N

Neste blog por vezes escreve-se segundo a nova ortografia, outras vezes nem por isso.


sexta-feira, 5 de junho de 2015

LÁGRIMAS POR JESUS ?


O Benfica é clube curioso: quando tudo corre bem e ganhamos o mérito é dos treinadores, dos jogadores, do apoio dos adeptos, da competência de médicos, massagistas, fisioterapeutas, pessoal da manutenção e da lavandaria; quando se perde ou algo corre mal, a culpa é de Vieira.

A saída de Jesus não escapou a esta toada maniqueísta que atravessa transversalmente uma determinada camada de benfiquistas.

O Benfica bi-campeão é mérito de Jesus; a saída de Jesus é culpa de Vieira porque se mete na gestão do futebol, como se, curiosamente não fosse essa uma das funções de um presidente.

Sobre este processo, duvido que alguma vez conheçamos toda a verdade mas tenho cada vez menos dúvidas de que Vieira foi completamente comido.
Sem, obviamente, que isso o inocente, confiou muito, confiou demais, confiou até ao limite e obviamente deu-se mal: do outro lado estava gente sem memória nem carácter que não olhou a meios materiais ou não para atingir os fins.

Que desta história pouco recomendável, algumas supostas eminências pardas da intelectualidade benfiquista queiram fazer uma cabala contra Jesus é lá com eles.

As vitórias de Jesus ficam obviamente na história do Benfica; o futebol espectacular, dinâmico, envolvente com que amiúde nos brindou ficará também para sempre na nossa memória.
E porque falamos de história e de memória, não esqueçamos também algumas humilhações que sofremos, algumas derrotas dificilmente explicáveis, campanhas da Champions pouco condizentes com o historial e o prestígio do Benfica, apostas falhadas, Emersons e Robertos, teimosias e caprichos levados de derrota em derrota.

Manipular a história destas 6 épocas de Jesus é tão pouco sério e tão reprovável quanto tirá-lo das fotografias.

Virou-se, pois, uma página: o Benfica continuará para além de Jesus por impossível que possa parecer a alguns.

De resto, quem não aguentar as saudades tem uma óptima solução; comprar a Gamebox e ir para Alvalade aplaudir a nóvel atracção do circo do gordo.


RC

1 comentário:

  1. Caro Cosme

    Nunca comentei neste blogue, não obstante o visitar. Hoje é a primeira vez e para o felicitar pela forma sucinta e, sobretudo, serena como põe as coisas. Muito bem. A hora é de serenidade e de crença.
    Que diabo, muda um técnico mas a grandeza do Benfica é o que importa e essa alicerçou-se com vitórias. O monstro esteve adormecido mas depois de acordar já ninguém o pára, é por isso que de ora em diante só fortuitamente o predomínio de vitórias não será nosso. É isso que os inimigos e adversários bem sabem e temem.
    Há pouco mais de 50 anos que sigo o Benfica. Já vi muita coisa e é por isso que, mesmo não havendo certezas absolutas e muito menos no futebol, estou certo que venha quem vier para treinador será um sortudo, isso sim, porque daqui a um ano estará a comemorar mais um campeonato do Benfica.
    Mais uma vez, louvo-o por em tempos de bipolaridade benfiquista manter a objectividade,
    Abraço benfiquista

    ResponderEliminar