N

Neste blog por vezes escreve-se segundo a nova ortografia, outras vezes nem por isso.


sexta-feira, 22 de julho de 2016

RAUL - A OUTRA VISÃO


Vamos esquecer a incomum relação entre o Benfica e o Atlético de Madrid, no que diz respeito a negócios com jogadores, às abundantes compras feitas e as interrogações que enquadram algumas das vendas. Isolando o negócio Raul Jiménez, por mais difícil que seja o exercício, provavelmente temos um olhar diferente sobre a aquisição do resto do seu passe pelo Benfica.

Jimenez é jovem, demasiado jovem para ponta de lança, cuja posição só se atinge a plenitude muito perto dos 30 anos. Eu bem me recordo do primeiro ano do Cardozo no Benfica. O paraguaio, que custou uns redondos 12 milhões, ficou famoso naquela primeira época mais pela falta de delicadeza dos seus pés e por uma inaptidão inesperada para jogar de cabeça, do que pelas características de matador. Foi crescendo com a experiencia, tornando-se um jogador imprescindível e de grande qualidade.

Acredito que Raul possa vir a estar num nível mais acima. Tem mais margem de progressão, tem características físicas e técnicas superiores ao Cardozo. Se vai resultar? Há alguma certeza no futebol?  22 milhões é muito para um ponta-de-lança jovem e muito promissor?  Talvez. Mas talvez sejam mais recuperáveis estes do que os vários milhões gastos pelo Benfica em muitos jogadores que andam por aí emprestadados, nos mais recônditos lugares.  

JL

10 comentários:

  1. Técnicas? Físicas é muito forte. Tecnicamente, até na receção tem dificuldades básicas de escola.
    Esta contratação não dá para conformismos. É um péssimo ato de gestão de um jogador que vai romper...o banco enquanto o verdadeiro craque Mitro está em campo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso não é verdade jorgen80. O problema é que muitas dessas críticas é feita porque não entendem o contexto em que o atleta é lançado. Por exemplo, quem viu o Renato Sanches na final poderia ter pensado que ele não sabe sequer receber um bola. Ele sabe, mas o contexto de tensão máxima do jogo não lhe permitiu estar a 100% das suas capacidades.

      No caso do Raúl o motivo nem são os nervos. É simplesmente falta de ritmo de jogo.

      Se ele continuar a ter esse tipo de recepções que dizes que ele tem, ao fim de 5 a 10 jogos seguidos, quero ver se mantens a mesma opinião.

      Eliminar
    2. Caro PP, o Renato viu-se e desejou-se com os lagartos da selecção, que não lhe passavam a bola. Foi ostracizado. essa é que é a verdade.

      Viva o Benfica!

      Eliminar
  2. Infelizmente esta contratação é apenas mais um episódio da ruinosa gestão desta direcção do Benfica.

    O Benfica vai vendendo os seus melhores jogadores por largos milhões e o passivo vai continuando teimosamente bem acima dos 400 ME.

    Tornou-se numa agência de compra e venda de jogadores. E em cada compra, em cada venda, lá vão voando os milhões nas comissões.

    Luis Filipe Vieira vai rivalizar com o Manuel Damásio e o Vale e Azevedo na luta por pior presidente do clube.

    Saudações benfiquistas,
    JP

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Plenamente de acordo, está na hora dos verdadeiros BENFIQUISTAS dizerem basta de tanta aldrabice por parte do LFV que vende, vende, vende, vende e torna a vender jogadores e o passivo aumenta, porque será?

      Eliminar
  3. Espero que os "anonimos " entendidos sejam capazes de fazer uma excelente gestao do SLB.
    Por isso fico a aguardar as suas candidaturas a Presidente do Glorioso SLB, mas que se identifiquem para saber alternativas???

    ResponderEliminar
  4. não esta aqui em causa a utilidade do jogador neste plantel nem a qualidade ou o potencial dele.
    só que essa qualidade e esse potencial não valem 22M, alias existiram num passado recente jogadores com muito mais potencial e mais baratos do que aquilo que pagamos por ele.
    depois um clube como o nosso não pode/deve ter empatados 22M num único jogador o risco é imenso e não compensa o risco.
    a investir esses valores tem de ser por um titular de caras no imediato com qualidade para isso coisa que o jimenez não tem ainda.

    por fim a comparação com o cardozo não tem sentido primeiro porque custou metade desse valor e se jimenez tem custado esse valor esta discussão não existia depois porque cardozo marcou o dobro dos golos de jimenez não numa época em que fomos campeões mas na pior dos últimos dez anos e era titular e isso faz toda a diferença.

    ResponderEliminar
  5. Quanto custaria o Cardozo se fosse hoje?Mais do que pagamos por ele a 8 ou 9 anos atras(nao tenho a certeza),por isso e evidente que o Raul foi uma boa contractacao e o preco e o esperado por um jogador que vem de um dos grandes espanhois.Se o SLBenfica o foi buscar e porque pode e tenho a certeza que o jogador nos vai render desportiva e financeiramente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. portanto basta vir de um dos grande de espanha e vale logo uns grandes milhões mesmo que seja o maior cepo, não estou a falar do jimenez, ainda não nos lembramos foi dessa vendemos o ola e o djuricic para um desses por tuta e meia e depois partilhamos parte dos milhões que os gajos fizerem.
      a questão n~eo se podemos ou não comprar o gajo é se devemos investir tanto num só jogador devido ao risco, pois também tinhas a certeza que o ola e djuricic iam render desportivamente e financeiramente.

      Eliminar
  6. Permite-me discordar caro JL, quando escreves "demasiado jovem para ponta de lança, cuja posição só se atinge a plenitude muito perto dos 30 anos".
    Lembro, entre muitos exemplos, o nosso Glorioso José Águas, que mal acabado de chegar do Lobito para o Benfica, com 18 anos, marcou 3 golos à França, num Portugal - França, em equipas "B", disputado no antigo estádio do Lima, em que Portugal ganhou 3-0 aos gauleses.
    Quando um gajo é bom, nota-se logo, seja em que posição fôr, vidé Renato Sanches.
    Abraço e

    Viva o Benfica!

    ResponderEliminar