N

Neste blog por vezes escreve-se segundo a nova ortografia, outras vezes nem por isso.


domingo, 29 de maio de 2016

O DILEMA DO DIRETOR


Carlos Lisboa foi um prodigioso jogador, o melhor de sempre em Portugal. Este facto é consensualíssimo. Como treinador conseguiu títulos que o deixam bem acima da média nacional. O problema é que o sucesso foi conseguido apenas no Benfica, o que cria a legítima dúvida: foi Lisboa o responsável pelo sucesso das equipas que treinou ou foram as equipas as responsáveis pelo seu sucesso? Provavelmente, como no caso do ovo ou da galinha, nunca haverá uma resposta correta, ou a resposta talvez esteja, na partilha de responsabilidades, como convém num coletivo.  

De qualquer forma, considerando que o clube tem apostado, nas várias modalidades, em boas equipas técnicas para sustentar o sucesso desportivo, a ideia que transparece para fora é que o técnico da nossa equipa sénior de basquetebol é o elo mais fraco. Pode até ser injusto, mas é a ideia generalizada.

Acresce que como Diretor-geral não existe informação suficiente para que possamos concluir do peso de Lisboa nos bons resultados das várias modalidades. O certo é que nestes anos em que ocupa o cargo, foram várias as equipas técnicas substituídos a seguir a campeonatos perdidos.

Perder um campeonato depois de um tetra, não é nenhum drama, sendo até saudável para a modalidade, ultimamente acusada de falta de competitividade Contudo, há muito que a nossa equipa de basquetebol não entusiasmava e isso notava-se nas bancadas cada vez mais vazias do pavilhão. Talvez seja este o momento e a oportunidade para os responsáveis das modalidades no clube, em que se inclui o Diretor-geral, darem um novo alento ao sector. Talvez a estratégia seja a estabilidade e a eternização do treinador. Seja como for, o lugar de Lisboa na história do Benfica nunca estará em causa.  
JL

14 comentários:

  1. Penso o mesmo, o treinador é fraco, como pode uma equipa que quer ganhar sofrer 98 pontos, enfim, penso que o Goran Nogic foi uma oportunidade perdida, mas vamos levar com o homem até à reforma e já agora a talhe de foice o mesmo se passa no voleibol, o Jardim é um enorme benfiquista mas é fraquinho. Veja-se o andebol, quando não há bons técnicos em Portugal têm que ir ao estrangeiro, o Benfica não é a santa casa �� Parabéns pela coragem. E pluribus unum

    ResponderEliminar
  2. É impossível avaliar.Lisboa é bom técnico, caso contrário não teria ganho nada.Com boas equipas pode-se perder na mesma.Algo se passou no plantel. Agora se apareceu um técnico mais capaz no rival, ou o Lisboa se esforça mais, ou admite que o outro é melhor e sai.Mas só o Carlos Lisboa para saber o que se passou este ano no grupo.

    ResponderEliminar
  3. Desfecho mais que previsível, tendo em conta as más prestações a que vínhamos assistindo. A equipa não tem a CLASSE, a RAÇA, o QUERER e a AMBIÇÂO que lhe vimos nas outras épocas. Reforçou-se mal face às saídas - até os americanos não têm a qualidade dos que saíram. Há ali jogadores que, claramente, não servem a um clube como o Benfica - temos melhor na equipa B, acho eu. É preciso uma grande remodelação do plantel. E, quiçá, novos métodos que um novo treinador poderá trazer.
    E vão duas finais e dois títulos perdidos, depois do voleibol: aí também não soubemos reforçar-nos, e os dois atletas que já contratámos é pouco para ultrapassar o Fonte Bastardo. O serviço forte ganha jogos, e os nossos melhores servidores já não são o que eram - não temos nenhum que chegue aos calcanhares do russo, que nos derrotou (principalmente ele) com os seus serviços demolidores.
    Veremos o que dá o futsal, onde, a meu ver, também não nos reforçámos como devíamos (temos alguém que faça esquecer o Diece ou o Joel, por exemplo?) - o Sporting reforçou-se muitíssimo bem, e vejam-se as dificuldades que temos tido nos jogos contra eles.
    O andebol está a superar as espectativas. Vamos ver se consegue alcançar o título. Eu acredito. Porque o plantel tem aquilo que faltou às equipas de voleibol e de basquetebol, designadamente nos miúdos que cresceram na nossa formação.

