N

Neste blog por vezes escreve-se segundo a nova ortografia, outras vezes nem por isso.


segunda-feira, 3 de setembro de 2012

DAR DE AVANÇO


O Benfica vai jogar à pele o resto da época. Sinceramente, não vejo alternativa ao Matic como trinco, que por curiosidade chegou ao Benfica como 8. Como não vejo a outros elementos defensivos (Maxi e Melgarejo). Vamos ter de rezar ao santo padroeiro das lesões.
Ontem o JJ resolveu mostrar que tem muitas soluções. Começou o jogo com o Witzel, que é o melhor 8 que temos no campeonato, a trinco e o Carlos Martins, que é reconhecidamente um excelente 10 (Rui Costa sempre o disse), a 8. A juntar o facto de jogar com dois jogadores destros nas extremas, quando tem vários esquerdinos no plantel. Por fim, jogou sem 10, porque o Rodrigo é avançado.  
Jogar com dois avançados (Saviola e Cardozo) só resultou no primeiro ano do jesus porque tínhamos à direita um senhor chamado Ramires. Com dois extremos que pouco defendem, nem flectem para o meio, acontece que o miolo ficou entregue a um Carlos Martins que não vinha pegar no jogo atrás e a um Witzel que não subia porque possui pouca rotina a trinco. Acresce que como joga o Benfica de jesus, com os laterais nos processos ofensivos a tornarem-se extremos, o Belga não está preparado para se tornar o terceiro central, compensando a subida destes.   
A entrada do Matic mudou tudo. O Sérvio sabe descer para junto dos centrais e estes com mais um elemento alargam a linha defensiva permitindo a subida dos laterais para junto dos extremos, que por sua vez passam a conseguir apoiar mais o centro ofensivo. Tanto à direita como à esquerda as jogadas foram surgindo e o resultado avolumando. Então, quando entrou um verdadeiro 10 vimos futebol. Jesus sabe disto, mas parece que às vezes gosta de dar de avanço.   
JL

4 comentários:

  1. O problema é que se calhar o jesus não sabe disso!!!
    No jogo de ontem ficou provado que Witsel não pode jogar a trinco. O suplente do Javi é o Matic (já no fim da época passada fez jogos num bom nível e merecia até ter jogado mais, pois estava mais forte que o Javi), e caso o Matic esteja indisponível a solução terá que ser outra.

    Onde é que anda o Nuno Coelho??? Foi vendido ou emprestado???
    Temos tantos jogadores que um gajo não tem memória para o que acontece a todos...
    Penso que de momento era a melhor solução! O André Almeida era uma aposta arriscada, ser o 6 do Benfica é uma posição muito exigente. Mas também se podia experimentar.
    Ou então, fazer regressar o Airton (penso que esteja emprestado). Mas isso só em Janeiro, caso fosse possível...

    ResponderEliminar
  2. O Nuno Coelho parece-me que foi emprestado.

    ResponderEliminar
  3. Foi emprestado ao Aris de Salónica.

    ResponderEliminar
  4. Pois é, já me estou a lembrar que ele apareceu aqui há dias a dizer que não foi bem tratado bla bla bla.
    Bem... era bem regressado, mas tinha que ter sido ontem...

    ResponderEliminar