N

Neste blog por vezes escreve-se segundo a nova ortografia, outras vezes nem por isso.


segunda-feira, 21 de abril de 2014

A VINGANÇA DE UM POVO


Há quem se barrique na pequenez doentia do regionalismo, falando em nome de um abstracto norte que, porém, os despreza.
Por isso, ganhem o que ganharem, serão sempre menores e disso não passarão.

Outros refugiam-se na despeito, no ódio cego, na inveja mesquinha e disso fazem bandeira e modo de vida: gente pequena, secundária, insignificante.
.
E depois há o Benfica, Clube do povo e do Mundo.

 Um Benfica uno, universal, global, imenso, incomensurável, mitico:  vitoriado, cantado, exaltado, chorado com mágoa ou alegria em Vizela e Luanda, em Maputo e S. Vicente, em Londres como em Évora, em Paris como em Newark, na rotunda da Boavista como em Londres.

De muitos, um: é esse o nosso lema mas mais que isso a nossa forma de vida que não deveríamos nunca esquecer.

Ontem, domingo de Páscoa foi dia de ressurreição até mesmo para um ateu convicto como eu: dos escombros de um annus horribilis renasceu uma equipa; das amargas lágrimas de Amesterdão, ressurgiram jogadores mais vibrantes que nunca, sedentos de esperança, honra e glória.

Dos dias revoltantes, injustos e tristes de Maio de 2013, um clube ergueu-se para  cumprir o seu destino: e o povo benfiquista, finalmente feliz e vingado, saiu à rua.

RC


2 comentários:

  1. Gostei muito deste texto. Senti o mesmo. Como é contrastante a falta de rumo do país com o sentimento de união do povo benfiquista que ontem gritou nas ruas o destino do seu clube do coração: Vencer.
    Joaquim Moura

    ResponderEliminar
  2. Pena que uma cidade como o Porto não saiba respeitar ninguém com uma polícia do estado novo no porto nunca haverá liberdade cambada de nazis.

    ResponderEliminar