N

Neste blog por vezes escreve-se segundo a nova ortografia, outras vezes nem por isso.


quarta-feira, 1 de julho de 2015

BERNARDO E OS NÚMEROS


Os números no futebol ajudam. Esclarecem algumas coisas. Podem até ser um bom ponto de partida. Mas não são o fundamental. Um jogo de futebol é realizado num campo com 90 a 120 metros de comprimento e 45 a 90 metros de largura, com uma bola, geralmente ao ar livre e com 22 homens (ou mulheres). É da interação de todos estes fatores inconstantes que surge o resultado. A partir de uma quase infinidade de dados aleatórios e não controláveis. Desde a bola, de trajetória por vezes imprevisível, ao condicionalismos do clima, até às idiossincrasias própria dos 22 seres humanos que estão em campo.

Quando Bernardo Silva foi vendido por meros 15 milhões de euros houve duas formas destintas de analisar o negócio. A mais sentimental, que defendia ter sido um mau negócio, pelo benfiquismo do Bernardo, pela injustiça de nunca ter tido a oportunidade de representar o clube ao mais alto nível. Em contraponto, a mais “racional”, receber 15 milhões por um jogador que ainda não se tinha estreado na principal equipa do Benfica, nunca poderia ser considerado um mau negócio. Se olharmos para os números, de forma desapaixonada, esta segunda doutrina é inatacável.

Escrevi aqui no blog, mesmo em cima do acontecimento, que a venda de Bernardo Silva era sempre um mau negócio. Expliquei, na altura, que numa venda o que está em causa não é o valor do jogador na atualidade mas o seu potencial de rendimento no futuro. Por essa razão, por exemplo, talvez o Luisão não tenha tanto valor de mercado que o Jardel. Pela mesma razão, o Maxi não deveria pedir mundos e fundos ao Benfica e a equipa que o contratar, se for pagar o que por aí de anuncia será obviamente um mau negócio.

Contudo, para além dos números, o futebol é muito mais. E ver um jogador a atuar, ao vivo, perceber a forma como interage na dinâmica do jogo, como corre de cabeça levantada, como é generoso com a equipa, é a prova essencial do seu valor. Um valor que vai muito além dos passes certos, assistências ou golos marcados. E quem visse Bernardo Silva jogar, sem condicionalismo no olhar, sem a vista estar enublada pela teimosia, veria que tínhamos jogador. Como já aqui o tinha escrito há três anos atrás. Houve alguém que não viu.
JL

6 comentários:

  1. JL compreendo perfeitamente essa tua visão. mas na altura tinhas um treinador que com a actual esquema táctico que impunha o Bernardo não se encaixava e todos nós sabemos que nunca se iria impor.. era o treinador que tinhas na altura e era com ele que tinhas que contar! apareceu uma oferta de 15M, apesar de ser um mau negócio, tinhas que aceitar, não tinhas opção! e digo-te muito sinceramente uma coisa.. a conversa do Bernardo já chateia.. os Bernardos para mim não me diz nada.. eu quero é ser campeão e até pode ser com 11 chineses!!

    ResponderEliminar
  2. O JJ foi um cancro no Benfica durante 6 anos, um cancro que nos deu alegrias e muitas, mas também muitas tristezas, finalmente vimos nos livres desse cancro, sem esse cancro a saida do Maxi não me chateava porque tinhamos Cancelo, a lesão do sálvio seria colmatada por um cavaleiro, ou helder costa, mais maduros e experientes, a saida de um lima ou jonas teria um Fonte mais forte e preparado, o Guedes estava uns furos acima e não desmoralizado como acabou a época.
    Esse cancro deu-nos titulos sim, mas estava a definhar-nos a consumir o nosso futuro em vendas que encobriam mais compras.
    para mim um treinador é aquele que faz milagres com o plantel que tem (Trappatoni, Sven Goran Erikson, Toni)
    não o que compram rios e camiões de jogadores, para depois vender um e acharem-se os maiores!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. eh pah.... o que estas a dizer é um completo disparate!!! Podes não gostar do carácter do JJ, e apontar vários erros, mas tudo tem um limite!! Um cancro? Um cancro que no primeiro ano e com praticamente o mesmo plantel do antecessor (quique) pôs os mesmos jogadores a jogarem mais do dobro, uma equipa com fio de jogo com um futebol super atractivo? Um cancro que levou a equipa a 2 finais da liga europa seguida? Um cancro que adaptou e transformou jogadores razoaveis/bons nos melhores da europa, como Matic, D.Luiz, Enzo, Di Maria, Coentrão?? O JJ tem muitos defeitos, mas é um bom treinador e para portugal é dos melhores!! Achas que o Toni e o erikson fizeram milagres com o plantel que tinham?? Investiga um pouco e vai ver quais os jogadores que compunham os planteis na altura! Em relação ao Trap, o plantel era fraco, mas fomos campeões muito por demérito dos adversários.
      Ass:Luís

      Eliminar
    2. Nunca ninguém teve tantos, nem tão bons recursos que o Jesus. Teve algum mérito, mas aquele denominação de potenciador é exagerada.

      Eliminar
  3. Ao ver o Bernardo Silva a jogar, dá-me uma sensação de alegria (pelo jogador e pela qualidade do trabalho desenvolvido no Seixal) mas, também, de muita tristeza por não ter sido aproveitado pelo clube que muito adoro. Contudo, novos ventos sopram para os lados da Luz e de certeza que os jovens talentos, do mesmo nível do Bernardo, serão aproveitados e potencializados: Gonçalo Guedes, Renato Sanches, João Nunes, Guzo, Nelson Semedo, Teixeira,Lindelof, Fábio Cardoso...

    ResponderEliminar