N

Neste blog por vezes escreve-se segundo a nova ortografia, outras vezes nem por isso.


segunda-feira, 21 de julho de 2014

PARA SER ASSIM, BASTAVA A SPORT TV




Não foi por uma questão meramente financeira que o Benfica decidiu não renovar o contrato com a Olivedesportos para passar os seus jogos no seu canal. A Sport TV e os seus funcionários tinham ( e ainda têm) permanentemente uma atitude para com o clube que roçava a agressão. Comentários ofensivos e grotescos, repetições que nunca apareciam, lances apagados dos resumos, linhas de fora-de-jogo muito pouco paralelas. De tudo valia. 

Perante uma crescente e generalizada revolta dos associados, Luis Filipe Vieira, à beira de eleições, acaba por ceder e romper com o amigo. Falta fazer as contas finais, mas estas terão sempre de ter em conta os custos de se passar a ter um canal pago, ao contrário da concorrência. São custos dificilmente mensuráveis, mas que têm um peso enorme ao nível da divulgação do Clube a das suas actividades. 

Ganhando a possibilidade de transmitir os seus próprios jogos, o Benfica, para além receitas da subscrição, tinha na mão a possibilidade de mostrar a sua verdade, pelo menos nos jogos em casa. Já Joseph Goebbels, ministro da propaganda do regime nazi, era peremptório: “Nós não falamos para dizer alguma coisa, mas para obter um certo efeito”. 

Neste campo, a Benfica a TV vive uma profunda bipolaridade, que até seria muito positiva se não estivesse instalada completamente ao contrário. Nos programas de estúdio, onde se discute o clube, temos o pedroguerranismo elevado ao quadrado. Onde se poderia saudavelmente colocar questões, analisar problemas, denunciar situações, com elevação e sempre em prol do nosso clube, temos um Pedro Guerra em permanente loas à Direcção e ao senhor presidente. 

Nas transmissões diretas, nomeadamente no futebol, é como se estivéssemos a assistir ao jogo num canal do adversário, A necessidade ou a “fuçanga” de ser querer mostrar neutro é tanta, que quem sai prejudicado é sempre o Benfica.

Ontem, durante o Benfica- Naval… perdão… Sporting e perante uma arbitragem mais do que manhosa, não se ouviu uma palavra, um repúdio, um mero reparo. Tudo politicamente correto. Até os jogadores do Naval ou do Sporting ou que era aquilo, recebiam elogios sobre grandes jogadas ou bons passes e cortes.  

Há um penalti por marcar que é repetido apenas duas ou três vezes, de forma envergonhada. Antes do golo dos lagartos, há um lance duvidoso na área. Penalti a favor do glorioso? Não sabemos, porque não houve uma única repetição. E as duas agressões à cotovelada a jogadores nossos que nem falta mereceram? Quase silencio. Tudo gerido com pinças pelos comentadores. 

Em contraposição, de vinte em vinte minutos, tínhamos de levar com o boneco do Vieira a tapar quase um quarto do ecrã, a anunciar mais uma campanha. 

Assim, porque não são as respostas que movem o mundo, mas as perguntas, resta-nos questionar: O Benfica ainda tem canal de televisão? Ao serviço do clube e dos sócios? Ou é apenas mais um negócio e o que interessa são as receitas? O que até seria legítimo e proveitoso, se não ficássemos sem um canal nosso. 

Este seria um bom debate para se ter na “nossa” televisão. Houvesse vontade e coragem. 

JL


15 comentários:

  1. O ultimo paragrafo «...O Benfica ainda tem canal de televisão? Ao serviço do clube e dos sócios? Ou é apenas mais um negócio e o que interessa são as receitas? ...» tem como respostas:
    Não , na própria designação já não é Benfica tv mas bêtêvê(btv)
    Ao serviço do clube e da sua massa adepta...brincadeirinha só pode ser..
    Sim é apenas mais uma fonte de receitas.

    ResponderEliminar
  2. Não concordo contigo, bem pelo contrário, a critica que tenho a apontar à Benfica TV foi por uma transmissão com um Calado demasiado interventivo no bajulamento aos jogadores do Benfica e nem sequer transmitiram em directo a entrega da Taça ao Sporting, foi pouco profissional.
    Teres feito referencia a um Nazi também não foi de bom gosto, uma pessoa pode não gostar ou concordar com algumas coisas, mas tem cuidado com as comparações que fazes, a liberdade de expressão não serve para isso!
    Em relação à publicidade no canto da BTV, é uma campanha de angariação de sócios em que a cara da campanha é o presidente do clube... não vejo nada de mal nisto, penso que estás a ver fantasmas.

    ResponderEliminar
  3. Chegas-te à frente com 100 ou 200 milhões e tudo se resolve.

