é incontestável que qualquer jogador que fale português de berço, mesmo que tenha nascido em Bissau, Campinas ou Alcoentre, é um potencial mago da bola. Então se compararmos com um sérvio, mesmo internacional, o luso ou descendente de luso torna-se automaticamente um potencial aspirante a Maradona. Existe inclusive um campeonato de jogadores que são selecionados. Não há taça, não dá acesso a ligas europeias, mas o vencedor tem lugar no Olimpo dos jornais desportivos.

Outra verdade incontestável do nosso futebol é o potencial infinito da juventude. As camadas jovens em Portugal não chegam a ter futuro, o presente é imediato. Um clube que não aposte nos seus jovens é um clube acabado, à beira da falência, pior, é um clube imoral, é a vergonha do desporto nacional.

O curioso é que o clube que mais apostou nas suas camadas jovens, nos últimos 10, 20 ou 30 anos, praticamente não ganhou nada. Em Portugal e na Europa. Em contraponto, o FCP, que talvez seja quem aposta menos, tem dominado quase na totalidade a modalidade no último quarto século.

Os factos têm destas coisas, são teimosos. Mas não são mais teimosos que os entendidos. Estes, com a força da sua verdade, vão continuar a tentar empurrar o Benfica para uma crescente Sportinguinzação. As parangonas de hoje nos jornais, dois deles em bela sintonia, representam a habitual estratégia concertada para a fragilização competitiva do clube. Se calhar têm de nascer 10 vezes para o conseguirem.



JL

Sem comentários:

Enviar um comentário