N

Neste blog por vezes escreve-se segundo a nova ortografia, outras vezes nem por isso.


sexta-feira, 21 de junho de 2013

UM LÍDER PRECISA-SE

As notícias são claras e parece não haver contraditório. O técnico Luis Sénica foi dispensado precipitadamente antes do fim da época mas depois é depois convidado a renovar, Luis Viana despede-se emocionado do público e do clube porque lhe comunicaram a não renovação do contrato, tem posteriormente proposta para um novo contrato, Ricardo Silva, após longa carreira no clube, deixa mensagem muito dura no facebook, falando em mágoa e em pessoas falsas. Isto tudo quando o hóquei consegue a mais importante vitória da história da modalidade no clube. Era evitável. Se houvesse dúvidas sobre a falta de estratégia nas nossas modalidades está aqui um bom exemplo. E nem foi necessário falar do andebol e do futsal. Sobre o provável mau ambiente em alguns sectores, ele é apenas o reflexo dessa falta de estratégia.
Pergunta-se: Quem é o responsável máximo pelas modalidades do clube e que poderá responder por todas elas, com conhecimento de causa? O Vice que acumula com as casas do Benfica? O Diretor-Geral que acumula com a orientação da equipa de basquetebol? Algum assessor anónimo do Presidente e que nem é benfiquista? Tal como o futebol, a direção das modalidades precisa de um rosto, que pense 24 horas nas mesmas e que esteja acima dos diversos diretores técnicos que pululam nas diversas secções. E acima de tudo que otimize o enorme investimento que está ser feito.    
JL

4 comentários:

  1. É verdade aquilo que aqui é relatado. Soube hoje tudo isso. Até que o próximo Treinador do Benfica, segundo informaram, será o treinador do Paço de Arcos. Luis Sénica vai para a Federação.

    ResponderEliminar
  2. Dado que o meu amigo JL ainda não teve tempo de fazer um resumo da época em relação às modalidades, fica aqui a minha opinião/balanço:

    Voleibol:
    Mais uma vez claramente favoritos antes do início da época.
    Mais uma vez porco-espinho com uma bela equipa (melhor distribuidor/jogador de sempre português, um dos melhores líberos nacionais e um dos melhores zonas 4 nacionais) a fazer-se de coitadinho e que não tinham equipa nenhuma.

    Supertaça vencida com superioridade.
    Lesões nos distribuidores implicaram a perca da taça de Portugal. Não, desta vez não foi do treinador. Não há equipa que resista à lesão dos 2 distribuidores do plantel... E em portugal nenhuma resiste à lesão de um.
    Campeonato:
    Não vale a pena falar das duas primeiras fases pois não interessam quase nada (a primeira é nada mesmo). Mas a lesão do Reffati ia complicando a época.
    Jogos da final:
    - Não se compreendeu a inclusão do Magalhães no lugar do Coelho. O Coelho está muito acima do Magalhães, por muito respeito que este último me mereça.
    - Após a vitória no jogo 1 apareceu a "equipa do costume". Jogo sempre em sofreguidão com os jogadores mentalmente bloqueados. Vão a espinho e perdem para não variar. Mas pior que perder é o sentimento de bloqueio mental que existe na equipa.
    - Jogo 3 e decisivo. Outra vez a equipa bloqueada mentalmente. Fiquei com a ideia que o porco-espinho ia vencer. Depois aconteceu o erro de serviço. Foi o melhor que nos podia ter acontecido porque veio mudar o ambiente.
    A bola fica nossa e a mesa dá uma decisão absurda do jogador errado a servir (não é possível isto acontecer numa final de campeonato). O Benfica é completamente prejudicado mas o jogo é repetido. Atenção que a decisão do jogo ser repetido não é completamente absurda. O comunicado da fpv no entanto, é!
    E o Sport Lisboa e Benfica infelizmente nunca respondeu como deveria!
    - E vem aí o jogo 4... no fds do ladrão... Já se previa o que ia acontecer. Mas quando se começam a ver os escolhidos repara-se numa equipa totalmente diferente: Ché e Coelho titulares! Mais soluções de ataque e o Vinhedo passa de mau a bom! Coisa estranha...
    Depressa se percebeu que o melhor ia ganhar fácil. Ainda hoje estou para perceber porque é que o prof. Jardim arriscou perder um campeonato quando bastava ter jogado assim nos outros jogos da final...

    Próxima época:
    Só depois de se saber o plantel completo se pode afirmar, mas em principio seremos favoritos para vencer tudo mais uma vez.


