N

Neste blog por vezes escreve-se segundo a nova ortografia, outras vezes nem por isso.


domingo, 29 de dezembro de 2013

QUANDO A CORJA TOPA DA JANELA

O cerco aperta-se e não duvidemos que as coisas só irão piorar.
A comunicação social seja escrita, falada ou digital transformou-se nisto.
Num país em que a verdade desportiva é falseada há mais de 30 anos com recurso a putas, a esquemas de chantagem e a quinhentinhos, o que escandaliza esta latrina digital é esta notícia.

O anti-benfiquismo está por todo o lado, aproveitando a desunião que corrói o clube e a falta de uma estratégia de comunicação que se tornou um problema crónico e aparentemente irresolúvel.

O Benfiquismo continua impávido mas pouco sereno, entre as feridas de um Maio que insistem em não sarar, um vieirismo optimista até ao autismo e um anti-vieirismo ainda pior: fundamentalista, fanaticamente absurdo, despropositado, revanchista.

Entalado entre um Porto que estrebucha, tentando adiar um fim à vista e um Sporting liderado por um menino de claque aprendiz de mafioso, o Benfica tornou-se uma massa inerte.
Sem rumo nem estratégia, sem nervo nem garra.
À mercê de tudo e de todos: um gigantesco saco de pancada, se quisermos.

Janeiro e Fevereiro serão meses de grandes decisões.
A norte trabalha-se.
Mais discretamente que nunca porque a idade não perdoa, mas que ninguém duvide que o trabalho será feito e apresentado quando chegar a altura: com a competência e eficiência habituais.
Mesmo ao nosso lado, um gandulo pedante e ridículo enfeitado com gravata verde e barba à passa-piolho, deslumbrado com um 1º lugar que lhe caiu do céu e de alguns fora-de-jogo por assinalar, permite-se tudo: ameaçar e condicionar árbitros, invadir o campo, incentivar molhadas em final de jogo e, evidentemente, meter o Benfica ao barulho.

Perante tudo isto, o que faz o Benfica?
Vai de férias natalícias, deixando a comunicação social entregue a tal gente, aos seus séquitos, aos jagunços do costume: ao ódio reiterado, às mentiras repetidas, à desestabilização continuada, à especulação pura.

É nisto que o Benfica se está a tornar: uma massa imensa mas inerte que prefere desgastar-se obsessivamente em lutas fratricidas e em pequenos-grandes ódios de estimação.

Tudo isto acontece enquanto e como cantava Zeca Afonso, “a corja topa da janela”.
É isso: o que faz falta é acordar a malta.


RC



1 comentário:

  1. É isso mesmo. Tudo dito e muito acertado. Agora até vão ligar á equipa B. Se não gostássemos tanto do Benfica, até seria cómico.

    ResponderEliminar