N

Neste blog por vezes escreve-se segundo a nova ortografia, outras vezes nem por isso.


segunda-feira, 7 de março de 2016

A VINGANÇA DO "PROFESSOR DE GINÁSTICA"


Dos tempos em que o jornalismo desportivo era uma arte tecida por grandes senhores do futebol e da língua portuguesa, um título ficou na história e tornou-se lenda, atravessando gerações de leitores e de adeptos.

“A vingança da bola quadrada” saído da imaginação e da genialidade do inesquecível Carlos Pinhão, a propósito de uma vitória também ela lendária em que os Magriços desfizeram a tradicional arrogância brasileira e Eusébio destronou definitivamente Pelé como rei do Mundial de 1966.

De tudo isso me lembrei no sábado à noite, enquanto observava a tranquila mas firme conferência de imprensa de Rui Vitória após a vitória na Osgaláxia.
Seria fácil, sobretudo depois de uma vitória como a de sábado, responder à letra ao ex-funcionário do Benfica que de cabeça perdida revelou a sua pior face: a falta de nível e de classe, o mau perder, a boçalidade própria dos fracos de espirito.

Rui Vitória escolheu outro caminho e assim honrou-se, honrando-nos, respondendo à Benfica: com nível e inteligência, educação e humildade mas sem subserviências perante os dislates do colega de profissão.

Também eu sou de opinião que aconteça o que acontecer, a época está ganha.

Vitima de uma campanha sem precedentes na história recente do futebol português, Vitória a tudo e todos resistiu: a uma imprensa maldosa, às criticas cobardes do seu antecessor, à desconfiança com que largos sectores da massa associativa o iam encarando.

Rui Vitória nunca se escondeu: pelo contrário, continuou a acreditar no seu trabalho e na valia do seu grupo de trabalho.

É hoje um prazer imenso, um orgulho enorme termos um treinador que não nega a Lindelof e a Gonçalo Guedes, a Renato Sanches e a Nélson Semedo os sonhos que  cobardemente foram roubados a Bernardo Silva, João Cancelo, Ivan Cavaleiro e outros que tiveram a desdita de se cruzarem com o mestra da táctica e da arrogância.

A alta e arriscada aposta de Vieira está ganha, aconteça o que acontecer e ainda que o Benfica acabe por nada ganhar.

O Benfica tem neste momento um treinador de corpo inteiro, que não necessita de andar aos empurrões aos adjuntos ou a figuras históricas do clube para afirmar a autoridade; que não se esconde nem se acobarda perante as dificuldades e os grandes da Champions; que faz a diferença com um discurso correcto, educado, humilde mas convicto, evitando com inteligência e sensatez, polémicas de chinela que tanto jeito dariam a alguns.

Este é o meu tributo a Rui Vitória, um profissional mas também e genuinamente um dos nossos.

E é por tudo isto que me lembrei do título de mestre Pinhão:desta vez e com a devida vénia, "A vingança do Professor de Ginástica”


RC

6 comentários:

  1. excelente texto e lembrar uma coisa, o Rui Vitória foi muito criticado, antes da pré época, durante a pré época e no arranque do campeonato,
    Hoje todos aqueles que o criticaram deviam de fazer um mea culpa e apresentar um pedido formal de desculpas.
    Mesmo que o Benfica não ganhe o tri fiquem sabendo uma coisa, o rui Vitória já provou que é treinador para o Benfica, e espero que fique lá muitos anos!
    Carrega Benfica!!

    ResponderEliminar
  2. Homens grandes! Pinhão e Vitória.
    Excelente texto. Obrigado

    ResponderEliminar