N

Neste blog por vezes escreve-se segundo a nova ortografia, outras vezes nem por isso.


terça-feira, 12 de julho de 2016

VOLEIBOL – RESUMO 2015/2016 E EXPECTATIVAS PARA 2016/2017


Mais uma modalidade em que não conseguimos ser campeões embora tenhamos dominado durante toda a época e conquistado todas as taças nacionais disponíveis e ainda conseguindo uma meia-final europeia.

A época acabou mal e uma coisa ficou provada: um oposto de grande nível faz toda a diferença no voleibol.

 Destaques pela negativa 2015/2016:

- Paulo Renan. O distribuidor brasileiro desiludiu mais uma vez na sua segunda passagem pelo Clube. E quando a distribuição está mal, toda a equipa está mal.

- Alguns problemas de “balneário” durante a época. Acho que isso também estragou um bocado a parte mental da equipa. E a força mental no voleibol (como em todos os desportos, ou na vida) é essencial para o sucesso. 

Destaques pela positiva 2015/2016:

- Uma nova boa campanha europeia, sendo apenas eliminados nas meias-finais por uma equipa super favorita. Mais que isso, um jogo histórico em Itália com uma fenomenal vitória. Deu para sonhar, mas em casa acusámos um pouco a pressão (tal como na final do ano passado) e infelizmente o jogo calhou em dia de futebol fora. Com mais apoio a coisa podia ter sido diferente. 

Previsão da época 2016/2017

Opostos: Hugo Gaspar e Ché

A aposta na continuidade. Como referi na primeira frase do texto um oposto de qualidade superior faz toda a diferença. Nenhum dos dois a fez durante a época passada. Penso que este ano deverá ser o último ano do nosso capitão e espero que consiga sair sendo campeão. Não podemos ter um oposto que não mete um serviço em suspensão na final do campeonato… Em relação ao Ché é uma renovação normal, uma segunda escolha viável embora às vezes um pouco “cabeça no ar” .

Zona 4: Roberto Reis, André Lopes, João Oliveira e Rapha

Basicamente em relação às entradas sai Kolev e entra Rapha. Sinceramente Kolev faz uma época acima das minhas expectativas. O treinador entendeu que não foi suficiente. Considero que não era uma decisão fácil. Acho que as três entradas da época passada não acabam bem a época. Aparentemente o Rapha é um grande reforço a julgar pelos campeonatos onde participou, embora nos últimos anos tenha estado a jogar em ligas mais fracas. Esperemos que seja reforço. Quanto ao João, mais do mesmo. Será que é este ano que o vamos ver a jogar mais? 

Centrais: Marc Honoré, Zelão e Mart Van Werkhoven

O central canadiano Justin Duff não se revelou tão forte como esperado (vinha com altos créditos) e temos de volta Marc Honoré, o central ofensivo por excelência. Sem dúvida que ficamos a ganhar. Continuamos com Zelão que já é prata da casa e continua a ser essencial e muito eficaz. Em relação ao Mart, provavelmente é um jogador “barato” e não há no mercado nacional alguém tão bom ao mesmo preço. Considero normal a sua permanência. 

Distribuidores: Vinhedo e Tiago Violas

Na posição mais importante no voleibol ficamos muito fortes. Volta Vinhedo, que ao contrário de Renan sempre que cá esteve venceu, e ainda nos reforçamos com o distribuidor da equipa campeã nacional e que esteve muito bem durante a época transacta. 

Líberos: Ivo Casas e João Magalhães

Normal a continuidade de Ivo Casas. Não fazia sentido a sua saída embora também tenha mostrado um abaixamento de forma no fim de época passada. Em relação ao líbero suplente, sai Robertto Rychard e volta João Magalhães depois de uma época na segunda divisão. Não sei se compreendo muito bem esta troca, o Robertto é um jovem promissor e o João já não é assim tão novo. De qualquer das formas o segundo líbero geralmente joga 1 ou 2 jogos por época e contra equipas fracas, não será por aqui.  

Resumindo em relação à próxima época só posso esperar uma coisa: Vencer tudo a nível nacional e fazer uma boa campanha europeia. Face às apostas desta época não faz sentido exigir menos. Esteja a secção à altura.

 

Eddie

Sem comentários:

Enviar um comentário