N

Neste blog por vezes escreve-se segundo a nova ortografia, outras vezes nem por isso.


sábado, 13 de fevereiro de 2016

A DERROTA E O EQUÍVOCO


De derrotas injustas e de vitórias morais, está a história do futebol cheia e não é argumento que me seduza.

Ontem, o Benfica perdeu porque foi incompetente: faltou-lhe frieza e classe no momento da decisão em frente à baliza de Casillas, faltou-lhe capacidade de pressão e marcação a meio-campo e na defesa abrimos autênticas auto-estradas para os dois golos do Porto mais fraco dos últimos 20 anos.  
Pouco feliz, no banco também: as substituições nada trouxeram de novo a uma equipa que a partir de determinada altura se revelou atarantada, sem rumo nem ideias.

Não me agrada, portanto, ouvir falar em justiça ou injustiça quando vejo e revejo a forma como Mitroglou e Samaris falharam clamorosamente o que não poderiam falhar; quando vejo e revejo o ridículo 1º golo que sofremos com uma equipa parada a ver Quintero preparar o remate e com a devida colaboração também de Julio César, cuja colocação não me pareceu feliz; quando vejo e revejo o buraco de Jardel que possibilitou o remate de Aboubakar.

Muito menos estou disponível para este tipo de discursos entre a justificação e a desculpabilização por parte do nosso treinador, quando penso no rendimento que um jogador como Gaitan apresentou no jogo de ontem.

O facto nem sequer é novo e só passa despercebido porque Gaitan é alvo de uma devoção irracional por parte da massa associativa, que vê nele uma  entidade quase sobrenatural, espécie de misto entre Maradona, Aimar e Messi, para não falar da chamada imprensa especializada que por ignorância e à falta de melhor, se deleita com números de circo.

A verdade é que uma vez mais, Gaitan eclipsou-se num grande jogo.

Tem sido assim a carreira de Nico no Benfica. Um incomensurável portfólio de números de circo e toques artísticos contra todos os Moreirenses deste campeonato e de uma forma geral um apagão nos grandes momentos.

Ontem, o rendimento no nosso número 10 e para não variar foi uma quase nulidade.

Aliás, a forma como não conseguiu bater Casillas aos 53 minutos é emblemática do enorme equívoco que Nico Gaitán é e representa para o futebol do Benfica: demasiadas intermitências, pouca concentração, falta de intensidade competitiva.



RC

7 comentários:

  1. "Ontem, o Benfica perdeu porque foi incompetente: faltou-lhe frieza e classe no momento da decisão em frente à baliza de Casillas, faltou-lhe capacidade de pressão e marcação a meio-campo e na defesa abrimos autênticas auto-estradas para os dois golos do Porto mais fraco dos últimos 20 anos." Ora, até que enfim alguém que não está com tretas, com o descaramento de ainda estar a elogiar e exibição absolutamente ridícula que fizemos.

    ResponderEliminar
  2. Dos poucos comentários coerentes que vi depois do jogo de ontem.Uma equipa que quer ganhar não pode falhar escandalosamente tanto golo e dar tantas facilidades em termos de marcação e pressão a nivel defensivo.A falta de equilibrio na estruturação do plantel tambem é visivel e evidente.Nunca nos ultimos largos anos os porcos estiveram á mercê de serem vexados na Luz.Mas como também não fomos competentes e eficazes pagámos bem caro.

    ResponderEliminar
  3. "Não há vitórias morais, nem derrotas injustas". Mas nestes casos falar de competência ou incompetência é exactamente a mesma coisa.
    É futebol. Um jogo onde o factor sorte, muitas das vezes se sobrepõe a tudo o resto. Nada mais do que isso.
    A derrota, e neste caso derrotas do Benfica dão azo aos cometários e opiniões mais díspares. Porquê?
    Porque são poucas. Muito poucas e provocam todo o tipo de reacções.
    Nestes momentos, para os Autênticos, não há lugares a críticas ou teorias da conspiração em relação a questões de ordem exibicional.
    Atitudes de pouco profissionalismo ou muito simpáticas para um adversário, isso sim, poderemos e deveremos falar à vontade.
    Aspectos técnicos e tácticos são com quem lá está e não com quem está de fora a ver a paisagem e o espectáculo.
    Poderemos desabafar. Tudo bem. Mas nunca o farei na praça pública, nem em qualquer blogue. Seja neste, no meu ou em qualquer outro.

    Saudações.

    ResponderEliminar
  4. Concordo com tudo, em especial na parte que se refere a Gaitan, não entendo os sucessivos elogios que lhe fazem quando ao longo de todas as épocas que leva no Benfica, tem sido um jogador de uma irregularidade enorme, esteve lesionado e a equipa jogou bem, com o Carcela a entrar bem na equipa, assim que voltou da lesão passou automaticamente a titular e não entendo porque... ontem ficou patente a toda a sua irregularidade, ao fazer um jogo miserável, acho que foi sem dúvida um jogador a menos na equipa, apenas se mostrou num momento, quando reclamou com os adeptos por estarem a atirar cartolinas molhadas ao seu amigo maxi. Começa-se a perceber o porque de todos os anos estar para ser vendido e não aparece uma equipa de topo a dar o que se pede por ele, comigo tão cedo não calçava, até mudar de atitude e passar a comer a relva e sinceramente espero que finalmente no fim desta época seja vendido, os substitutos já estão encontrados e contratados e sinceramente parece-me que ficaremos melhor servidos.

    Afonso Peres

    ResponderEliminar
  5. MANUEL

    De um modo geral concordo(atenção que não foi Quintero mas sim Herrera)com a análise pois nunca gostei da treta da "justiça" ou "injustiça". Isso não existe em desporto.Ou se merece ou não se merece.E o SLB ontem andou a falhar de forma icrivel golos mas tb há que dar mérito a Casillas pos está lá apar aisso mesmo. Direi que a diferença no resultado foi um defender tudo, inclusivé um remate surpresa dum seu defesa, e o outro ter "comido" dois golos.
    Quanto a Gaitam há que lhe explicar que numeros de circo é quando se está a vencer ou em situações que o permitem fazer malabarismos.Ontem todos os que fez falharam e entregou a bola aos adversários.
    Quanto a RV veja se se decide duma vez a pensar que está no SLB e não a usar tacticas que funcionam com pequenos mas quando são equipas mais evoluidas falha.Vem ai o Zenit e cá estamos para ver.Não cabe na cabeça de ninguém fazer entrar(com a equipa a perder) um jogador que esteve a recuperar duma lesão grave e que não jogava há 8 meses.Milagres só no Céu.
    Substituições todas mal feitas e não percebeu as alterações do Peseiro.Por isso perdeu o jogo.De castigo devia ficar a ver o filme de todos os jogos que perdeu com lagartos e portistas até descobrir tudo o que fez de errado.
    Nada está perdido mas nesta fase deitar fora oportunidades de afastar candidatos é que não pode ser.

    ResponderEliminar
  6. Parece que afinal ainda temos o jj no comando do S.L.Benfica.

    Exactamente os mesmos erros que o outro cometia foram cometidos. Toda a gente a vê-los crescer e não se faz nada. Depois, já tarde demais, mexe-se e mexe-se mal.
    Será o software que decide o que fazer(?)

    Em relação ao gaitan ainda estou para perceber como consegue acabar o jogo!?!
    Por alguma razão há uns que ficam cá 2 anos e são vendidos por uma batelada e outros que andam cá 6 anos e ninguém lhes pega. Embora seja um bom jogador, falta-lhe a intensidade para ser um jogador de topo.

    ResponderEliminar