N

Neste blog por vezes escreve-se segundo a nova ortografia, outras vezes nem por isso.


terça-feira, 23 de outubro de 2012

OS TIQUES DO PODER

O que o Benfica necessita de dirigentes que sintam o peso da responsabilidade e não a leveza da superioridade.
Deixando de lado, o aumento exponencial do passivo, as confusões constantes na gestão das aquisições e dos jogadores com contrato, o abandono de várias modalidades com histórico no clube, o autoflagelo institucional representado no apoio a Fernando Gomes e à sua pandilha na Federação. Deixando de lado que por vezes Vieira foi um visionário, ou quem o rodeava na altura, e implementou uma dinâmica muito positiva em algumas áreas do clube e que houve um real crescimento ao nível de algumas modalidades e da formação.
Deixando de lado isso tudo, há um aspecto que vai fazer cair muitos votos na lista B ou no campo dos Brancos ou da abstenção. A arrogância extrema como a Lista A trata as eleições e por inerência a massa associativa.
O símbolo dessa sobranceria é o Rui Gomes da Silva. A sua postura é reveladora dos tiques resultantes da perpetuação do poder. Mas não é só ele. Ela estende-se por vários elementos da Direcção, mas principalmente pelos funcionários principescamente pagos, dos quais o caso mais paradigmático é o treinador da equipa de futebol.
Atitude da Benfica TV e do jornal do clube perante as eleições não foi só decepcionante, foi indecorosa. Indigna da história democrática do Clube. Como é que o Benfica tem um canal e não o utiliza para esclarecer os sócios? Não me lembro, e já passei por mais de uma dezena de eleições, de algum acto eleitoral com esta falta de cobertura às candidaturas por parte do jornal.    
Apesar de tudo Vieira vai ganhar, sendo o efeito autofágico destas eleições resultante de um certo alheamento dos eleitores, consubstanciada na incapacidade da oposição de atempadamente ter demostrado a sua credibilidade. Se é que já demonstrou.
JL
PS: Assim de repente, nestes últimos 3 anos, não me lembro de o Benfica fazer um grande jogo fora nas competições europeias. De certeza que houve, mas não me lembro.   

1 comentário:

  1. Não estou certo que Vieira vá vencer.

    Para mim o último grande jogo que o Sport Lisboa e Benfica fez fora para a europa foi em Marselha.
    Mas já houve alguns bons jogos, inclusive a época passada...

    ResponderEliminar