N

Neste blog por vezes escreve-se segundo a nova ortografia, outras vezes nem por isso.


quarta-feira, 10 de setembro de 2014

PONTO DE SITUAÇÃO



Ao que parece, e arrisco escrever o post a esta hora, hoje vai chegar a última aquisição de 2014. A seguir ao brasileiro Jonas, teremos de esperar por Janeiro para algum acerto e para nos preocuparmos com eventuais saídas, algumas intempestivas.
Com a provável chegada do brasileiro o número de jogadores do plantel principal aumenta para 28. A saber: guarda-Redes: Júlio César, Artur, e Paulo Lopes, defesas: Lisandro López, Luisão, César, Jardel, Maxi Pereira, Eliseu, Benito, André Almeida, e Sílvio, médios: Fejsa, Samaris, Rúben Amorim, Sulejmani, Nico Gaitán, Ola John, Salvio, Pizzi, Cristante, Talisca, Enzo Pérez, avançados: Derley, Lima, Nélson Oliveira, Franco Jara e Tiago "Bebé".
É claramente um plantel forte. Talvez não exista um central ao nível do Garay, talvez ainda não tenhamos um leque de avançados que façam esquecer Rodrigo, Cardozo e Markovic, apesar da esperada chegada de Jonas. Possivelmente há posições com jogadores a mais, mesmo com os impedimentos do Amorim e do Fejsa. No entanto, temos opções para formar sempre um onze forte e um banco com boas alternativas.
Um onze com Júlio César, Luisão, Jardel, Maxi Pereira, Eliseu, Samaris, Enzo Pérez, Nico Gaitán, Salvio, Talisca (Jonas) e Lima não é uma equipa qualquer. Há jogadores que podem e devem também aparecer: Lisandro López, Benito, Cristante, Derley e Tiago "Bebé". Junto ao grupo os portugueses André Almeida e Sílvio, pela polivalência de ambos.
A avaliar e com dificuldades de entrar na equipa por várias razões: Artur, Paulo Lopes, César, Sulejmani, Pizzi, Ola John, Nélson Oliveira e Franco Jara. Ao contrário da crítica generalizada considero o César um jovem com uma enorme margem de progressão. É jovem e brasileiro, o que na posição que ocupa é de adaptação demorada. De resto, Artur é um problema bicudo para resolver em Janeiro, Paulo Lopes faz bem papel de jogador formado no clube, necessário pelas regras impostas pela UEFA, Sulejmani corre o risco de passar ao lado de uma carreira que parecia promissora, Pizzi é do agrado de Jesus e pode aparecer a qualquer momento, Olá John é uma situação que anda entre o Artur e o Sulejmani,  Nélson Oliveira precisa de um tratamento de humildade e Jara, que até custou uma coroas, não é um perna de pau, mas também tem de mostrar muito mais.   
A estes 28 jogadores juntamos os 27 da equipa B: guarda-redes: Bruno Varela, Thierry Graça, André Ferreira, Miguel Santos, defesas: Steven Vitória, Pedro Rebocho, João Nunes, Marcos Valente, Fábio Cardoso, Alexandre Alfaiate, Lindelof, Nélson Semedo, médios: Jim Varela, João Amorim, Pawel Dawidowicz, Rochinha, Rúben Pinto, Carlos Martins, João Teixeira, avançados, Dolly Menga, Victor Andrade, Hélder Costa, Romário Baldé, Gonçalo Guedes, Rui Fonte, Diogo Gonçalves e Nuno Santos.
Há aqui jogadores que caso fosse necessário até podiam entrar na A. Gonçalo Guedes é um caso sério. Nelson Semedo podia ser melhor aproveitado. João Teixeira já mostrou utilidade numa posição mais adiantada do que aquela que jogou na pré-época. Nuno Santos vai ser uma surpresa. Depois temos os casos paradigmáticos de Steven Vitória e Carlos Martins, que são difíceis de comentar.
A estes, mais de cinquenta jogadores, há mais 20 nomes que devemos acompanhar, os emprestados: João Cancelo (valência), Bruno Gaspar (Guimarães), Serginho (Belenenses), Candeias (Nuremberga), Luís Felipe (Criciúma), Sidnei (Dep. Corunha), Carlos Ascues (San Martin), Airton (Botafogo), Raphael Guzzo (Chaves), Jota (Vilaverdense), Luis Fariña (Dep. Corunha), Bernardo Silva (Mónaco), Ivan Cavaleiro (Dep. Corunha), Filip Djuricić (FSV Mainz 05), Jorge Rojas (Gimnasia de la Plata), Yannick Djaló (San José), Funes Mori (Eskisehirspor), Lolo Plá (Lugo), Kevin Friesenbichler (Lechia Gdansk) e Harramiz (Farense). Há aqui empréstimos muito pertinentes e de alguma utilidade, mas outros são de uma falta de sentido atroz.
Muito para analisar e discutir, mas há algo que penso ser consensual, temos jogadores a mais com contrato. Como diria o outro, é só fazer as contas.

JL

3 comentários:

  1. Será que o Jonas vem?
    Jj á pouco deu a entender que ele tem muito mercado..

    ResponderEliminar
  2. Basicamente, 75 jogadores! Sem dúvida que temos jogadores a mais...
    No Benfica é bom é ser agente de jogadores. Aparentemente esses ficam sempre a ganhar!

    Acho que temos dois bons planteis nas equipas que representam o Clube.
    Os campeonatos vão ser longos e há jogadores que vão aparecer e ser importantes (ou não...).

    ResponderEliminar