N

Neste blog por vezes escreve-se segundo a nova ortografia, outras vezes nem por isso.


domingo, 29 de novembro de 2015

ENTRE PERDER O CAMPEONATO E O CAMPEONATO PERDIDO


O Benfica é o único que pode perder o campeonato, os outros apenas podem ganhá-lo. Esta diferença devia ter-nos dado outra força, outra ambição. Por várias razões, muitas, mais do que aquelas que se referem por aí, não foi o caso e estamos neste momento mais perto de perdê-lo do que os outros de não ganhá-lo. Amanhã em Braga, depois do jogo, terei mais ou menos razão, mas este post continuará sempre a fazer sentido. Pelo menos até dezembro.

No final do ano, quando abrir a nova época de mercado, a estratégia terá de ter a ver diretamente com a nossa posição no campeonato. Se considerarmos que na altura saberemos quem será o nosso adversário nos oitavos da champions e consequentemente as nossas hipóteses e que a Taça da Liga, até pelo nosso domínio, não nos dá o brilho de outras competições, será a dicotomia entre o risco de perder o campeonato e o facto de o campeonato estar perdido que deve determinar o tipo de investimento a efectuar.

Se as hipóteses do tri ainda forem reais, ou seja, se a distância do topo for menor que duas vitórias, faz todo o sentido qualificar a equipa em duas ou três posições chave para o imediato. Recebemos o Porto, o Braga, vamos a Alvalade, o sucesso nestes jogos coloca-nos lado a lado. Se ao contrário, a distância atual ainda aumentar, o Benfica não pode perder a oportunidade de ter o campeonato perdido e preparar condignamente esta nova fase do nosso futebol. Que foi precisamente o que faltou neste defeso. E como? Por exemplo, determinar um bom suplente para o Júlio Cesar, descobrir um novo Luisão, limpar a equipa de 4 ou 5 jogadores que andam no limbo, dar futuro aos jovens, tenham vindo do Seixal ou de qualquer outro destino europeu, fazendo-os jogar com critério. E mais importante que tudo, definir um modelo de jogo.   

O pior que pode acontecer é perdermos o próximo comboio por estarmos à espero de um que já passou.

 

JL

1 comentário:

  1. A resposta á sua opinião já foi ontem dada pelo presidente Luís F. Vieira no Luxemburgo.
    Este ano já está dado como perdido, não se investe mais para salvar o clube e equilibrar as finanças.
    Por este andar o TRI fica eternamente perdido e o futuro não se sabe.

    ResponderEliminar