N

Neste blog por vezes escreve-se segundo a nova ortografia, outras vezes nem por isso.


sábado, 19 de julho de 2014

2014-2015: BREVE PREFÁCIO


Indiscutivelmente tem sido um defeso difícil para os benfiquistas: um êxodo de proporções bíblicas está a desfazer a equipa que tudo ganhou em Portugal na época passada.
Já aqui o disse: são os custos de sermos um clube de um país pobre e periférico.
Para os tubarões europeus, o Benfica é um mercado francamente apetecível com uma relação preço-qualidade óbvia e indiscutível.
E depois, claro, trata-se do preço do sucesso: após uma temporada brilhante e duas finais europeias consecutivas era quase inevitável que isto acontecesse.
Jesus disse-o na entrevista à Benfica TV após os títulos de 2013-2014: só os melhores saem, só os melhores têm procura.
É óbvio, não é?
Pelos vistos não, pelo menos para algumas carpideiras que andam por aí a pretensamente chorar baba e ranho e a destilar os habituais ódios de estimação.
Curiosamente, a mesma gente que em igual período da época passada, criticava tudo e o seu contrário: a “armada sérvia”, a continuidade de Jesus e a manutenção de uma estrutura (leia-se presidente-treinador-jogadores) que tudo havia perdido naquele fatídico final de época 2012-2013.
Curiosamente ou não, os mesmos que frequentemente clamam indignados por reduções de preços, quotas mais baixas, descontos e promoções diversas.
Em que mundo viverá esta tribo?



A lógica inevitável de um futebol cada vez mais mercantilizado, não tem, porém culpa das habituais inabilidades do Benfica: durante 2 longuíssimos meses a nação benfiquista fica entregue a si própria, à mercê de uma comunicação social que desinforma, intoxica, envenena e baralha, movimentando largas dezenas de nomes entre hipotéticas entradas, saídas, empréstimos e outro tipo de transacções comerciais.
O Benfica é uma entidade com responsabilidades, com uma SAD cotada em bolsa, pelo que não pode, obviamente, andar na praça pública a desvendar os meandros dos negócios que efectua ou que simplesmente perspectiva.
Por outro lado, não pode também, obviamente, produzir um desmentido por cada nome que surge na comunicação social: perante a avalanche de nomes, teríamos resmas intermináveis de comunicados.
Seria, porém, fundamental que num momento de alguma apreensão, alguém aparecesse com uma mensagem de firmeza e tranquilidade para a nação benfiquista.
É apenas isto que as pessoas querem ouvir: será pedir muito?



E foi assim que entre a partida de muitos, a chegada de outros tantos e as férias dos nossos mundialistas, a bola começou a rolar.
Começar a ganhar é, sem dúvida, simpático mas vamos com calma: se é verdade que nos faltam Ruben Amorim, André Almeida, o patrão Enzo e Maxi Pereira, nada nos diz também que até dia 31 de Agosto, não saiam ainda 2 ou 3 jogadores fundamentais.
Alguns sinais de esperança: Benito desce bem e cruza melhor, César tem pinta de jogador, Talisca pode ser uma agradável surpresa e Derley teve algumas movimentações interessantes.
E Ola John corre, mexe-se, joga e faz jogar.
É por estas e por outras que desconfio sempre destes jogos de inicio de época.



Gostei que a Benfica TV assegurasse a transmissão da Taça de Honra.
Não gostei mesmo nada que a nossa televisão transmitisse o jogo da lagartagem.
Imagens de lagartos, entrevistas a lagartos, na Benfica TV não!



Há guarda-redes inseguros de mãos, há outros maus a jogar com os pés.
E há aqueles que têm uma cabeça miserável, sem carácter, gratidão ou princípios.
Oblak pertence a este último grupo.
Espero que tenha a pior carreira possível e que nunca mais se cruze com o Benfica.


RC










3 comentários:

  1. Do Norte um grande abraço por este post. Concordo 99%

    ResponderEliminar
  2. «...Espero que tenha a pior carreira possível e que nunca mais se cruze com o Benfica.»
    Não diria melhor!!
    Quanto ao resto...não desejo perder Enzo nem Gaitan como também os reforços sejam mais valias ou agradaveis surpresas, mas nesta ansiedade do defeso «.., fundamental que num momento de alguma apreensão, alguém aparecesse com uma mensagem de firmeza e tranquilidade para a nação benfiquista...será pedrir muito?»
    Excelente post!
    Saudações benfiquistas

    ResponderEliminar
  3. Não podia estar mais de acordo com o post nos vários assuntos abordados e especialmente no que às carpideiras diz respeito, pois não encontro paciência nem disponibilidade cerebral para compreender tantas contradições e tantas opiniões que rapidamente vão do 8 ao 80 e voltam em sentido inverso em tempo record. (fomos campeões há menos de 3(!) meses)
    Ps. como gosto do vosso blog e sei que há pelo menos 2 Cosmes, seria bom que o optimista confortasse o pessimista, para que os vossos posts não alinhassem nesta montanha russa de expectativa/derrotismo que vai alimentando a actualidade do nosso clube. Cumprimentos

    ResponderEliminar