    PS:
    Não consigo entender como é que não enchemos os nossos pavilhões nos jogos das modalidades, e ainda mais nos decisivos. Não há em Lisboa 1500 sócios/adeptos do clube? Deixo uma sugestão: transfiram-se (sendo possível) esses jogos para um pavilhão do Norte ou do Sul, que o problema está resolvido.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ou baixem os preços dos bilhetes.

      Eliminar
    2. Os bilhetes são quase oferecidos

      Eliminar
    3. Este PS faz todo o sentido... muito mais que todo o resto!! E não venham com a historia do preço dos bilhetes!
      Sócio 51625

      Eliminar
    4. acreditas mesmo nisso ou viste numa revista?

      Eliminar
  4. Desculpem-me todos, mas...
    OS FACTOS ESTÃO À VISTA HÀ DEMASIADO TEMPO, PELA VERGONHA SISTEMÁTICA DAS ASSISTÊNCIAS NOS N/ PAVILHÕES, salvo raríssimas excepções. O pior exemplo será, provavelmente, o caso das miseráveis assistências ao n/ Voleibol, vergonhosas e indignas do n/ Benfica. E isto, para 1 equipa do SLB Tri-Campeã e afins!

    A verdade é que, (E ISTO REFLECTE ERROS CRASSOS DE GESTÃO COMERCIAL DO SLB), não existe 1 cultura Benfiquista de apoio às Modalidades de Pavilhão.

    Já me saturei de repisar esse facto mais que comprovado, e com muitas culpas pela inabilidade dos Responsáveis do n/ Clube em cativar os adeptos aos n/ pavilhões.

    A realidade dos factos comprova reiteradamente que os Benfiquistas da Grande Lisboa são claramente MUITO PRÓ FUTEBOL...
    ... e MUITO POUCO PARA AS RESTANTES MODALIDADES!

    Isto é 1 problema importante de cultura desportiva, ou falta dela, E FACE A ISTO, BAIXAR O PRICING DA BILHÉTICA... não resulta nada!

    Como 1 Benfiquista comentou acima, JOGASSE O SLB OS JOGOS EM CASA NO PORTO (por exemplo) e OS PAVILHÕES ESTARIAM ESGOTADOS... SEMPRE!

    Enquanto os "poderes instituídos e as super-inteligências" dos Responsáveis do n/ BENFICA não reconherem os factos supracitados e ARREPIAREM CAMINHO, COM PROFISSIONALISMO E ASSERTIVIDADE,...
    ... vamos continuar a sofrer com Pavilhões tristemente à mingua...,
    e equipas do n/ SLB a não terem os meios possíveis (financeiros e de apoio humano) para GANHAREM SEMPRE, OU QUASE SEMPRE!

    Abraço de 1 sócio Benfiquista que vive bem longe da n/ Luz,
    RSG

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aqui está exatamente o que eu penso!! há já muitos anos!
      sócio 51625

      Eliminar
  5. quem tem prazer em ir ao pavilhão se está transformado numa festa pimba, tal é o barulho do speaker? parece a chegada de uma prova de ciclismo.

    ResponderEliminar
  6. Mas então LFV não é o grande responsável pelos sucessos nas modalidades?
    Quem vem aqui fazer críticas não é bom benfiquista!

    ResponderEliminar
  7. a saída do adjunto goran teve muito mais importância do que aquela que se pensava é que a qualidade do jogo este ano baixou muito e não foi só pela menor qualidade dos reforços deste ano.

    ResponderEliminar
  8. Não concordo com dada disto! Depois de 3 e 4 campeonatos ganhos, respectivamente por voleibol e basketball, perde-se um e está logo tudo mal?
    Isto apesar de, em ambas as modalidades, termos chagado à final?
    Mas o Benfica joga sozinho? Tem de ganhar todos os anos, é?
    Reparem que ambas as equipas perderam jogadores nucleares, que não foram substituídos à altura. Culpa dos treinadores? Não apenas. Todos sabemos, ou devíamos saber, que nem sempre se acerta nas contratações.
    Enfim, para mim tanto o artigo como alguns comentários estão profundamente errados e são incrívelmente injustos.

    ResponderEliminar
  9. E mais, aposto em como aqueles que agora elogiam o andebol, no ano passado pediram a cabeça do treinador porque não ganhámos nada...

    ResponderEliminar