N

Neste blog por vezes escreve-se segundo a nova ortografia, outras vezes nem por isso.


terça-feira, 15 de dezembro de 2015

UMA CHINELADA VINDA DO SEIXAL


Suponham uma criança, nascida nos anos 70, 80 ou até 90. Agora é um homem feito, ou uma mulher feita. Por razões familiares, de amizade, de azar, decide ser do Sporting. É convencido pelo pai, irmão, vizinho ou colega de carteira que o Sporting é o maior clube do mundo. Ele não desconfia, as sucessivas derrotas são fruto de uma conjuntura adversa, explicam. Nem sempre foi assim, garantem. O tempo passa e vão surgindo sinais, cada vez mais fortes, que há um quiproquó. O clube fundado para ser um dos maiores da Europa, não só passa completamente despercebido no velho continente, como até trocam o seu nome com frequência, como se fosse aquele colega da empresa que trabalha no armazém, na cave, que só vemos na festa de Natal.   

Pior, o Sporting de Portugal – ou de Lisboa como é chamado no resto do mundo – não é sequer o maior de País. E já nem é o segundo. E, azar dos Távoras, nem sequer é o maior da sua cidade, nem da rua dele, porque mais à frente na segunda circular mora o enorme Sport lisboa e Benfica. Imaginem a frustração.

É por esta razão, humanamente aceitável, que o Sportinguista se torna lagarto. Uma metamorfose inversa à da lagarta que se transforma em borboleta. Uma revolta biológica contra o equívoco que sofreu. Quando sai do casulo, transformado em lagarto, o ex-sportinguista acredita piamente nas coisas mais inverosímeis desta vida. Não que seja ingénuo ou pacóvio, mas por necessidade, para que a sua vida faça sentido.   

Acredita, por exemplo, na glória mundial de um Joaquim Agostinho, mediano ciclista a nível europeu, cujas grandes vitórias internacionais foram com a camisola de clubes franceses e belgas. Acredita que uma garagem em Leiria cheia de chinesices se pode chamar de museu. Acredita que vitórias internacionais de atletas que representam outros emblemas, também são do Sporting só porque estes são associados ou já passaram pelo clube. Acredita no embuste do clube mais eclético de Portugal e segundo da Europa, mesmo contrariando os números da história e da atualidade.

Por fim, enaltecia orgulhoso o facto de, ao menos, serem os melhores a formar jogadores de futebol. Esta era uma verdade inabalável, apesar de que olhando para os resultados desportivos e financeiros, deveriam ser também os que menos se aproveitavam desse facto e nesse aspeto, dou o braço a torcer, eram mesmo dos melhores do mundo.

Contudo, há sempre um dia que o nosso mundo nos foge dos pés e esse dia é hoje. A notícia surge de rompante: o Sport Lisboa e Benfica vai ser distinguido na 7.ª edição dos Globe Soccer Awards, em cerimónia a realizar no próximo dia 28 de Dezembro, no Dubai, com o prémio “Best Academy of the year”, pelo trabalho desenvolvido no Caixa Futebol Campus.

O ex-sportinguista, agora lagarto, não desarma. Que importância é que isso tem? Jovens? Formação? Temos o Jesus, somos campeões da supertaça e trivencedores do dérbi. São assim os nossos vizinhos. Como uma melga no escuro do nosso quarto. É abrir a luz e usar o chinelo.
 
 

JL

6 comentários:

  1. Continuo a defender que o zporten de Lisboa seria o melhor formador de dançarinos(as) de Ballet, passam a vida em Bicos de Pés e pescoço levantado, pois esta é a única forma de se fazerem notar, se não fosse a comunicação Social fazer capas de jornais todos os dias, pelas piores razões, não eram conhecidos nem em Portugal quanto maia além fronteiras, bom, tal como a história demonstra, aliás, a primeira vez que este colosso priva com equipas estrangeiras foi por...convite, porque qualificações isentas não é com esta gente.
    Cada vez mais agradeço a Deus ter nascido Benfiquista, pois, não me vejo a fazer as figuras ridículas que aquela gente faz em defesa do seu zportemlisbon, o mais certo era ser mais um dizer que não gostava de desporto.
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  2. Grande Texto!!! Parabéns!! Demonstra o que é essa espécie rara...

    ResponderEliminar
  3. Muito bom! Muito bom! E verdadeiro!

    ResponderEliminar
  4. Burrice do principio ao fim!!! Mais burro é aquele que quer sê-lo à força... Nem uma acertaste mas percebo que seja difícil escrever com dor de cotovelo e pior ainda com dor de c@rn@.
    Um clube que ate mente acerca do fundador que nunca existiu ou antecipa vários anos a sua data de fundação não merece credibilidade bem tem moral para criticar outros!

    ResponderEliminar