N

Neste blog por vezes escreve-se segundo a nova ortografia, outras vezes nem por isso.


quarta-feira, 9 de setembro de 2015

5 EUROS


 
 
Os mais atentos já repararam que anda por ai uma celeuma nas redes sociais por causa do custo do novo cartão de sócio. Quero acreditar que não estão em causa os 5 euros. Quem não pode despender 5 euros de dez em dez anos para um cartão, não deve ser sócio do Benfica. Ponto. Quem pode e não quer, por maioria de razão, também não. As pessoas têm de ter noção do ridículo, 5 euros nem para um corte de cabelo dá.
Mais esta polémica tem subjacentes dois aspetos que são importantes realçar. A relação do Benfica com os sócios e a relação dos sócios com o Benfica.
Falemos primeiro da segunda. Talvez devido à primeira, a maioria (e realço a generalização) dos associados do Benfica habituaram-se a exigir sempre muito do clube e a dar muito pouco. Se exigir é uma virtude e talvez contribua para o fato de sermos o maior clube desportivo do mundo, o não querer dar nada em troca, torna-se problemático na gestão dos recursos financeiros à disposição das várias Direções.  
Sempre se reclamou de tudo, do preço dos bilhetes, do redpass e das quotas. No entanto, alguém já parou para comparar os valores que dá ao seu clube de coração e aqueles que despensa para o ginásio, para o jantar no restaurante da moda, nos festivais de música, nas férias no resort de umas tantas estrelas, nos telemóveis topo de gama. Se sim e se mesmo assim acha que tem razão é porque o clube não tem assim tanta importância.  
Infelizmente o Benfica nasceu num país pequeno. Mesmo sendo, inequivocamente, o clube nacional com maior expansão mundial, muito graças à sua implementação nos PALOPS e nas comunidades de emigrantes, está em permanente desvantagem em relação aos clubes com mercados como o espanhol, inglês e alemão.  
O primeiro aspeto é, a meu ver, ainda mais determinante. A situação de sócio do Benfica perdeu uma importância significativa nos últimos anos. Sem redpass a diferença no preço dos bilhetes é insignificante. E mesmo com o redpass, muitos se questionam sobre as suas eventuais vantagens. O que é estranho, pois deveria ser um produto cujos benefícios deviam ser inquestionáveis.
Mas o maior problema, a meu ver, tem ver com algo dificilmente mensurável. A ligação emotiva com o clube e as suas estruturas de decisão.
O clube tem à sua disposição, como nunca, um conjunto de meios de comunicação que deveriam contribuir para criar canais dinâmicos entre os sócios e os seus eleitos. Ao invés, os sócios sentem estar perante uma elite entrincheirada nos estúdios da BTV, que com ou sem razão, vão usufruindo de um clube que deveria ser todos. As constantes reportagens sobre vernissages, torneios de golfe e festas VIP alimentam sobremaneira esse sentimento. Se calhar inadvertidamente, mas os sócios, que são alma e a razão do Benfica, são constantemente atirados para fora da esfera do clube. Não sentem o clube seu, sentem-no como uma marca.
O Benfica necessita urgentemente de uma nova política de comunicação interna.
O que sente um sócio no estádio, que é seu, ao ouvir o locutor a agradecer o apoio? A dizer que são os melhores espectadores do mundo? Aquilo é o quê, um espetáculo do zoomarine? Os sócios são mais Benfica do que os onze que entraram em campo com a nossa camisola.
JL

 

3 comentários:

  1. Enormérrimo Cosme, Companheiro,

    Obrigado. Muito Obrigado por teres escrito isto e tu não imaginas a emoção com que eu li as tuas palavras e partilho essas aspirações.

    Há tanto o que melhorar no Clube e nos Nossos comportamentos ...

    Viva o Benfica!

    ResponderEliminar
  2. Mais um grande texto, JL!!!

    ResponderEliminar
  3. É a televisão, jornal, revista, entrevistas do Presidente ou do nosso CFO, Assembleias Gerais, em breve será o rádio, é o contacto directo com o sócio nas instalações, são todos os meios de comunicação disponíveis no mercado, é o site, é o twiter, facebook, etc...

    E meses após o processo de remuneração acabamos por saber por carta(recebi ontem pois vivo no estrangeiro), o senhor xpto tem até ao dia Y para proceder ao pagamento de X euros. parece um pouco frio a maneira como foi tratado o assunto. Os sócios não exigem mais 5 euros ou menos 5 euros exigem acima de tudo respeito e consideração, porque são os sócios que levam o clube para a frente e foram os sócios que já salvaram o clube do seu fim !

    Se mais alguém falar em 5€ não passa dum pateta saloio a tentar menorizar um assunto que não é nada financeira e a tentar depreciar consócios acusando-os de patetices !

    ResponderEliminar