N

Neste blog por vezes escreve-se segundo a nova ortografia, outras vezes nem por isso.


sábado, 11 de julho de 2015

DOIS TREINADORES E A ESCOLHA CERTA



Enquanto treinador do Benfica, Rui Vitória deu hoje a sua primeira grande entrevista a um jornal desportivo.

Gostei muito do que li. Embora todos saibamos que o futebol está muito longe de ser uma ciência exacta e que é sobretudo momento, isto para além de uma série de factores aleatórios e muitas vezes incontroláveis, não tenho dúvidas de que Vitória tem competência, tarimba, conhecimentos e perfil para ser o treinador de que o Benfica precisa aqui e agora.

Revelando um discurso elaborado mas perfeitamente claro e inteligível, Vitória mostra também ser ambicioso mas sem recorrer à fanfarronada simplória e tão ao gosto de alguma da nossa comunicação social.

Mais que isso, parece-me que não existem hoje grandes dúvidas de que Rui Vitória tem um conhecimento perfeito do Universo Benfica e que tem perfil humano, técnico e académico para liderar todo o futebol do clube.

Temos treinador, temos homem, não tenho grandes dúvidas.

O resto será do futebol, dos seus grandes e pequenos sortilégios, mas também e não duvidemos, do apoio que todos formos capazes de transmitir a um homem que merece triunfar.

********

Entretanto, no mesmo dia e a outro jornal desportivo, Marco Silva dava a sua primeira entrevista após a saída do Sporting.

Marco Silva reuniu durante muito tempo as simpatias de uma larga franja de adeptos do Benfica, relativamente à sucessão de Jorge Judas.

Como dizia o enorme Carlos Pinhão, em Portugal as homenagens são sempre contra alguém e toda a movimentação em torno de Marco Silva acabou por ser também um forma dissimulada de contestação ou pelo menos desconfiança em relação a Rui Vitória.

Não tenho dúvidas de que também Marco Silva é um treinador competente capaz e sobretudo resiliente: só assim foi possível,aliás, conviver meses a fio com um deficiente mental do quilate de Bruno Carvalho.

É por isso completamente incompreensível que após um processo em que foi enxovalhado e humilhado enquanto homem e enquanto profissional, Marco Silva afirme na entrevista em questão, que não teria qualquer problema em regressar ao Sporting.

Quanto a coluna vertebral estamos, portanto, conversados e também por isto, fico sem dúvidas de que o Benfica e o seu presidente fizeram a escolha certa.


RC

4 comentários:

  1. Amigo Cosme,

    Totalmente de acordo.

    Aproveito para convidar a espreitar o nosso tasco: http://tudoportibenfica.blogspot.pt/

    Se gostares adiciona aos teus "links gloriosos" o teu já mora na nossa blogroll.

    Saudações Benfiquistas
    Fred
    Tudo Por Ti Benfica!

    ResponderEliminar
  2. Só que, Marco Silva não disse que voltaria ao sportem sendo o brunalgas presidente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exacto amigo Joseph. Era isso mesmo que ia comentar. O Marco não tem nada contra a instituição, sim contra as pessoas. Por isso não acho que seja falta de coluna vertebral o que disse.

      Eliminar
  3. exato. ainda gostava de o ver no Benfica.

    ResponderEliminar