N

Neste blog por vezes escreve-se segundo a nova ortografia, outras vezes nem por isso.


sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

PASSADO, MORTO E ENTERRADO

Há uns dias assomou nas redes sociais, primeiro amiúde e depois em grandes parangonas, que o menino Ronaldo tinha sido considerado o jogador do século. Resolvida a questão da bola de ouro e da estátua, parecia finalmente o culminar, com sucesso, da demanda doentia do jovem jogador pela justiça mediática, ou seja divina, no que diz respeito ao reconhecimento público. Podia enfim sossegar o homem e seus ilustres familiares e amigos e, por consequência, deixar-nos a nós um pouco sossegados e em paz. 

Contudo, fiquei a pensar no termo: “Jogador do século?”, mas que século? O século começou há pouco mais de quinze anos e no anterior o Ronaldinho da Madeira ainda nem aparecia nestes comboios (talvez em outros). Daí a curiosidade, daí tentar informar-me, daí ter chegado à conclusão que aparentemente existe um século da Federação Portuguesa de Futebol, algo ultrapassa a lógica dos calendários juliano e gregoriano. Uma coisa nova, tuga.

Curioso é que a Federação Portuguesa de Futebol chegou à conclusão que a sua história é tão pobre, mas mesmo tão pobre, que em 100 anos de existência os melhores jogadores, treinadores, jogadores de futsal, árbitros, só foram dignos de relevância na última década. Os outros andaram entre a olímpica ignorância e o prémiozinho de ocasião.

É estranho, porque a melhor classificação de sempre de uma seleção nossa num campeonato do Mundo foi nos anos 60. A única equipa que consta na lista das equipas míticas é o Benfica dos mesmos anos 60. E foi no século passado, nomeadamente nos anos 50 (Benfica), 60 (Benfica e Sporting) e 80 (FCPorto) que houve os maiores sucessos internacionais, a nível de clubes.

Entretanto, chamaram-me a atenção que tão inopinada lista tinha resultado da “votação do público”. Uma espécie de casa dos segredos. A “votação do público”, essa entidade inclassificável, obviamente que não viveu os últimos 100 anos, nem, muito provavelmente os últimos 50 anos. Provavelmente nunca viram um jogo a preto e branco, provavelmente nunca sentaram a peida em cimento molhado.  Então, que valor tem esta votação? Que sentido faz perguntar em 2015 a uma criança de oito anos quais foram os melhores desenhos animados de sempre.

Bem, lá se fez uma festa no Estoril, como nos saudosos tempos, e conviveu-se com o Platini. Croquetes, abraços e sorrisos. Devem ter conseguido uns patrocínios. Capas de jornais e muito texto de rodapé. Tudo muito provinciano. Até o professor Marcelo apareceu. O regime está saudável, gordo e bem alimentado e a vida corre bem ao Mendes.  

JL

4 comentários:

  1. caro BENFIQUIISTA tive o cuidado de manifestar na pag. do DR ALBERTO MINGUÉIS,a minha indignação que é a de milhões de BENFIQUISTAS,da cretinice que os gajos da f.p. futebol fizeram ao REI EUSEBIO em nome do capricho do GAROTO mendes.....mas o que me revolta é perceber que o HUMBERTO COELHO permitiu esta PALHAÇADA.....

    ResponderEliminar
  2. O Humberto Coelho é benfiquista. Mas como pessoa não é flor que se cheire.

    ResponderEliminar
  3. Realmente foi uma critinice o que fizeram ao Pedroto e ao Pinto da Costa.
    Pinto da Costa o dirigente do século com mais titulos do mundo e Pedroto devia receber um titulo póstumo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Pedroto, merecia uma taça de latão enferrujada pelo mal que fez ao futebol nacional! Quem tem a minha idade e memória, não poderá deixar passar a violência verbal contra o sul e sobretudo contra o Benfica, que veio a transformar-se numa guerra norte sul. Guerra que o seu sucessor peidoso corrupto continuou na perfeição. A este, eu dava como prémio uma garrafinha de mau cheiro, em forma de tacinha e um telefone estilizado com gravador! PQP os dois!

      Eliminar