    Basquetebol:
    Mais do que nos outros anos claramente favoritos e com obrigação de vencer tudo.
    Amargo de boca por não termos vencido a taça. Amargo, mas bem amargo...
    Em "desculpa" do treinador todas as pessoas que já jogaram basquet sabem que quando alguém mete os triplos todos fica muito difícil para os outros. É um jogo que tem dias... E a final da taça não foi o nosso dia.
    Mas deviamos ter vencido!!!

    De resto todas as outras competições vencidas com naturalidade. Ainda perdemos um jogo da final porque o Heshimu nem calçou... Só se compreende por o treinador estar a pensar em desgastar os adversários ao máximo e no dia a seguir o Heshimu fresco partir completamente os adversários. Bem, de propósito ou não foi o que aconteceu...

    Próxima época:
    Parece que vai haver uma equipa "revolução", mas o objectivo só pode ser vencer tudo. EU QUERO A TAÇA!!!

    ResponderEliminar
  3. Andebol:
    Ao contrário da maioria nunca achei que eramos favoritos. Os montes de merda têm uma equipa muito mais trabalhada, com mais anos e mais soluções. Um pivot que nós não temos e melhores soluções de 1ª linha, basicamente.
    No entanto a primeira fase ajudou à ilusão... Quase só vitórias tirando no ladrão e em braga contra os ladrões martins.
    A segunda no entanto, depois de começar bem foi uma autêntica desilusão. Perder em odivelas com tanto apoio nas bancadas foi ridículo, e na maia depois de estar a vencer por tantos NUNCA poderia acontecer.
    Para mim o andebol é a secção que mais tem que mudar no Clube. O treinador renovou hoje e parece-me boa notícia pois está longe de ser o problema.

    Não sei se o prof. Rito tem alguma mão na revolução que a formação do andebol levou nos últimos 2 anos, mas parece-me que está na altura de dispensar vacas sagradas e apostar em sangue novo. Não seremos favoritos nem iremos vencer já, mas o plano tem que ser para o futuro. OLHEM PARA O ATLETISMO!!!
    Outra coisa muito importante: É favor ganhar alguma importância no sector da arbitragem. Que mais uma vez foi uma vergonha!!! Não se compreende como, por exemplo, os irmão martins (os que dizem à boca cheia que com eles a apitar o Benfica nunca será campeão) podem continuar a apitar os nossos jogos.


    Hóquei em Patins:
    Conseguimos o maior feito da história do hóquei em patins do Sport Lisboa e Benfica. O que não faz um remate que dá um golo de ouro... passa tudo de besta a bestial.
    A formação é muito boa e isso é bom sinal para o futuro. Muita gente tinha muita coisa a apontar ao treinador, dizia que sabia não sei o quê e não sei que mais. Eu como sei pouco dessas coisas sempre gostei do treinador (Apesar de insistentemente deixar o Diogo e o João no banco o que é imcompreensível...). Meteu o Benfica a vencer dominando os adversários e isso chega-me.
    Perder o campeonato foi péssimo mas espero que a vitória na europa faça um desbloqueio mental nos jogos contra os montes... Principalmente a nível de livres e penaltys.
    Nota: não esquecer estamos a falar de uma das modalidades mais corruptas do desporto nacional.

    Próxima época:
    Parece que vem um GR muito bom, e isso pode fazer toda a diferença. Vamos ver... se é assim tão bom.
    O objectivo só pode ser continuar a lutar para vencer tudo, sabendo que será sempre difícil.


    Futsal:
    Outra secção que precisa de uma renovação (julgo que ela vai acontecer). Vários jogadores a receberem muito para o que jogam.
    Um ano péssimo onde só se venceu a supertaça (era obrigatório vencer). Pelo menos a final teve o mérito de desmistificar que a equipa dos sapos era a melhor e blá blá blá.
    Arbitragens vergonhosas que não assinalam faltas claras, inclinam o campo, árbitros que levam com um papel e simulam que levaram com uma pedra... O grande problema é que isto é fpf e dessa federação tudo se pode esperar... de mau.
    Estou curioso para ver como será a próxima época e quais serão as mexidas no plantel.

    Nota: uma formação que teve que levar uma volta brutal.

    Atletismo:
    Basicamente esta secção é O exemplo. Domínio completo ao nível de formação o que revela um trabalho sustentado, feito de traz para a frente. Nos masculinos os resultados faz muito que apareceram. Mais dois ou três anos e estou certo que os femininos juntam-se à festa.
    É manter o trabalho e a ambição de querer sempre mais e melhor!

    Havia mais para escrever, mas o spam é grande.

    ResponderEliminar