N

Neste blog por vezes escreve-se segundo a nova ortografia, outras vezes nem por isso.


domingo, 3 de janeiro de 2016

PIZZI OU A ARMA DE ARREMESSO MAIS À MÃO


Andy Carroll, lembram-se?
Avançado possante, goleador de excelência e uma das grandes esperanças do futebol inglês há uns anos.
Deu nas vistas no Newcastle onde marcava golos como quem bebia pints (esse aliás, foi um dos problemas do rapaz…) e nos últimos dias de 2011 foi transferido para o histórico Liverpool por módicos 35 milhões de libras.
Uma lesão e alguns outros episódios menos ortodoxos, transformaram a sua passagem no Liverpool num verdadeiro fracasso.
Um ano depois era emprestado ao West Ham por 2 milhões de libras e acabou por ser vendido ao clube londrino por 15 milhões de libras.
Sem o brilho de outrora, lá permanece, mas por uma dessas cruéis ironias em que o futebol é fértil, ontem marcou o 2º golo da vitória dos Hammers sobre o Liverpool, conforme podemos ver na BTV2.

O que tem isto a ver a ver com o Benfica ?
Aparentemente nada, já que não me parece que Caroll esteja nos projectos de Vieira ou Vitória.
E no entanto tudo, agora que o Benfica comprou os restantes 50% do passe de Pizzi e o mundo quase veio abaixo.

É certo que há negócios estranhos com o Atletico de Madrid: para além do já citado, os 9 milhões por 50% do passe de Raul Jimenez parecem algo despropositados.
Em sentido contrário é também verdade: 16 milhões por um guarda-redes que estava em ruptura com o clube foi um autêntico maná. Falo, evidentemente, de Oblak.

O futebol sempre foi um mundo estranho e um pouco à parte, no que ao bom senso e à lógica se refere.
Desde que vi um rapaz chamado Carlos Secretário ser contratado pelo Real Madrid, passei a não ter dúvidas sobre a lógica própria que rege o futebol.

Os últimos tempos, então, foram pródigos em dislates do género, com destaque para os 40 milhões que o City pagou por um matacão com olhos de nome Mangala, que aliás, semana-sim semana-não se encarrega de enterrar a defesa do City.

Algumas dezenas de exemplos envolvendo clubes como o Real Madrid ou qualquer clube de topo da Premier League, só reforcariam a ideia da espécie de selva em que o mundo do futebol se deixou envolver.

Tudo isto ainda e sempre a propósito de Pizzi.
Pizzi é inequivocamente um bom jogador; aliás, de momento é mesmo um dos nossos melhores jogadores, o que de resto pode ser sintomático em relação à real valia do plantel do Benfica.

Transformar o preço desproporcionado que se pagou por Pizzi, em arma de arremesso contra a direcção ou até contra o próprio jogador, carregando-lhe nos ombros uma pressão adicional, é algo que não tem pés nem cabeça.

Isto já para não falar nas habituais teorias da conspiração que ciclicamente o mesmo grupo de visionários se entretém a lançar nos blogs do costume.


É que já cansa.


RC

4 comentários:

  1. E que tal o Falcão que agora serve de toma lá dá cá entre Chelsea e Mónaco qual granada pronta a rebentar (relação ordenado/minutos-jogo=23.000€/min.) Ou então a super contratação do Jackson Martinez por parte do Atlético de Madrid e outros tantos por exemplo basta olhar os últimos dois anos o FCP do 'Flopotegi'😕.

    ResponderEliminar
  2. Pizzi um dos nossos melhores jogadores??????? Menos.

    ResponderEliminar
  3. O Pizzi é um dos nossos melhores jogadores. Facto! Mas nos 8M estarão uma parte dos salários do Jimenez e do próprio Pizzi, que em Espanha são mais elevados. Custos que entram como investimentos o que é favorável.

    ResponderEliminar
  4. maus negócios todos fazem não é esse o problema.
    agora o que tu não vez a clubes a fazerem maus/ duvidosos negócios sempre com os mesmos.
    é que não é só o pizzi e o jimenez é o roberto, o reyes, os dois do negocio simão e mesmo o oblak foi por 16M mas só recebemos 9M.

    e não venham com a historia dos salários isso é só treta, para isso é que existem prémios de assinatura.

    ResponderEliminar