    ResponderEliminar
  4. Aparte um inacreditável Calado também pensei no mesmo. A arbitragem foi mais que manhosa, foi tendenciosa. E é um sinal do que aí vem. E a BTv (é assim que se chama agora?) calou quase completamente as agressões (duas, pelo menos) e os dois lances de penalty (deu a repetição de apenas um). É um canal ao serviço de Vieira e dos bajuladores de serviço. E aquele boneco em constante repetição afasta mais potenciais sócios dos que cativa.

    ResponderEliminar
  5. A BTV está a dar prejuizo é por isso que o benfica está na miséria. Os sócios do benfica em vez de estar a falar dos outros deveriam abrir os olhos. Não sabem o verdadeiro passivo, sabem o da SAD 422 milhões e o do clube ? Ou seja o consolidado ? Quando acordarem já vai ser tarde, pois o Bruno de Carvalho não está para brincadeiras e já reorganizou o clube para começar a ganhar titulos que vão acontecer naturalmente. O benfica deveria colocar o canal aberto para todos e vender os direitos a alguem que pague bem, não pode querer ser maior do que aquilo que realmente é ! O Real Madrir têm 100 vezes mais adeptos do que o benfica e a televisão é canal aberto , como os direitos dos jogos vendidos e nunca compraria os direitos dos jogos engleses. O LVF disse á uns anos que dentro de 2 anos não necessitava vender jogadores.......Abrir os olhos em quanto é tempo.
    Conselho de amigo.....Cuidado com o Bruno de Carvalho!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lagartixa,

      13 anos a chuchar no dedo.

      Realmente o Benfica tem feito época miseráveis. Só ganhou tudo.

      Quanto ao post, concordo com alguma coisa. Somos bonzinhos de mais.

      Eliminar
    2. Este senhor anónimo é verdadeiramente camuflado...mas simplesmente abre a boca e mostra tudo...onde foste ver o passivo consolidado que era de 422M,e dizes que o do clube nao aparece...sabes que é mesmo isso que o SLB é diferente, mostra as contas do grupo todo de nome benfica, SAD, estadio , clube...etc...por isso nao sabes do que falas, mas procura saber no teu amigo Bruno de Carvalho, quanto é o do SCP, que é bem superior ao do SLB...o do FCP , nem se fala, pk se suicidam ao tiro sem armas e tudo, e despedem-se assim que as contas sao feitas...camuflados

      Eliminar
    3. Só sabemos o passivo da sad 422 milhões! O consolidado SAD + Clube não sabemos! Estamos a 13 anos com o LFV e gastamos milhões para ganhar 2 titulos ????? é pouco. O LFV anda calado e nós a ver o plantel a ir embora. Ele disse a cerca de 2 anos que agora sim, não vamos necessitar de vender jogadores! Mais uma vez vos digo. Cuidado com o Bruno de Carvalho!

      Eliminar
  6. patriarca disse:

    De facto "não esperava" que o Calado comentasse como o fez, espero que ELE mesmo reveja o que comentou e COMO comentou e que nos próximos jogos veja as coisas como elas são, pois EU considero-o Benfiquista.
    O Benfica merece que na chamada BTV existam comentadores e jornalistas que não tenham medo dos "fantasmas".

    ResponderEliminar
  7. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  8. O que vem hoje no DN está no último relatório e contas. Já se sabia que o Benfica tinha estes pagamentos em Dezembro.

    Agora, o Sporting e Porto também tiveram empréstimos obrigacionistas. Quando chegar a altura de pagar.

    ResponderEliminar
  9. Não haverá neste país um paineleiro com tomates para pegar no caso do diretor dos andrades corruptos que foi encontrado no interior da Etar de Contumil abatido a tiro, irá fazer dois anos em novembro próximo?

    ResponderEliminar
  10. Do ponto de vista empresarial, tomar uma posição mais neutral faz claramente todo o sentido. Do ponto de vista democrático, tenho medo que a BenficaTV não tenha sido criada com mecanismos que garantam a presença do contraditório aos "mandamentos" de quem quer que esteja na direcção - e não só em altura de eleições! Se não mostram os supostos penalties num jogo amigável até à exaustão? O que é que isso interessa? Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Amigo do Guedelhas24 de julho de 2014 às 19:16

      Mats Magnnusson, não interessa nada, claro que não.
      Não se trata de mostrar até à exaustão; trata-se de, pura e simplesmente, ignorar.
      A isenção, esse mito jornalistico é uma coisa linda.
      Na Benfica TV é ainda melhor.

      Eliminar
  11. e tu vais dar aulas e lições de moralismo e ética onde !
    e que mais vale " cala rapaz do que fala rapaz "

    não acredito no que leio aqui ! e tudo fantasia ou lixo tóxico.
    então benfiquistas a dizer mal dos defensores do glorioso e do SPORT LISBOA E BENFICA isto a ser verdade nem na terra do cascalho e dos alcoviteiros a conte-se

    ResponderEliminar