N

Neste blog por vezes escreve-se segundo a nova ortografia, outras vezes nem por isso.


sábado, 27 de dezembro de 2014

TAÇA DA LIGA OU O PATINHO FEIO DO FUTEBOL PORTUGUÊS


A Taça da Liga é um caso “sui generis” do futebol português.

Competição recente e que começou até com algum élan, depressa se viu apoucada e desdenhada por quase toda a gente, até se tornar no patinho feio do nosso futebol.

As razões para tal desdém em relação a uma competição que partiu com alguns objectivos bem interessantes parecem-me bem claras: a evidente superioridade do Benfica, traduzida em 5 vitórias num total de 7 edições.

Não menos relevante, o facto de Porto e Sporting não terem até ao momento qualquer vitória nesta competição, o que ajuda a explicar a azia, o suposto desdém e o fingido desprezo.
A célebre frase de Pinto da Costa depois da derrota na Luz há duas épocas (“desta já nos livramos!”) é algo que num país com um jornalismo decente e honrado não teria passado em claro.

 Já quanto à lagartagem, nada a fazer: a inveja e a mesquinhez é algo que lhes é intrínseco, que faz parte do ADN, pelo que odeiam e menosprezam tudo quando não ganham nem podem ter. Neste caso como noutros episódios da história, são a raposa da fábula: “não prestam, estão verdes…”

 Também a imprensa, porém, se entretém a fazer da Taça da Liga o parente pobre do futebol português, com criticas sem critério, muitas das vezes apenas porque sim.
Curiosamente, a mesma imprensa que tanto critica a falta de competitividade e competição do futebol português e o excesso de pausas nas nossas competições, nomeadamente a que costumava ocorrer na quadra natalícia com paragens que chegaram a atingir as 3 semanas(!).

Triste mas também sintomático de uma determinada forma de viver o clube, é que também os benfiquistas embarquem nisto e que tratem de, também eles, ir alegremente desprezando a Taça da Liga.
Veremos, pois, quantos seremos no dia 30 na Luz.

É que, se não gostam da Taça da Liga, há sempre uma óptima solução para animar a coisa: deixar Porto ou Sporting ganhar 2 ou 3 edições.

Verão que num ápice, se transforma numa competição cheia de interesse e virtudes…



RC 

3 comentários:

  1. um deles é o guilherme alguidar o eterno aziado da taça da liga que deu ontem uma entrevista á renascença...uma tristeza!

    ResponderEliminar
  2. Parabéns pela oportunidade do post.
    Os adeptos do clube da fruta e da agremiação dos baronetes falidos desdenham da Taça da Liga, porque ainda não ganharam nenhuma e o arquirrival já conta com 5! O que me espanta é que muitos benfiquistas façam coro com eles. Gostaria que alguém me explicasse em que aspeto é que a Taça da Liga, como competição, é inferior à Taça de Portugal (descontando, evidentemente, a tradição). Relativamente à Supertaça, tão sobrevalorizada por alguns, nem sequer faço comparações.

    ResponderEliminar
  3. A maior prova de como o futebol português se joga mais fora dos relvados do que dentro!

    ResponderEliminar