N

Neste blog por vezes escreve-se segundo a nova ortografia, outras vezes nem por isso.


quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

A CHAMPIONS, OS TUBARÕES E OS CARAPAUS DE CORRIDA


Não é coisa pouca: em 6 épocas de Jesus, fizemos jogos europeus brilhantes, fomos a duas finais europeias mas deliberadamente esquecemos, ostracizamos, excluímo-nos da Champions League.

Era (é) assim o nosso ex-treinador: intuitivo e por vezes brilhante mas provinciano e pequeno perante os grandes palcos onde só os maiores têm lugar e se disputam, de facto, as grandes decisões.
Por isso, fugiu da Champions como o demo da cruz, temendo a derrota, a humilhação: fraco perante os fortes, é disso que se trata.

Esta postura cobarde e pequenina fez escola entre uma comunicação social tendencialmente ignorante, sabuja e também ela provinciana, para quem o futebol actual se resume aos recordes, birras, trejeitos e tiques de Cristiano Ronaldo ou aos seus supostos duelos com Messi.

Tudo isto a propósito do próximo sorteio da Champions.

Ficamos em 2º no nosso grupo e a consequência será jogarmos com um dos primeiros classificados dos outros grupos.
É este o formato da Champions, uma competição sem o glamour e o fascínio da velhinha e saudosa Taça dos Campeões Europeus, mas cujas regras são conhecidas.

E o que faz a imprensa desportiva portuguesa?

Pois bem, acena com papões, visões dantescas, enchendo a boca e alma com supostos tubarões que nos trucidarão sem dó nem piedade.

Abdicando pura e simplesmente do seu papel formativo e informativo, a jornalada escrita e palrada, limita-se a propagandear, a manipular, a condicionar e a quase aterrorizar o Benfica e os benfiquistas.

Já levo uns anos disto e já vi o Benfica defrontar o grande Bayern de Sepp Maier, de Franz Beckenbauer, de Breitner, de Müller e de tantas outras estrelas.
Empatamos na Luz e levamos 5 em Munique: o Benfica continuou a ser grande, respeitado, admirado.

E o que dizer daquela terrível noite de Março de 1984 em que o mítico Liverpool de Souness, Dalglish, ian Rush & Co. dizimou completamente o grande Benfica de Eriksson ?
Acaso deixou o Benfica de ser enorme, admirado, respeitado, quase venerado em Inglaterra?

É pois isso, que temos de evitar: este clima de quase histeria em que nos querem envolver, condicionando-nos logo á partida e derrotando-nos ainda antes de qualquer sorteio.

Sabemos das nossas possibilidades, e conhecemos as nossas limitações; não nos deixemos porém abater por meia dúzia de carapaus de corrida, por muito que nos falem em tubarões.

Aconteça o que acontecer, não deixaremos de ser Benfica e, sobretudo, de estar no nosso lugar: entre os maiores.



RC

11 comentários:

  1. 22M ja nao foge lol ..Atletico madrid é um tubarão! jogamos bem contra eles.. e agora com nelson, salvio , cervi e um defesa esquerdo a chegar, Mhmm eu acredito! Carrega BENFICAAAAAAAAA

    ResponderEliminar
  2. deliberadamente ???

    nunca vi o JJ na champions poupar quem quer que fosse ... punha sempre os titulares ... deves estar a brincar.

    ResponderEliminar
  3. Eu JJ a jogar a medo e a transmitir medo.

    ResponderEliminar
  4. Os jornais estão pejados de escribas anti-Benfica, daí as prosas dantescas que referes.

    Até nos tempos do saudoso Eusébio dos anos 60 o Benfica ganhou e perdeu por muitos golos com os grandes da Europa. Mas estava lá, disputava, suava e dava tudo em campo. Foi isso que nos tornou grandes.

    Esses escribas estão habituados a ver os jogos na SportTV e qualquer coisa que fuja da norma já estão com medo. Querem resultados pasteurizados e desnatados.

