N

Neste blog por vezes escreve-se segundo a nova ortografia, outras vezes nem por isso.


segunda-feira, 14 de maio de 2018

A DÍVIDA A RUI VITÓRIA



“Há uma garantia que aqui te quero deixar: vais ter as mesmas condições que outros tiveram, vais poder contar com uma equipa competitiva, capaz de dar corpo as todas nossas expectativas…”

Luis Filipe Vieira, durante a apresentação de Rui Vitória em 15.06.2015


É sobretudo, à luz destas palavras por cumprir que devemos avaliar aquilo que tem sido a “era Rui Vitória” no Benfica.
Nem por um momento, Rui Vitória teve as condições que outros tiveram, nomeadamente o seu antecessor.

Aos tempos de vacas gordas com que se Jesus se banqueteou, calhando-lhe em sorte alguns dos melhores jogadores do mundo de então, sucedeu-se a tal “aposta na formação”, eufemismo habilidoso para um desinvestimento brutal na equipa.

Teve (tem) culpas Rui Vitória?

Claro que sim, quanto mais não seja por omissão, não tendo sido nunca capaz de se impor perante a sucessiva e evidente delapidação da equipa e do plantel.
Por comodismo e por não querer afrontar o presidente e a SAD?
Por excesso de cavalheirismo ou por convicção pura de que estávamos mesmo no caminho certo?

Ficará para sempre a dúvida mas seja como for, Vitória foi a principal vítima deste novo “paradigma”, cabendo-lhe roer alguns ossos onde já tinha havido carne de primeira.

Como acontece com todos os treinadores, Vitória teve as suas embirrações e as suas teimosias: a insistência em Filipe Augusto ficará para a história dos grandes equívocos da última década mas quem não se lembra de Emerson, só para citar uma das infindáveis descobertas do mestre da táctica ?

Por outro lado, não se neguem méritos a Vitória: sim, foi ele que ergueu uma equipa esfrangalhada e ferida no orgulho perante a partida de alguém que para o bem e para o mal a marcou durante seis anos; foi ele que, por exemplo, lançou Renato Sanches, último símbolo de um certo  futebol de rua, que poderia ter sido uma espécie de novo Coluna neste Benfica, não fosse a pressa da SAD em vendê-lo; foi ele que lançou gente como Ederson, Nelson Semedo, Lindelof, Grimaldo; foi com Vitória que Jonas ganhou uma dimensão nunca vista, atingindo números espantosos em termos de eficácia goleadora e de qualidade de jogo; foi, finalmente com Rui Vitória que vimos sistematicamente um plantel realmente unido, um balneário forte, um espirito de grupo que não deixava ninguém de fora.

Em vez de se procurarem supostos salvadores da pátria em treinadores que verdadeiramente provaram muito pouco (afinal o que de tão relevante conquistaram Marco Silva e Paulo Fonseca, só para falar de dois nomes que andam constantemente na boca e na pena de meia-dúzia de iluminados?), dêem verdadeiramente a Rui Vitória aquilo que lhe prometeram e então, sim, cá estaremos para o julgar.



RC

8 comentários:

  1. Aleluia, alguem que pensa um bocadinho antes de escrever.

    Viva o Benfica!

    ResponderEliminar
  2. se RV continuar não haverá Champions
    40M a voar!
    gastar 4M e conseguir os 40M
    saldo = 36M
    se o Vieira estiver realmente 10 anos à frente já deve ter percebido que com RV continuar como treinador vai ser sempre a cair!
    Depois será tarde demais!

    1-os adeptos estão cansados desta forma de jogar
    2-os adeptos já nem podem ouvir aquele discurso megaentediante
    3-os adeptos estão fartos de um yes man que aceitou meter Filipes Augustos (entre outros) a titulares!

    ResponderEliminar
  3. a dívida para com RV é esta: 4 milhões!
    nem a quarta parte merecia mas tudo bem!
    siga para bingo!

    ResponderEliminar
  4. o que dizes sobre o rui esta correcto mas é inegável a falta de qualidade dele em alguns pontos e não é com mais qualidade dos jogadores que esses defeitos se alteram.

    todos os treinadores tem um tempo e uma circunstancia para terem sucesso e o que se antevê não são tempos nem circunstancias para o rui.

    quanto aos nomes que se falam a diferença também não é grande para o rui e não serão também eles a elevar o nosso clube ao patamar seguinte par isso é necessário outro treinador.
    vai custar dinheiro isso vai mas como vimos este ano o barato pode sair caro.

    ResponderEliminar
  5. Alguém que pensa antes de escrever?! Então, vamos lá pensar: primeiro ano de vitória, plantel superior ao ano anterior. Saíram: lima, maxi e sequeira. Entrarm: Jiménez ( jogador mais caro da história do Benfica ) , Mitroglou e Grimaldo; segundo ano de vitória: saíram: Gaitan e Renato. Entraram: Rafa ( segundo jogador mais caro da história do Benfica ), Cervi, Nelson Semedo; terceiro ano de vitória: aqui sim, desinvestimento doloso. Mas, mesmo assim, vêm dois jogadores ( que devem ser dos mais caros do plantel, um do Barcelona, outro do Inter, que tinham de ser titulares. Quem os avaliou?! Se foi vitória, tem que ser responsabilizado. Se não foi, é mesmo um banana, aceita tudo, é por isso que lá está, se calhar vai ter o que merece.
    O homem é incompetente. pizzi um titular indiscutível, só mesmo com vitória ( andou um ano arrastar-se ), nem nos 35 selecionados, está!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O homem é bicampeão, ganhou 5 títulos em 2 épocas, e é incompetente?
      Olha se fosse bom treinador; já tinha ganho 2 champions concerteza...
      Quanto aos jogadores que foram comprados e não renderam, se formos por aí, quantos flops vieram na época JJ?

      Eliminar
    2. Javi Garcia, Matic, Enzo Perez, Gaitan, Rodrigo, Lima, Markovic,
      Oblak, Julio Cesar, Maxi Pereira, Fabio Coentrão, Luisão, Jardel, Garay, David Luiz, Jonas, Salvio, Ruben Amorim, Ramires,
      Nuno Gomes, Bruno Cesar, Andre Gomes, Talisca, Fejsa, Siqueira,
      Di Maria, Aimar, Saviola, Cardozo, Witsel, e mais uns quantos para compor o ramalhete.

      Mesmo assim o mestre conseguiu perder 2 títulos para o Vitor Pereira, com alguns dos melhores jogadores do MUNDO na altura!

      Alguém com honestidade intelectual pode dizer que foram dadas as mesmas condições ao RV?

      Viva o Benfica!

      Eliminar
  6. Apoiado. Querem mudar de treinador para complicar ainda mais um inicio de época já de sim bem complicado.

    ResponderEliminar