N

Neste blog por vezes escreve-se segundo a nova ortografia, outras vezes nem por isso.


domingo, 27 de abril de 2014

A ÉTICA COLECTIVA E O "ESPÍRITO" DA VITÓRIA



Quando vi a equipa escalonada pelo Jesus, com uma dupla de centrais que, no início da época, não tinha gostado nada de ver ao serviço da B, com a opção por dois pontas-de-lança a esvaziar um meio-campo constituído pelo possivelmente cansado André Gomes e o recém-lesionado Amorim, pensei que o titulo do post seria “Desta já nos safámos”. 

Estava redondamente enganado. Jardel foi um monstro, Amorim veio da paragem ainda em boa forma, André Gomes correu quilómetros, como o Sulejmani, Cavaleiro acabou de rastos, os laterais estiveram quase prefeitos. Até ao árbitro deu uma ajuda ao expulsar erradamente o Vitória. Na segunda parte sentia-se que caso o Benfica tivesse outros jogadores na frente não se teria ido a penaltis.  

De resto, o costume. E o costume chama-se Oblak. Tenho para mim que a grande volta nesta equipa dá-se quando Oblak se assume como titular. Até o Artur beneficiou com esta alteração, vindo mais forte e confiante. 

Uma equipa de futebol é um grupo de jogadores mais as suas circunstâncias. E a conjuntura exigia um jogo assim. Ao ficar reduzido a dez, ainda na primeira parte, o Benfica esteve à altura dos acontecimentos. A isto chama-se ética. 

No ano passado, como no anterior, o Porto recebeu ao colo um título. Num campeonato nivelado por baixo, beneficiou de uma época estrondosa do Benfica, sempre presente até ao fim em todas as frentes. Sem o merecer minimamente surripiou-lhe o título fora de horas e em casa. Tal como no ano anterior, nada mais ganhou, para além do jogo de pré-época chamado supertaça. 

Podem dizer que desta vez pagámos ao bruxo de Fafe ou que apagámos as velas do Pinto da Costa em São Bento da Porta Aberta. Até pode ser. Mas detenham-se, em pormenor, sobre o que e como ganhou o Porto nestes últimos três anos.  

JL

1 comentário:

  1. Excelente jogo treino para Turim! Humilhação suprema mais que merecida por eles e por nós!!! Do resto nada a acrescentar, apenas a concordância com a felicidade de ter Ruben, Jardel, André Almeida, preparadíssimos para o jogo com os corruptos de Itália. A juntar a isso, a entrada de Gaitan, Fejsa e potencialmente de... Salvio deixa-me confiante!
    Last but not least, para mim Oblak continua a titular, a segurança que revela em todo o tipo de lances supera Artur, sobretudo nos lances aéreos. Quinta há mais. Força Benfica

    ResponderEliminar