N

Neste blog por vezes escreve-se segundo a nova ortografia, outras vezes nem por isso.


quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

TOLOS OU SEM ARTE



Quando um árbitro diz que é simpatizante do Benfica fico logo de pé atrás. Por norma, não gosto de simpatizantes. Não há nada mais deprimente do que ser simpatizante de alguma coisa. Ou se é ou não é. Ver o mundo às riscas, sem grandes comprometimentos, é querer ter o melhor de dois mundos e acabar por não ter nada.

No caso dos árbitros, a razão pela qual fico de pé atrás não têm a ver com o Proença. Este não é benfiquista, nem simpatizante. É sócio do Benfica (ainda?) porque o pai o fez sócio, mas até a costela de lagarto que ganhou nos tempos de atleta de futsal se foi perdendo com a atração pelo sucesso planetário patrocinado pelo padrinho.

Quando um árbitro diz que é simpatizante não só fica com porta aberta para o dislate, como fica extremamente condicionado pela corja vigilante de anti-benfiquistas que pululam no esgoto em que se tornou a comunicação social especializada.

Penso que foi o que aconteceu com a Benfica TV. Desde o início da época que não se cansaram de alertar sobre os malefícios da sua obvia parcialidade, levantando uma suspeição contínua sobre uma eventual visão tendenciosa das transmissões. Todavia, em quase meio campeonato, o único jogador prejudica por essas transmissões foi precisamente um atleta nosso, o Enzo Peres. 

O castigo não foi devido ao relatório do quarto árbitro, que também possibilitava o sumaríssimo, mas precisamente devido às imagens televisivas. A difusão daquela imagem, repetida e difundida sem filtros, foi de uma estupidez atroz.  

O mais curioso é em outros canais já ocorreram situações semelhantes e as imagens desapareceram ou são editadas e mostradas de uma forma e num contexto que prejudicam sempre o Benfica. Aliás, esta foi principal razão, porque a Direção do Benfica pressionada pela massa associativa mais atenta, não renovou o contrato com a Sport TV. 

A Benfica TV é um excelente projeto. Tem evoluído com uma velocidade inesperada. No entanto, é um instrumento que ainda não é utilizado ao serviço do clube, em toda a sua plenitude. Nem de perto.  

JL

1 comentário:

  1. Eu diria que serão "sem arte". O que é natural pois não têm nem de perto nem de longe a experiência dos fantásticos realizadores de "outros" canais...
    Espero estar certo!

    ResponderEliminar