N

Neste blog por vezes escreve-se segundo a nova ortografia, outras vezes nem por isso.


quinta-feira, 6 de julho de 2017

DO QUE (VERDADEIRAMENTE) NOS SEPARA


A estória conta-se numa dúzia de linhas: corria a época de 1978/1979, o Sporting defrontava o Famalicão em Alvalade e Jordão regressava de uma longa ausência após lesão causada por choque com o nosso defesa-esquerdo Alberto.

Na equipa do Minho, jogava um tal Zé Eduardo: dois varapaus no lugar das pernas e dois tijolos onde deveriam estar dois pés.
Zé Eduardo batia forte, batia bem: basicamente em tudo o que mexia.

Naquela noite a fava tocou a Rui Jordão que viu o voluntarioso jogador do Famalicão confundir o perónio da sua perna esquerda e os ligamentos da tibiotársica com a bola.
Não satisfeito com a proeza, insultou-o: “Levanta-te meu maricas, meu paneleiro”.

Jordão foi directo para o hospital e reza a história que Zé Eduardo teve de se refugiar da ira de jogadores, treinador e adeptos do Sporting. À saída choviam pedras e o Famalicão saiu de Alvalade sob protecção do Corpo de Intervenção.

Poucos meses depois o valente e dotado Zé Eduardo foi contratado pelo Sporting.

Pois bem, só aparentemente a ida de Fábio Coentrão para o clube do Campo Grande não está relacionada com o dignificante episódio do Zé Eduardo dos croquetes.
Zé Eduardo em 1979 e Coentrão quase quarenta anos depois têm a uni-los uma matriz: a de um clube sem valores, sem memória, sem respeito pela sua própria história ou por qualquer réstia de dignidade que por ali ainda possa subsistir.

Assim como há 40 anos contratou um caceteiro que meses antes, quase foi linchado à saída da porta 10A, a agremiação do Campo Grande não hesita agora em contratar um jogador que afirmou repetidamente que em “Portugal só voltaria a jogar no Benfica” e que ainda há pouco mais de ano, no auge da luta pelo campeonato 2015-2016, disse algo como “estou muito grato a Jesus mas Benfica sempre!”

Um qualquer Coentrão desta vida não entraria nunca no Benfica, como não entrou há 40 anos José Maria Pedroto, como não regressou o traidor Paulo Sousa, como não entrou um traste chamado Octávio Machado apesar dos esforços de Jorge Jesus.
Já agora, como acabou por não entrar bem recentemente um nojo de homem armado em jogador de vólei que alguém certamente distraído quis trazer para o Benfica.

É, pois, isto que nos separa para quem ainda o não entendeu e queira tudo resumir a uma simples questão de rivalidade.
Mais do que todos os nossos títulos, todas as nossas vitórias, a nossa grandeza e história inigualáveis, a nossa dimensão de Clube verdadeiramente universal e popular, separa-nos o respeito que nós benfiquistas temos pela nossa história, pelos nossos valores, pela nossa memória colectiva, pela ideia inicial.

É isto o Benfica, é assim o Benfica. 
E por isso nos envaidece.


RC







13 comentários:

  1. Pois é, meu caro, mas os coisinhos do Lumiar é que se acham diferentes !... E, como costumo dizer, são-no !... para pior, muito pior !!!

    ResponderEliminar
  2. Ahhh sim, com Gloriosa satisfação, saudamos o vosso regresso.

    ResponderEliminar
  3. Escrito por quem tem neste momento nas fileiras um Carrilo e já teve o Simão Sabrosa.. Por favor, se queres destilar ódio entre clubes ao menos sê minimamente coerente.

    Saudações desportivas,
    MT

    ResponderEliminar
  4. Eh pá, por favor. Não sei se é mais bizarro dizeres isso ou virem cá dizer-te "na muche!" e "muito bem!" Nós contratámos o Jorge Ribeiro depois do que disse e fez em jogos contra nós. Sobre gente que fez declarações de amor aos rivais, já tivemos, e ainda bem, Simão Sabrosa (entre outros). Não temos o traste Octávio Machado mas temos o traste Jorge Gomes a fazer prospecção na América do Sul. E o nosso presidente já foi sócio dos 3 grandes, coisa de que nenhum benfiquista a sério seria capaz. Não há grande superioridade moral nesta matéria. É futebol. Nem sempre é bonito.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fernando Mendes foi nosso lateral esquerdo!

      Eliminar
  5. Ah!Ah!Ah!Ah!Ah!...a explicação deste "anónimo" deveria ser obrigatoriamente receitada pelos médicos, como remédio para o fígado, porque faz rir...e muito. Falar em... DESTILAR ÓDIO ENTRE CLUBES... ??? O que é que tem feito bruno de carvalho,( já lá vão quatro anos...), dolbeths,saraivas,pinas,josés eduardos,dias ferreiras etc.,etc.,etc.? A não ser que a palavra ÓDIO, tenha outro significado, diferente daquele que eu conheço ; só pode ser isso !!!

    ResponderEliminar
  6. É pá, para quê tanto barulho com o Coentrão ??? O homem fez alguma coisa de mal, alem dos problemas pessoais que não são para aqui chamados ? O que ele quiz dizer, foi que em Portugal, dos 3 grandes SÓ JOGARIA NO BENFICA : É PESSOA DE PALAVRA, ASSINOU PELO ZBORDING.

    Tetra cumprimentos
    A.Santos

    ResponderEliminar
  7. e o gajo de palmela já tinha sido vetado quando o artur jorge foi contratado.

    ResponderEliminar
  8. Não costumo participar...mas saúdo o regresso do "Sr. Travessa do Alqueidão", principalmente, porque gosto muito do que publica.
    Apesar de já termos tido o Simão o Fernando Mendes e o Carrilo e mais não sei quantos, também considero que há uma diferença que nos separa...
    O Fábio só veio p/ o Zbording, para agradecer ao Jasus, pois foi Jasus que lhe salvou a carreira e penso que é so por uma época...

    ResponderEliminar
  9. Melhor que o Coentrão temos o Bruno Cesar, que no fim de um jogo contra o Sporting pegou na camisola que trocou com o jogador adversário, enfiou dentro dos calções e esfregou bem para secar as suas partes privadas... Os adeptos do Sporting passaram a odiar-lo, até ao dia que foi contratado...

    ResponderEliminar