N

Neste blog por vezes escreve-se segundo a nova ortografia, outras vezes nem por isso.


domingo, 1 de junho de 2014

FUTSAL: COMO DESTRUIR UMA EQUIPA





O que mais aborrece, entristece e faz pensar é que a derrota de hoje perante o Fundão nem sequer é inesperada.

Com efeito, o que aconteceu hoje na Luz é apenas o culminar de um arrastado processo de destruição de uma equipa que há 4 anos, apenas 4 , foi “tão-somente” campeã da Europa.
Se um dia alguém se propuser escrever um manual sobre como destruir uma equipa, pode seguramente recorrer ao magnífico exemplo oferecido pelo futsal do Benfica.
Desde 2010 que o Benfica parece apenas preocupado em dar cabo de tudo quanto foi construído até lá.
Assim, sem mas nem menos.

Sei que a passagem dos anos é inexorável e que não há jogadores eternos, mas continua a ser um mistério a forma atabalhoada e apressada com que foram despachados jogadores emblemáticos como o capitão Pedro Costa ou como Arnaldo, primeiro e César Paulo ou Davi depois.
Há uns tempos, após a última e também estranha saída, Ricardinho pôs o dedo na ferida, mas toda a gente fingiu não perceber o que o melhor jogador do mundo queria dizer.

Isto, claro, para não falar da saída de André Lima: alguém até hoje consegue explicar ou entender?

Daí para cá, o futsal do Benfica entrou num processo lento mas irreversível de auto-destruição.
Pontualmente fomos ganhando, mas sentia-se que era um domínio sofrido e que não assentava em nada de sólido e consistente.

Com a saída de Paulo Fernandes e a chegada de João Pinto (outro processo mal explicado, sem lógica nem coerência…), o futsal do Benfica bateu no fundo.
João Pinto será uma óptima pessoa, não duvido, talvez mesmo um bom profissional e poderei estar a ser injusto, mas não me parece que tenha capacidade de liderança e carisma para, sequer, escolher equipas de jogos de rua como os que fazíamos nos nossos tempos de meninos.

João Pinto é um enorme equívoco: o homem errado, no momento errado e no sitio ainda mais errado.
A equipa não me deixa mentir: sem alma, nem ligação, nem qualquer espécie de fio de jogo ou algo que se assemelhe.
Parece, por vezes, uma espécie de grupo excursionista em que cada um joga o que sabe e para mal dos nossos pecados e do Benfica, alguns não sabem muito.

Não bastará, no entanto a saída de João Pinto: é solução demasiado simplista e redutora.
Há que ir mais longe e tentar perceber tudo o que de mau foi feito ao longo deste últimos 4 anos, que pelos efeitos produzidos mais parecem, de facto, 4 séculos.
Uma equipa foi destruída e que pelo menos se criem bases sólidas para um projecto de futuro que nos possa devolver as alegrias que já vivemos.

Mais do que injectar dinheiro para cima do problema, tentação demasiado fácil  e a que o Benfica por vezes recorre, que haja a lucidez suficiente para que no Benfica alguém pare para definitivamente repensar o futsal.
Se assim acontecer, hoje perdemos apenas o acesso à final, mas poderemos ter ganho o futuro.

Para finalizar: um abraço a Bruno Coelho e votos de rápidas melhoras.

Um jogador à Benfica e para mim a única nota francamente positiva deste 2 últimos anos.


RC

5 comentários:

  1. Toda a razão!
    O nosso "treinador" tem mais pinta de sacristão..ou de gajo com pedra na vesícula. Parece um palerma, anémico. Precisamos de um gajo teso, que grite "lá pra dentro". É verdade que fomos "gamados", mas o "treinador" não age, nem reage. E para que é que serve jogarmos com "guarda-redes avançado"? Para passar a bola para o lado e para trás? Ora bolas.
    Viva o Benfica!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. coisa ke me custa mais ver é o marcao no banco e o bebe a titular ,o bebe ja esta mt ultrapassado,nao defende nem metade do marcao,deste plantel so apreveitava prai 3 ou 4 jogadores,eles nao correm nada,o serginho é uma vergonha ke joga,os ultimos brasileiros ke vieram pr o benfica nao jogam nada,nao existe ninguem ver os jogos brasileiros pr ver se os jogadores ca vao render??

      Eliminar
  2. Subscrevo completamente este post.
    Ainda estou incrédulo, mas é mesmo como dizes e bem, já se adivinhava que isto ia acontecer, a final da Taça de Portugal foi um aviso que os responsáveis do Benfica não quiseram ver.
    Saudações.

    ResponderEliminar
  3. patriarca disse:

    Não é por "mero acaso" que o Ricardinho disso o que disse e na altura própria, no entanto NINGUÉM do Clube quis ouvir ou não interessou ver a realidade.

    ResponderEliminar
  4. O que anda o Alipio Matos a fazer no SLB? A contribuir para a destruição do futsal do SLB? Não se esqueçam das afirmações dele à uns anos atrás quando era treinador do Belenenses. Este treinador não possui perfil nem garra para treinar um clube coma dimensão do SLB. Existem jogadores que mal entram na quadra para o aquecimento já estão cansados. Porque razão foi despedido o André Lima? Quem souber que responda.

    ResponderEliminar