N

Neste blog por vezes escreve-se segundo a nova ortografia, outras vezes nem por isso.


domingo, 3 de junho de 2012

OS TRABALHOS DE JESUS – 2ª Parte

Continuando o post de 30 de Maio, vou agora abordar de forma resumida as variadíssimas opções, da defesa para a frente, para o nosso plantel. Aqui começam as dores de cabeça a sério para o Sr. Jesus.


Médios defensivos
Na minha opinião, se há jogador intocável no plantel ele é o Javi Garcia. No final da época passada, JJ encostou-o várias vezes no banco. Com essa “gestão” receou-se uma venda. Os jornais fizeram o folclore do costume. Javi Garcia como Axel Witsel devem ser intocáveis. Espero que continuem de vermelho em 2012/13.

Com Javi garantido (espero) tem de haver um substituto credível. Jesus vai certamente apostar em Matic. Que não é trinco, é um número 8. Mas Jesus tem um ego do tamanho do estádio. Não quer jogadores feitos, quer ser ele a fazê-los e é possível que neste caso consiga devido à tenra idade do sérvio. No entanto, e apesar da grandiosa exibição em Manchester, Matic está muito longe da regularidade do seu colega espanhol.

No lugar que ocupam no terreno não é raro um castigo (então com a perseguição que nos fazem) o que a juntar a uma hipotética lesão prolongada leva-nos à necessidade de existir no plantel uma terceira opção, ou seja, outro médio com características defensivas. Sim, Witsel pode ser uma hipótese, mas é uma hipótese coxa. Como aquela opção de o colocar a defesa direito.
Que tal um português? Porque não o Nuno Coelho que fez uma época regularíssima no Beira-Mar. Para além de jovem, preenche a quota obrigatória de jogadores nacionais.  

Ainda existe Airton, que por acaso é mais do meu agrado do que Matic. Emprestar um jogador brasileiro a um clube do Brasil é contribuir para estagnar a sua evolução. Só se compreende se o Flamengo pagou pelo empréstimo. Infelizmente, não acredito que volte. Ou vender por um bom preço ou emprestá-lo a um clube Europeu.

Médios Centro
Por mim, confirmados Axel Witsel e Pablo AImar, completava-se o quadro com o Miguel Rosa e o Carlos Martins. O primeiro efectuou mais uma vez uma belíssima época no Belenenses, o segundo fez muita falta a época que passou. Especialmente para entrar nas segundas partes para desencalhar resultados.

Mas Jesus tem mais por onde escolher: Ruben Pinto (proponho equipa B), David Simão (novo empréstimo), Leandro Pimenta (equipa B), Elvis (equipa B), Filipe Menezes (tentar vender), Nelson Semedo (equipa B), Filipe Bastos (vender ou emprestar para a Europa), João Amorim (equipa B). A juntar a estes os juniores que sobem, dos quais destaco o Diego Lopes.       
O Ruben Amorim tem mais um ano de empréstimo ao Braguinha. Não entra nestas contas.
Na 3ª parte vou analisar os extremos e avançados. Nomes não vão faltar.
(cont.)

JL

Sem comentários:

Enviar um comentário