    O SLB, felizmente, "tem-nos" no sitio.

    ResponderEliminar
  5. O ano passado o porco esteve num grupo de merda com uma equipa espanhla que andava pelos últimos lugares em Espanha e se estreava na Champions (Atlethic), uma equipa que jogava a 800 kms de casa e num país em guerra (Shakhtar) e um Bate que foi a pior equipa da Champions, título ganho este ano pelo enorme e «difícilimo» Maccabi, que também está no grupo do porco.

    O porto passou e foram títulos, parangonas e afins. Depois apanhou o "colosso" Basileia e foi igual. Títulos. «GRande Porto Europeu», etc.

    Depopis em casa ganharam ao Bayern C com erros ridículos dos defesas da turma alemã e do árbitro e novamente títulos. Já se falava em serem campeões europeus e estando a caminho de Berlim, da final. Levaram 6 em Munique...

    O Benfica, bicampeão nacional, que perdeu Lima, Salvio e Maxi, que não tem o central titular lesionado (Luisão), sem o seu lateral-direito que era o titular (Nélson), apanhou um grupo onde estava um ex-campeao de Espanha - finalista vencido da Liga Europa recentemente e que esta época apenas tinha três derrotas, uma com Benfica, outra com Villareal e outra com Barcelona, -, um campeão turco recheado de vedetas e uma equipa do Cazaqusitão que em casa não perdeu, empatou no inferno de Istambul e fez, em apenas seis jogos, mais pontos que Bate e Maccabi fizeram juntos em 12.

    E que dizem os jornais? MERDA! MERDA!

    ResponderEliminar
  6. ...ainda agora dão destaque á merda osga......E NÃO ESCREVEM UMA PALAVRA DO FEITO DO SPORTING DE BRAGA QUE VAI SER CABEÇA DE SERIE....E NÃO PERDEU COM ALBANESES......

    ResponderEliminar
  7. Eh pá, perfeito, RC! Disseste tudo o que penso. Se fosse para ter medo de tubarões, para quê apanhar agora um peixe mais manso, para levar com o tubarão depois na mesma? Como escreveu e bem, independentemente de quem nos calhar temos é de dar tudo em campo(s) para ganhar e passar à fase seguinte e estarmos orgulhosos de ter essa oportunidade, a de jogar contra os maiores, porque estamos onde é o nosso lugar... entre os maiores!

    ResponderEliminar
  8. Eh pá, perfeito, RC! Disseste tudo o que penso. Se fosse para ter medo de tubarões, para quê apanhar agora um peixe mais manso, para levar com o tubarão depois na mesma? Como escreveu e bem, independentemente de quem nos calhar temos é de dar tudo em campo(s) para ganhar e passar à fase seguinte e estarmos orgulhosos de ter essa oportunidade, a de jogar contra os maiores, porque estamos onde é o nosso lugar... entre os maiores!

    ResponderEliminar
  9. Boa RC, vou escrever aqui o mesmo que já escrevi noutro blogue
    ELES QUE VENHAM!! É sorteio e nós vamos a jogo até com os mais pintados.
    Todos sabemos o que pode calhar, no entanto, a título pessoal gostava que fosse o Chelsea, só porque...temos umas continhas a acertar.
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  10. é isto. o benfica é o pasto de um exército de térmitas com as mandíbulas afiadas. por mais desproporcionada que seja essa luta, é a única verdadeira ameaça existencial que o benfica sofre. a envolvência mediática pelos anões da 'opinião pública' num clima de cretinice moral e intelectual.
    aconselho a todos a leitura do blog 'religião nacional'
    saudações

    ResponderEliminar
  11. é isto. o benfica é o pasto de um exército de térmitas com as mandíbulas afiadas. por mais desproporcionada que seja essa luta, é a única verdadeira ameaça existencial que o benfica sofre. a envolvência mediática pelos anões da 'opinião pública' num clima de cretinice moral e intelectual.
    aconselho a todos a leitura do blog 'religião nacional'
    saudações

    ResponderEliminar