N

Neste blog por vezes escreve-se segundo a nova ortografia, outras vezes nem por isso.


quinta-feira, 7 de junho de 2012

OS TRABALHOS DE JESUS – 3ª Parte


Dando seguimento aos post de 30 de Maio e 3 de Junho, chega a vez de olhar (com o rigor de um apaixonado) para as opções que o Mestre da Táctica tem ao nível de extremos e pontas de lança.
Extremos:

Para quem não sabe no Benfica de Jesus os extremos são aqueles que jogadores que estando na direita têm de ter a preocupação de se desviar de forma a não incomodar a correria do Maxi Pereira, estando à esquerda têm de ter o cuidado de não passar a bola ao lateral, caso este se chame Emerson.    
Depois desta explicação e sabendo que JJ não vai mexer no Bruno César e rezando a todos os santinhos que mantenha o Nolito, apesar da embirração notória com o espanhol, a grande dúvida em relação à equipa do ano passado é o Sr. Gaitan. A este respeito vou arriscar um prognóstico antes do jogo: O Gaitan não vai ser vendido (espero muito vir a engolir estas palavras).

Nico Gaitan é dos jogadores mais sobrevalorizados do plantel. Reconheço que tem arte e talento, que inventa espaços e coloca a bola onde muitos não sonham, mas apesar disto não me convence. Não me convence porque é um jogador que não sabe aproveitar a habilidade que tem e isso é das coisas que mais irrita. Na maior parte dos jogos não faz a diferença, da bancada olhamos para ele e parece que fica ausente de repente, com o olhar vazio, a pensar não sei em quê. A única vez que me lembro de o ver verdadeiramente a assumir e a ir à procura do jogo, foi em casa com o Manchester. Porque terá sido? Simples coincidência? Não sei se é preguiça ou simples embirração minha, mas sinceramente vender Gaitan pelos valores anunciados seria a sorte grande para o Benfica. 
Mas vou assumir a saída do Nico Gaitan. Assim sendo, com a entrada do promissor Ola John ficamos 3 extremos assegurados. Penso ser razoável o Benfica ter pelo menos quatro no plantel.  

Vejamos então os que o Benfica tem sob contrato: Melgarejo (mostrou serviço no Paços e foi para isso que foi emprestado) Yartei (que grande época no Servette), Fernandéz (uma teimosia do senhor Jesus), Urreta (de empréstimo a empréstimo até à dispensa final?), Enzo Pérez (um erro de casting que custou milhões) e Derlis Gonzales (equipa B). E ainda dois avançados que podem jogar na posição: Rodrigo e Yannick Djaló.
E se sempre vier o Salvio? Esta gente volta toda a ser emprestada?

Pontas-de-lança:
Neste campo prevejo que ainda vai haver grandes movimentações. O Benfica necessita de dinheiro e o que não falta na Luz são avançados.

Por exemplo, sinceramente não me parece que o Saviola fique. Se sair deixa saudades. Em forma é um jogador impar, mas na última época esteve numa baixa de forma insuportável e fazia muito jeito ao Benfica poupar o seu chorudo ordenado.
Já a venda Óscar Cardozo afigura-se mais difícil, embora desejável. Marca uma época no Glorioso, mas pela idade que tem é a última possibilidade de se fazer algum dinheiro com o Paraguaio. Posso estar muito enganado, mas devido à sua estrutura física é um jogador que vai envelhecer mal. É provável que tenha uma crescente quebra de rendimento.

Mas também pode vir uma surpresa negativa para os lados do Nelson Oliveira ou do Rodrigo. Pelo menos é o que se via lendo. Não me agradaria nada. Nelson Oliveira sendo um oásis no panorama nacional no que diz respeito a pontas-de-lança, é um jogador que tem evoluído muito. O Rodrigo vai ser titular da selecção espanhola e vai valer muito mais do que vale agora.  Não tenham dúvidas.
Saindo um ou dois dos quatro referidos acima, caberia no plantel mais dois ou três avançados/pontas-de-lança. Vejamos então:

Sob contrato temos: Hugo Vieira (a novidade) Yannick Djaló (aposta de Jesus, deve ficar), Rodrigo Mora (boa época no Peñarol, deve continuar emprestado), Djaniny (equipa B), Franco Jara (a emprestar provavelmente), Alan Kardec (vender, mas não ao Santos) Alípio (desaparecido) Manuel Liz (equipa B) e Eder Luiz (vender).
Não obstante este rol de homens golo, ainda alimentam as capas dos jornais: Michel (Paços de Ferreira) Mauro Caballero (Libertad), De jong (Twente) e mais uns dez que vão aparecer até fechar o mercado.

Muito por onde escolher.
O mais interessante é que a lógica “Jesusiana” é imprevisível. E no final do defeso isto vai surgir tudo baralhado e muito do escrevi atrás deixará de fazer sentido.

JL

Sem comentários:

Enviar um comentário