N

Neste blog por vezes escreve-se segundo a nova ortografia, outras vezes nem por isso.


sexta-feira, 1 de agosto de 2014

ESTÁ TUDO PENSADO




Era impossível um jogo melhor contra o Bilbao. O Atlético é tradicionalmente uma equipa muito organizada, faz pouquíssimas alterações de ano para ano e foi quarto na última liga espanhola. É portanto uma equipa de primeira água. O Benfica tinha feito um jogo no dia anterior. Nota-se que os jogadores estão a levar cargas enormes de treino físico. Alguns estão presos como nunca. Outros nem por isso. 

Do resultado e da exibição nada a dizer. A questão que coloco é sobre as vantagens deste e de outros jogos, uns a seguir aos outros, em torneios esquisitos, em que se recebe a taça no primeiro jogo. 

O porquê de iniciar a preparação com uma taça de honra que não acresce nenhuns benefícios financeiros e de prestígio. Talvez apenas políticos e mesmo assim tenho dúvidas. E o custo de ter de jogar mais uma vez com os lagartos. Já não basta quando somos obrigados porque, infelizmente, partilhamos o mesmo campeonato. É como se um tipo casado com a Scarlett Johansson continuasse a ir a uma puta velha do Intendente. Para além de estupido, é de uma enorme falta de higiene.

A seguir marcamos a disputa do nosso troféu, uma edição marcante, a primeira sem o Rei fisicamente presente, quando a equipa ainda está longe, muito longe, dos mínimos aceitáveis. Com jogadores importantes a chegar do Mundial, outros com as mazelas de início de trabalhos. O estádio semivazio e a malta desmotivado. Foi o que se arranjou com a participação na taça de honra e com a hibernação do nosso gabinete de comunicação. 

Para terminar vamos fazer quatro jogos em cinco dias. Com viagens pelo meio. Com o plantel ainda cheio de gordura. Os últimos dois jogos são realizados no âmbito de um torneio de prestígio e onde dava algum jeito fazermos boa figura. 

É dos livros que a preparação deve começar com equipas mais acessíveis. Motiva os jogadores e o grupo. Não vejo mal nisso. Não há melhor vitamina que as vitórias. Mas motiva essencialmente os adeptos. E adeptos motivados estão mais dispostos pagar as quotas, os bilhetes, as assinaturas da TV e os redpasses. Também é dos livros. 

A estrutura do Benfica acha o contrário. O que resulta é informar do calendário dos particulares só uns dias antes. É jogar com equipas fortes, que estão em fases mais adiantadas da preparação, em que perder os jogos não é um acaso. É ter o plantel cheio de dispensáveis. Estender as novelas das contratações para os lugares chave até ao limite da paciência dos vários agentes evolvidos e dos adeptos, em comparação com a facilidade com que se contrata para as posições em temos já várias opções, nomeadamente da formação.

Mas estrutura do Benfica tem um argumento de peso, que não conseguimos contrariar. O Benfica é campeão e ganhou tudo o que havia para ganhar a nível nacional. Com o que se paga aos técnicos, assessores, consultores e outros curiosos, quero acreditar que isto foi tudo pensado, que existe uma estratégia. E que desta pré-época impercebível para o simples adepto vai resultar uma equipa forte e que no mínimo vai ganhar o campeonato. Ser bicampeão nacional. Não espero menos que isso.    

JL

2 comentários:

  1. E se a grande qualidade dos técnicos dirigentes e experts desta matéria da planificação de uma época falharem.... a quem é que devemos pedir explicações????
    Eu faço a pergunta porque até agora o único que falou pelo menos o único que eu ouvi, foi o Jorge Jesus e falou um pouco envergonhado .

    ResponderEliminar
  2. Grande comentário. Realmente toda a planificação, deixa muito a desejar. Acredito que chegaram reforços, mas, não deviam já estar a treinar?.

    PS- Se não for contratado ninguém temo pela nossa figura na Liga dos Campeões.

    ResponderEliminar