N

Neste blog por vezes escreve-se segundo a nova ortografia, outras vezes nem por isso.


sábado, 8 de novembro de 2014

QUE BENFICA ?


Terça-feira, 4 de Novembro: um jogo que para o Benfica era absolutamente decisivo em termos de luta pelo apuramento para os oitavos da Champions ou até mesmo pela permanência nas competições europeias via Liga Europa, não terá conseguido arrastar mais de 25.000 adeptos.
O público esteve à altura e creio mesmo que contribuiu decisivamente para a vitória, indo buscar a equipa, quando esta parecia já incapaz de reagir e de lutar pela vitória.
Fica, de qualquer forma a desoladora imagem de uma noite de Champions num Estádio da Luz cheio…de cadeiras por ocupar.
Quarta-feira, 5 de Novembro: após alguns anos de ausência, a equipa de basquetebol volta às competições europeias, recebendo os belgas do Mons-Hainaut e o pavilhão não terá tido sequer meia casa vendida.

Sei que os tempos mudaram: outras solicitações e formas de ocupar o tempo, novas tecnologias, a concorrência das televisões, a crise que assola o país (mas não assolou sempre???).

Não só os tempos e as circunstâncias mudaram, porém: mudou também algum benfiquismo, aburguesando-se e acobardando-se, saindo à rua e vestindo a rigor apenas quando a festa anda no ar ou é pressentida.
A não ser assim como se poderá explicar que o clube que não consegue arrastar sequer 30.000 pessoas numa decisiva noite europeia, seja o mesmo que há 6 curtos meses teve milhares de adeptos a dormir no estádio em busca de bilhetes para finais?

É pois nisto que se transformou algum benfiquismo: uma enorme manifestação de comodismo, aburguesamento e desinteresse, pelo menos enquanto as coisas correm menos bem.
Quando ganharmos, lá nos encontraremos todos num qualquer Marquês, de peito cheio e benfiquismo insuflado, porque isto de ganhar enche a alma.

Talvez tenha, de facto, chegado a altura de alguém responsável dar um murro na mesa, e, calma e definitivamente perguntar aos benfiquistas que Benfica afinal pretendem e para que Benfica estão dispostos a contribuir.



 RC


2 comentários:

  1. Na verdade, contra o Mónaco estava 32 mil. Mas não deixa de ser desolador. Pior o basquetebol, regresso à europa e para além dos barulhentos belgas e da malta formação, pouco se incomodaram a ir à Luz.

    ResponderEliminar
  2. A falta de militância da massa associativa é o maior problema que o Clube tem e deve combater nas próximas épocas. E já vai tarde!
    Infelizmente os responsáveis parecem não querer saber ou acham que isso não é um problema.

    ResponderEliminar